Bombeiros RJ realizam simulado de incêndio com vítimas em São Januário
Ação do CBMERJ mobilizou militares e viaturas para treinar protocolos de resposta a emergências e reforçar a segurança operacional no estádio do Vasco da Gama
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na quarta-feira (03/06), um simulado operacional de incêndio com vítimas no Estádio São Januário, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A atividade mobilizou 26 militares e quatro viaturas, incluindo uma ambulância de resgate, com o objetivo de capacitar as equipes, aprimorar os protocolos de atendimento e garantir maior rapidez e segurança em possíveis ocorrências reais no local.
O treinamento simulou um princípio de incêndio no alojamento dos atletas das categorias de base do Vasco da Gama. Para conferir maior realismo à operação, cinco pessoas atuaram como vítimas, permitindo que as equipes executassem procedimentos de busca, salvamento, atendimento pré-hospitalar e remoção.
A atividade foi acompanhada pelo Comandante do Comando de Bombeiros de Área I (CBA I), Coronel BM Luiz Huguenin Brito, e pelo Comandante do 11º Grupamento de Bombeiro Militar (Vila Isabel), Tenente-Coronel BM Ronaldo de Jesus Maia.
De acordo com o CBMERJ, o principal objetivo do exercício foi proporcionar às guarnições maior familiaridade com a estrutura física do estádio, contribuindo para o aperfeiçoamento das estratégias de resposta em situações de emergência.
A iniciativa integra as ações preventivas da Corporação voltadas à preparação operacional de seus militares, assegurando que o atendimento à população seja realizado com eficiência, agilidade e segurança em ambientes de grande circulação de pessoas.
CBMERJ participa da tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi na Catedral Metropolitana do Rio
Fé, união e tradição marcaram a participação da Corporação nas celebrações religiosas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou, na quinta-feira (04/06), da tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi, realizada nos arredores da Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio. A celebração, uma das mais importantes do calendário católico, reúne fiéis na produção de tapetes decorativos que ornamentam o percurso da procissão do Santíssimo Sacramento, simbolizando devoção, fé e comunhão.
Por meio da Capelania São João de Deus, vinculada à Diretoria-Geral de Assistência Social (DGAS), militares da Corporação confeccionaram um tapete especial em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem aos 170 anos do CBMERJ.
Oficiais e praças trabalharam juntos desde as primeiras horas da manhã na produção da peça, que destacou o emblema da Corporação e a mensagem “170 anos de CBMERJ”, fortalecendo os laços entre os bombeiros militares, a Igreja e a sociedade.
A ação contou com o acompanhamento dos capelães Padre Sérgio Marcos e Padre Toledo e reforçou valores que fazem parte da história da Corporação, como união, serviço, solidariedade e dedicação ao próximo.
Corpo de Bombeiros RJ inicia nova turma do Curso de Operador de Embarcação de Resgate
Capacitação forma especialistas para atuação em salvamentos aquáticos no mar, rios, lagos e lagoas em todo o estado
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou a aula inaugural da 12ª edição do Curso de Operador de Embarcação de Resgate (COER), marcando o início da formação de uma nova turma de especialistas em operações de salvamento aquático. Com duração de 14 semanas, dessa vez, o curso reúne 13 bombeiros militares que passarão por um intenso programa de capacitação técnica e operacional.
Reconhecido pela excelência na formação de profissionais voltados para o atendimento de ocorrências em ambientes aquáticos, o COER prepara militares para atuarem nos mais diversos cenários de resgate, incluindo mar aberto, rios, lagos e lagoas. Os alunos são qualificados para operar Botes Infláveis de Resgate (BIR) e Auto Motos Aquáticas (AMA), recursos fundamentais para a resposta rápida em situações de emergência.
A grade curricular contempla disciplinas essenciais para o desempenho seguro e eficiente das missões, como Mecânica de Embarcações de Resgate, Operação com Barco Inflável de Resgate, Operação com Auto Moto Aquática e Atendimento Pré-Hospitalar (APH). O conteúdo alia conhecimentos teóricos e atividades práticas, desenvolvendo competências indispensáveis para operações de alta complexidade.
A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes autoridades da Corporação, como o Coronel Reformado De Andrade, fundador do curso; o Diretor de Instrução, Coronel Suassuna; o Coronel Rômulo Sá, do Estado-Maior-Geral (EMG); e o Coronel Verdini, Comandante do Comando de Bombeiros de Área X (CBA X). A participação das lideranças endossou a relevância estratégica da capacitação para o fortalecimento da atividade operacional do CBMERJ.
Ao longo de mais de uma década de existência, o COER consolidou-se como uma das principais especializações da Corporação na área de salvamento aquático. A formação contínua desses profissionais contribui diretamente para o aprimoramento da capacidade de resposta do CBMERJ, garantindo atendimento cada vez mais eficiente e seguro à população fluminense em ocorrências envolvendo ambientes aquáticos.
Bombeiro militar do CBMERJ brilha na elite da Maratona do Rio e entra para a história da prova
Subcomandante do 3º Grupamento Marítimo, Tenente-Coronel Miguel Morone alcança a 12ª colocação geral e se torna o terceiro melhor brasileiro na edição mais prestigiada da competição
Neste domingo (07.06), o Tenente-Coronel Miguel Morone, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), atualmente Subcomandante do 3º Grupamento Marítimo, sediado em Copacabana, alcançou um feito histórico na Maratona do Rio 2026, disputada nas ruas da capital fluminense. O resultado foi de 2 horas, 22 minutos e 22 segundos, com a12° colocação geral na elite e 3º melhor brasileiro, mais uma vez colocando o nome do CBMERJ entre os melhores do Brasil e do mundo.
Após anos competindo na categoria amador e ser Tricampeão Geral Amador da prova, o oficial conseguiu o índice classificatório necessário e largou pela primeira vez no pelotão de elite, aos 43 anos, ao lado de atletas de alto nível mundial. Um marco pessoal que coroa uma trajetória construída com disciplina, sacrifício e dedicação inabaláveis dentro e fora da Corporação.
A edição de 2026 da Maratona do Rio chegou a um novo patamar no cenário global. A prova recebeu o selo Elite Label da World Athletics, o maior reconhecimento internacional já concedido a uma corrida de rua brasileira, e distribuiu a maior premiação já oferecida por uma corrida de rua na América Latina, com US$ 270 mil em disputa. O evento integra ainda a candidatura oficial ao circuito World Marathon Majors, o grupo mais seleto do atletismo de rua mundial, que reúne as maratonas de Boston, Londres, Berlim, Chicago, Nova York, Tóquio e Sydney. Caso aprovada, a Maratona do Rio será a primeira representante da América Latina no circuito.
A conquista se soma a uma trajetória já marcante: Tricampeão Geral Amador da Maratona do Rio, Tricampeão dos 21k nos World Police and Fire Games, e duas participações na Elite Master da Maratona de Boston, representando com orgulho o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro em cada uma dessas conquistas.
O Tenente-Coronel Morone fez questão de agradecer ao Coronel Tarciso, Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, e ao Coronel Sarmento, Subcomandante-Geral e Chefe do Estado-Maior Geral do CBMERJ, pelo apoio e incentivo constante aos militares que se dedicam ao esporte, ressaltando a importância da valorização da atividade física para o fortalecimento, a saúde e a excelência da tropa.
— Esta conquista é dedicada a todos os bombeiros militares que acreditam que disciplina, foco e coragem, os mesmos valores que guiam o serviço diário ao cidadão, são capazes de transformar sonhos em realidade. – destacou.
Foto: Sgt Fraga
Corpo de Bombeiros do Rio reforça atendimento à população com 23 novas ambulâncias adquiridas com recursos da Taxa de Incêndio
Veículos serão entregues na Capital, Região Metropolitana, Costa Verde, Serrana, Norte, Noroeste e Sul fluminense
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) iniciou a distribuição de 23 novas ambulâncias que passam a integrar a frota operacional da Corporação e reforçar o atendimento pré-hospitalar prestado à população fluminense.
As viaturas fazem parte do lote de 60 ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado para modernizar e ampliar a capacidade de resposta do CBMERJ em ocorrências de emergência. A entrega representa mais uma etapa do processo de renovação da frota da Corporação, fortalecendo o serviço em diferentes regiões do Rio de Janeiro.
As ambulâncias serão distribuídas para os quartéis de Resende, Volta Redonda, Angra dos Reis, Itaperuna, Nova Friburgo, São Gonçalo, Magé, Itaipú (Niterói), Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Campinho, Copacabana, Ilha do Governador, Irajá, Gávea, Paraty, Penha, Paracambi, Realengo, Jacarepaguá, Itaboraí, Saquarema e Charitas (Niterói).
O investimento é proveniente da Taxa de Incêndio, contribuição que retorna à sociedade na forma de equipamentos, infraestrutura e melhorias operacionais voltadas à proteção da vida e do patrimônio dos cidadãos fluminenses.
-A entrega dessas ambulâncias representa mais um importante avanço na capacidade operacional da Corporação. Graças aos recursos da Taxa de Incêndio, estamos renovando nossa malha, fortalecendo o atendimento pré-hospitalar e garantindo que os bombeiros militares tenham melhores condições para prestar um serviço cada vez mais rápido, eficiente e qualificado à população fluminense – destaca o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles.
Foto: Ricardo Cassiano
Corpo de Bombeiros RJ forma nova turma de sargentos músicos e fortalece tradição centenária da Corporação
Após seis meses de formação, militares concluem curso que alia excelência musical, preparo técnico e valores da carreira militar
Nesta quarta-feira (03.06), na Arena de Instrução Coronel Caldeira, em Guadalupe, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou a formatura da 3ª Turma do Curso de Formação de Sargentos Músicos de 2025 (CFS/MUS). A solenidade foi marcada pelo reconhecimento ao esforço, à dedicação e ao compromisso dos militares que concluíram mais uma importante etapa de suas trajetórias profissionais. O evento reuniu autoridades da área de ensino da Corporação, familiares e convidados para celebrar a conquista dos novos sargentos.
Ao longo de seis meses de instrução, os alunos foram submetidos a uma formação abrangente, que incluiu disciplinas técnicas, treinamento físico militar e conhecimentos voltados às diversas atividades desempenhadas pelo CBMERJ. A capacitação foi estruturada para preparar os formandos não apenas para a atuação musical, mas também para o exercício das funções inerentes à carreira do militar.
A formação valoriza o Grupamento de Bombeiros Músicos (GBMUS) como um dos símbolos da tradição e da identidade institucional da Corporação. Por meio da música, os militares contribuem para solenidades, eventos cívicos e atividades de representação, fortalecendo os valores de disciplina, hierarquia e espírito de corpo que caracterizam o CBMERJ.
Durante a cerimônia, foi destacado que a conclusão do curso representa o início de uma nova fase profissional, marcada por maiores responsabilidades e pelo compromisso permanente com a excelência. Além da habilidade artística, os novos sargentos passam a integrar de forma ainda mais efetiva as atividades da Corporação, levando consigo a missão de servir à sociedade fluminense com dedicação e profissionalismo.
A solenidade contou com a presença do Diretor-Geral de Ensino e Instrução, Coronel Alexandre Lemos Carneiro; do Diretor de Instrução, Coronel Suassuna; e do comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Tenente-Coronel André Freire.
Foto: Ricardo Cassiano
Defesa Civil RJ realiza simulado para restabelecimento de comunicações críticas em cenários de desastres
Exercício reuniu órgãos estaduais em Silva Jardim para testar sistemas, validar protocolos e fortalecer a integração operacional em situações de emergência
A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) realizou, nesta terça-feira (02.06), um simulado de campo voltado ao restabelecimento de comunicações críticas em cenários de desastres. A atividade ocorreu em Silva Jardim, na Região dos Lagos, e teve como objetivo aferir parâmetros operacionais, validar procedimentos e testar a eficiência dos sistemas empregados para garantir a continuidade das ações de resposta em situações de emergência.
Coordenado pela Superintendência Operacional de Defesa Civil (SUOP), o exercício simulou cenários de interrupção de comunicações convencionais, exigindo a utilização de equipamentos complementares destinados à ampliação da cobertura e ao restabelecimento dos fluxos de comunicação entre equipes de campo, centros de comando e órgãos parceiros. A iniciativa buscou assegurar a integração operacional e a manutenção da capacidade de resposta em eventos adversos de grande magnitude.
O simulado também teve como finalidade definir competências institucionais relacionadas ao planejamento, coordenação, execução, suporte logístico, tecnológico e avaliação das operações via rádio. A proposta é consolidar procedimentos padronizados que possam ser empregados em ocorrências reais, garantindo maior agilidade na tomada de decisões e no compartilhamento de informações estratégicas.
A atividade contou com a participação de duas secretarias estaduais, além da Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ): a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) e a Secretaria de Estado de Transformação Digital (SETD). A ação consolidou a importância da atuação integrada entre diferentes áreas do Governo do Estado para o fortalecimento da gestão de riscos e desastres.
Também participaram do exercício diversas unidades dessas instituições, entre elas o Centro de Suporte e Manutenção de Telecomunicações (CSM-Tel), o Proderj, a Força Especializada da SEDEC (FE-SEDEC), o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CESTAD), a Coordenadoria de Equipamentos Remotamente Operados de Defesa Civil (COERODEC) e o Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil (ICTDEC).
— A comunicação é um dos pilares da resposta a desastres. Em cenários críticos, manter o fluxo de informações entre as equipes operacionais e os centros de comando é fundamental para salvar vidas e reduzir impactos. Ao testarmos protocolos, equipamentos e a capacidade de atuação conjunta, fortalecemos nossa prontidão para enfrentar situações adversas e garantir uma resposta cada vez mais rápida, coordenada e eficiente à população fluminense. – destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Tarciso Salles.
CBMERJ realiza seletiva para competições esportivas de combate a incêndio
Seletiva avalia o desempenho físico e técnico de bombeiros militares para participação em competições da modalidade
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta terça-feira (3/6), a seletiva da equipe Bombeiro de Aço, reunindo 12 militares, entre praças e oficiais.
A atividade integra a preparação da Corporação para competições esportivas relacionadas ao combate a incêndios, como Firefighter Challenge, Toughest Firefighter Alive (TFA), Ultimate Firefighter e Bombeiros de Aço.
Em sua terceira edição, a iniciativa reúne militares em provas que simulam situações encontradas em operações de combate a incêndio e salvamento.
A seletiva tem como objetivo avaliar o condicionamento físico e o desempenho técnico dos participantes por meio de um circuito composto por diferentes desafios. As provas reproduzem atividades relacionadas à rotina operacional dos bombeiros militares, exigindo resistência física, técnica e coordenação.
Durante a atividade, os participantes foram submetidos a etapas que permitiram aferir seu desempenho em condições semelhantes às encontradas em competições da modalidade.
A realização da seletiva faz parte do calendário de treinamento da equipe e contribui para a preparação dos militares que representarão o CBMERJ em eventos esportivos da área.
Corpo de Bombeiros RJ homenageia Santo Antônio
Corporação recebeu a imagem peregrina de Santo Antônio durante missa campal no pátio do Quartel-Comando Geral
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, nesta terça-feira (03/06), a imagem peregrina de Santo Antônio.
Na ocasião, foi celebrada a missa da trezena no pátio do Quartel-Comando Geral, em uma homenagem solene ao Santo, marcada pelo acionamento das sirenes das viaturas operacionais da Corporação.
A imagem é oriunda da Igreja do Convento de Santo Antônio, localizada no Largo da Carioca, que completa 418 anos de história. A tradição da peregrinação teve início em 1617, na cidade de Bolonha, na Itália, e, 65 anos depois, passou a ser realizada também no Rio de Janeiro.
A celebração foi presidida pelo padre Tenente-Coronel BM Sérgio Marcos, da Capelania Católica do CBMERJ, e contou com a presença do Assessor Especial da SEDEC, Coronel BM Albino; da Tenente-Coronel BM Jaqueline, da Diretoria Geral de Serviços Técnicos, responsável pela locução do evento; da Major BM Amanda, da Diretoria Geral de Administração e Finanças; além de outros militares que prestigiaram a cerimônia.
Durante a celebração, os frades Cláudio e Roger conduziram a imagem peregrina e apresentaram um precioso relicário contendo um fragmento do osso de Santo Antônio. A partir dessa relíquia, foi concedida uma bênção especial aos presentes, seguida da tradicional distribuição dos pães de Santo Antônio, gesto que simboliza a fé, a partilha e a caridade cristã.
A Capelania do CBMERJ acolheu com alegria e devoção esse importante momento de fé, reforçando os valores de solidariedade, esperança e cuidado com o próximo que também inspiram a missão da Corporação.
CBMERJ participa da celebração da 80ª Páscoa dos Militares Evangélicos
Cerimônia reuniu integrantes das Forças Armadas, Forças Auxiliares e órgãos de segurança pública em um momento de fé, reflexão e integração
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou, nesta terça-feira (03/06), da celebração da 80ª Páscoa dos Militares Evangélicos das Forças Armadas, Forças Auxiliares e Órgãos de Segurança Pública. O culto foi realizado na Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca, reunindo autoridades civis e militares, além de representantes de instituições que atuam na proteção e na defesa da sociedade.
Neste ano, a organização do evento esteve sob a coordenação da Força Aérea Brasileira (FAB). O CBMERJ marcou presença com militares de diversas unidades da Corporação, além da participação da Diretoria-Geral de Assistência Social (DGAS), por meio da Capelania Evangélica Militar.
A cerimônia teve como objetivo promover um momento de comunhão, gratidão e fortalecimento dos valores espirituais que acompanham a missão dos profissionais dedicados ao serviço público e à proteção da população.
Durante o encontro, foram realizadas mensagens de reflexão, orações e homenagens, ressaltando a importância da fé, da esperança e da solidariedade no exercício das atividades militares e de segurança pública.
— Ao completar oito décadas de história, a Páscoa dos Militares Evangélicos permanece como uma das mais tradicionais celebrações do segmento, reunindo gerações de militares em torno de princípios que inspiram o serviço, a dedicação ao próximo e o compromisso com a vida. Reconhecemos a fé como importante instrumento de fortalecimento dos vínculos humanos. A Corporação também reafirma seu compromisso com a integração entre as instituições militares e de segurança, fortalecendo os laços de respeito, cooperação e união que contribuem para o cumprimento das missões em prol da sociedade fluminense – afirmou o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-geral do CBMERJ, coronel BM Tarciso Salles.
CBMERJ recebe equipamentos para combate a incêndios florestais e reforço para atividades administrativas
Novos recursos ampliam a capacidade de resposta da corporação em ocorrências de incêndios florestais e reforçam o apoio administrativo
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta terça-feira (02/06), a cerimônia de entrega de equipamentos para combate a incêndios florestais e de uma viatura destinada ao apoio administrativo da corporação. A solenidade ocorreu no Comando de Bombeiros de Área IX (CBA IX).
Os três kits de combate a incêndios florestais recebidos foram destinados ao Destacamento de Bombeiros Militar 3/20 (Colubandê), ao Destacamento de Bombeiros Militar 1/3 (Charitas) e ao 4º Grupamento Marítimo (Itaipu). Já a viatura foi entregue ao 3º Grupamento de Bombeiros Militar (Niterói).
Cada kit possui capacidade para transportar até 400 litros de água e conta com reservatório para espuma química, esguicho proporcionador de espuma e bomba portátil capaz de captar água de diferentes mananciais. Os equipamentos ampliam a capacidade de resposta das equipes em operações realizadas em áreas de difícil acesso.Além dos kits, foi entregue uma viatura Toyota Yaris, que será utilizada nas atividades administrativas do 3º Grupamento de Bombeiro Militar.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante do CBA IX (Metropolitano), coronel BM Cássio Capeli, e contou com a presença do Assessor de Relações Governamentais da Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ), coronel BM Fabrício Nishio.
As aquisições foram viabilizadas por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Roberto Monteiro, que participou da solenidade e realizou a entrega simbólica das chaves da viatura e dos equipamentos.
Os novos recursos reforçam a estrutura operacional do CBMERJ, contribuindo para a segurança das equipes e para a eficiência das ações de combate a incêndios florestais. Com a incorporação dos equipamentos e da viatura, o Corpo de Bombeiros amplia sua capacidade de pronta resposta e mantém o compromisso de prestar um atendimento cada vez mais eficiente à sociedade fluminense.
CBMERJ realiza aula inaugural do Curso de Salvamento em Montanha
Formação capacitará nova turma de militares para atuar em operações complexas de salvamento em áreas montanhosas
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta segunda-feira (1º), a aula inaugural da 31ª turma do Curso de Salvamento em Montanha (CSMont).
O encontro ocorreu no Auditório A do Estado-Maior Geral (EMG) e reuniu os alunos da nova turma, além dos instrutores do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1º GSFMA), unidade responsável pela condução das atividades acadêmicas e operacionais ao longo da formação.
A solenidade de abertura foi conduzida pelo comandante do 1º GSFMA, tenente-coronel BM Gilberto Santos, e contou com a presença do chefe do Estado-Maior Geral, coronel BM Sarmento, além do professor Juratan, instrutor ancião, e do coronel BM RR Sérgio Simões, homenageados durante o evento em reconhecimento às suas contribuições para a atividade de salvamento em montanhas.
Ao longo do curso, os alunos serão capacitados para atuar em cenários complexos de resgate em áreas montanhosas, incluindo operações de busca por pessoas desaparecidas em ambientes de mata, técnicas de escalada para salvamento e acesso a vítimas em locais de difícil alcance.
A formação da nova turma do CSMont amplia a capacidade operacional do CBMERJ para atuar em ocorrências de salvamento em montanhas em todo o estado do Rio de Janeiro e reforça o compromisso da Corporação com a preservação da vida diante do crescente número de praticantes de atividades de ecoturismo, trilhas e escaladas.
CBMERJ participa de simulado de resgate em Piraí e reforça excelência em pronto-atendimento operacional
Ação coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública integrou forças de segurança e salvamento em um cenário realístico de acidente de trânsito com vítima
Nesta quinta-feira (28.05), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do Destacamento de Bombeiro Militar (DBM 3/22 – Piraí), participou de um simulado coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. A atividade programada funcionou como um Teste Operacional Diário (TOD) da unidade, simulando o atendimento a um grave acidente envolvendo queda de motocicleta. Os militares aplicaram protocolos rígidos de atendimento pré-hospitalar (APH) para a estabilização e extricação segura da vítima, culminando no transporte assistido até a ambulância de suporte.
O exercício teve como objetivo principal testar e refinar o tempo de resposta, os sistemas de comunicação e o alinhamento tático entre as diferentes forças de segurança e assistência atuantes no município de Piraí. A ambientação realística permitiu avaliar o entrosamento da equipe de serviço com os órgãos municipais de ordenamento urbano e trânsito, garantindo que cenários críticos reais recebam intervenções fluidas e integradas.
Durante o treinamento dinâmico, os bombeiros operacionais do DBM 3/22 executaram todas as etapas doutrinárias do socorro público. Diante do quadro simulado da vítima da queda de moto, a guarnição priorizou a segurança da cena, o controle cervical imediato, a avaliação primária e a imobilização em prancha rígida (tática de extricação padrão).
A agilidade no manejo do paciente e a transferência coordenada para o interior da viatura de resgate (ambulância) ratificaram o alto padrão técnico mantido de forma diária nas instruções do quartel.
Com mais essa ação, o CBMERJ firma seu papel na preservação de vidas e na liderança técnica de atividades de socorro e trauma no Sul Fluminense, operando em sinergia constante com os gestores de segurança pública locais para oferecer o melhor serviço à população de Piraí.
Corpo de Bombeiros RJ realiza passagem de comando do Hospital Central Aristarcho Pessoa e da 3ª Policlínica de Niterói
Solenidade aconteceu na unidade de saúde no Rio Comprido e valoriza missão do CBMERJ de cuidar de quem cuida
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (27.05), a solenidade de transmissão de cargo da direção da 3ª Policlínica de Niterói e da Direção Técnica do Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP). A cerimônia contou com a presença da Diretora-Geral de Saúde da Corporação, Coronel Aline Oliveira, e do Comandante do Comando de Bombeiros de Área (CBA IX – Metropolitana), Coronel Cassio Capelli, além de militares e convidados.
Durante o ato solene, foram realizadas as leituras oficiais dos atos de exoneração e nomeação dos oficiais substituídos e substitutos. O Coronel Alexandre José de Farias deixou o cargo de diretor da 3ª Policlínica de Niterói, sendo sucedido pelo Coronel Roberto Tadashi Maia Morioka. Já na Direção Técnica do Hospital Central Aristarcho Pessoa, o Coronel Rodrigo Hespanhol de Menezes transmitiu o cargo ao Coronel Alexandre José de Farias.
A solenidade foi marcada por homenagens aos diretores transmitentes e pelo tradicional rito militar de transmissão de cargo, com continência e saudação ao Pavilhão Nacional. Os oficiais substituídos e substitutos apresentaram-se oficialmente à Diretora-Geral de Saúde, firmando compromisso pela continuidade administrativa das unidades de saúde da Corporação.
Em suas palavras, a Diretoria-Geral de Saúde destacou a relevância estratégica das unidades para a assistência aos militares e dependentes do CBMERJ, ressaltando o compromisso permanente da Corporação com a valorização profissional, a eficiência da gestão e a excelência dos serviços prestados na área da saúde para os militares e seus dependentes.
— Essa solenidade representa a continuidade de um trabalho comprometido com a excelência na assistência à saúde dos nossos militares e dependentes. O Hospital Central Aristarcho Pessoa e a 3ª Policlínica de Niterói desempenham um papel estratégico dentro da Corporação, e temos plena confiança de que os oficiais que assumem tais funções continuarão com uma gestão pautada pela dedicação, eficiência e valorização do cuidado com quem diariamente se dedica a salvar vidas – destacou a Coronel Aline Oliveira.
Foto: Soldado André Matheus
Bombeiras do CBMERJ representam o Rio no maior encontro feminino dos Corpos de Bombeiros de todo o país
Evento contou com atividades físicas e operacionais que reforçaram a integração entre as militares
Troca de experiências e fortalecimento da presença feminina na segurança pública marcaram a participação da comitiva feminina do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro no XI Encontro Nacional de Bombeiras Militares (ENBOM 2026), realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Rio Branco, no Acre.
O evento reuniu bombeiras militares de todo o Brasil, além de representantes da Bolívia, Peru e Portugal, em uma programação voltada ao compartilhamento de conhecimento, desafios da carreira militar e valorização da atuação das mulheres nas corporações.
Ao longo dos três dias, as militares participaram de palestras e painéis sobre liderança feminina, inteligência emocional na vida militar, saúde da mulher, combate ao assédio moral e sexual nas instituições públicas e o atendimento às mulheres em situação de violência.
A programação também contou com atividades físicas e operacionais que reforçaram a integração entre as participantes. A tradicional prova “Bombeira de Garra” colocou em prática habilidades técnico-operacionais e evidenciou a preparação das militares em desafios que exigiram resistência, técnica e trabalho em equipe.
O destaque do CBMERJ ficou por conta da Maj BM Fadda, que conquistou o primeiro lugar em sua categoria na prova “Mulher para Mulher – Corrida no Coração da Amazônia”, levando o nome da corporação ao pódio com excelência e dedicação.
Mais do que um encontro, o ENBOM se consolidou como um espaço de união, representatividade e fortalecimento da presença feminina dentro dos Corpos de Bombeiros Militares.
DGAS promove atividade voltada à saúde física e mental dos assistentes sociais do CBMERJ
Ação realizada no 2º GMar, na Barra da Tijuca, foi voltada para a saúde física e psicológica dos militares, com atividades de treino funcional orientado.
A Diretoria-Geral de Assistência Social (DGAS) realizou, nesta quinta-feira (28), no 2º Grupamento Marítimo (2º GMAR), na Barra da Tijuca, a atividade “Movimento que Transforma: Saúde Física e Mental”, reunindo os oficiais assistentes sociais da Corporação em uma programação voltada à promoção da saúde, integração institucional e valorização profissional.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer a importância do autocuidado e incentivar hábitos saudáveis, reconhecendo a relevância do bem-estar físico e mental para o desempenho das atividades profissionais.
Durante o evento, os participantes assistiram à palestra “Entre a Missão e o Autocuidado: A Importância da Saúde Integral”, ministrada pela major BM Leonella Aparecida Righi Novais, assistente social. A programação também contou com atividades práticas de treino funcional orientado e com a Operação Pé na Areia, conduzidas por militares do 2º GMAR, proporcionando momentos de integração, atividade física e fortalecimento dos vínculos institucionais.
Na ocasião, a Cel BM Edilene Domingos Jeronimo Pereira foi homenageada enquanto a primeira oficial assistente social a ser promovida ao posto mais elevado na corporação, e ainda houve homenagem ao Cel BM Torres por 01 ano de comando a frente da DGAS e às relevantes contribuições nesse período .
A atividade contou com a presença do diretor-geral de Assistência Social, Coronel BM José Carlos Fernandes Torres; do subcomandante do 2º GMAR, Major BM Ruan Carlos Gasiglia do Amaral, representando a unidade anfitriã; e do representante do Comando de Bombeiros de Área X – Atividades Marítimas (CBA X), Coronel BM Mário Leandro Juliano Crocamo.
A realização do evento reforça o compromisso da DGAS com a valorização dos profissionais da assistência social e com a promoção de ações voltadas à qualidade de vida, à saúde e ao bem-estar dos militares no CBMERJ.
Fotos: Fabrício Fraga
Corpo de Bombeiros realiza palestra sobre Educação Financeira para militares da Corporação
Evento abordou prevenção ao Superendividamento, planejamento financeiro familiar e o risco das apostas on-line
O Corpo de Bombeiros Militar realizou nesta terça-feira feira (26/5), no 20º GBM( São Gonçalo), uma palestra sobre educação financeira voltada aos militares da Corporação. A iniciativa aconteceu em parceria com a Secretária de Estado de Defesa do Consumidor ( SEDCON ) e o PROCON -RJ e faz parte do Projeto “Preparação pra Reserva e de Educação Financeira”, ambos desenvolvidos pela Diretoria Geral de Assistência Social.
A atividade teve como objetivo orientar os participantes sobre planejamento financeiro familiar , prevenção ao superendividamento , os impactos causados por apostas em jogos on-line e pelas compras compulsivas, práticas que podem comprometer a saúde financeira e o equilíbrio famíliar .
A palestra foi ministrada pela Superintendente de Programas de Defesa do Consumidor e Delegada de Polícia, Dra. Verônica Oliveira com a participação da equipe do Balcão do Consumidor do PROCON-RJ , representado pelo Coordenador Tchetcheco Trindade Lima, pela Advogada Dra. Jéssica Faustino e pela psicóloga Viviane Faustino .
Durante o encontro, os especialistas apresentaram orientaçoes sobre consumo consciente, controle financeiro e os riscos relacionados as chamadas ” armadilhas digitais”, especialmente no universo das apostas on-line LINE , destacando os impactos emocionais, sociais e econômicos provocados pelo endividamento excessivo.
A ação foi organizada pelo Capitã BM Jane Pontes Assistente Social e contou com a presença do Comandante do 20GBM ,Tenente Coronel BM Wendell Carlos Rodrigues.
Fatores como a Ludopatia ( compulsão para prática de jogos de azar ) e a Oniomania ( compulsão por compras ), atinge grande parte da população e exige acompanhamento psicológico, trazendo graves consequências.
A parceria entre o CBMERJ, a SEDCON e o PROCON -RJ reforça a preocupação em zelar pela integridade psico social dos militares da Corporação.
Corpo de Bombeiros realiza simulado de salvamento veicular no Centro de Itaguaí e reúne centenas de pessoas
Atividade fez parte da Campanha Maio Amarelo para conscientização da importância de medidas preventivas para redução dos Acidentes de Trânsito
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta segunda-feira (25/05), um Simulado Operacional de Salvamento Veicular no Centro de Itaguaí. A ação reuniu centenas de pessoas, que acompanharam de perto uma demonstração realística das técnicas utilizadas em ocorrências de trânsito.
A atividade integrou as ações da campanha Maio Amarelo, movimento voltado à conscientização da população sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito. Somente entre janeiro e maio de 2026, foram registradas 95 colisões no município de Itaguaí. Muitos desses acidentes envolveram motocicletas e resultaram em ferimentos graves, como amputações traumáticas de membros inferiores, hemiplegia e outras lesões incapacitantes, levando diversas vítimas à ocupação de leitos de CTI.
O treinamento foi coordenado pelo 10º Grupamento de Bombeiros Militar (Angra dos Reis), em conjunto com o Destacamento de Bombeiros Militar 1/10 (Itaguaí).
O evento contou com a presença de autoridades locais além, do Comandante do 10º GBM, Tenente-Coronel BM Paulo Rogério Gonçalves Escarani; do Comandante do DBM 1/10, Capitão BM André Luis Pereira Kaiser; do Subsecretário Municipal de Defesa Civil, Tenente-Coronel BM Carlos Henrique Mohr Maurício; do delegado titular da 50ª DP de Itaguaí, Dr. Rodrigo Bichara Moreira; além de representantes da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, SAMU de Itaguaí.
Durante o simulado, foram empregadas diversas técnicas de salvamento veicular, como ancoragem, corte da estrutura do automóvel, desencarceramento e retirada das vítimas em prancha rígida, com protocolos de restrição de coluna. Na sequência, as vítimas foram atendidas de forma simulada no interior das ambulâncias do CBMERJ e do SAMU, passando pelos procedimentos de estabilização antes do encaminhamento hipotético ao hospital de referência do município.
A ação contou ainda com o apoio da Guarda Municipal, SAMU e universitários da Faculdade Noel de Mello, reforçando junto à população a importância da direção responsável e do trabalho integrado das forças de emergência.
Foto.: Fabrício Fraga
Corpo de Bombeiros faz levantamento inédito sobre ocorrências envolvendo veículos e dispositivos eletrificados
Pesquisa aponta que a maior parte dos incidentes ocorre em ambientes internos, e onde há maior potencial de concentração de calor e gases tóxicos
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio da 5ª Seção do Estado-Maior Geral, realizou um levantamento inédito sobre ocorrências envolvendo dispositivos eletrificados e baterias de íons de lítio. O estudo, baseado na análise de ocorrências registradas entre 2024 e 2026, evidencia o crescimento progressivo desse tipo de incidente e reforça o alerta sobre os riscos relacionados ao uso, armazenamento e carregamento desses equipamentos, especialmente em ambientes domésticos.
Os dados mostram uma escalada nas ocorrências registradas pelo CBMERJ: foram 30 casos em 2024, 33 em 2025 e, somente no primeiro trimestre de 2026, foram realizados 18 atendimentos. O cenário é dominado pela micromobilidade elétrica, com destaque para motocicletas, ciclomotores e autopropelidos elétricos, que somam 36 ocorrências, além de 25 registros envolvendo bicicletas elétricas.
A análise revela que 42% dos casos ocorreram em residências, evidenciando a vulnerabilidade do ambiente doméstico. Entre os ambientes internos mencionados nos registros das ocorrências analisadas, destacam-se quartos, salas e cozinhas, frequentemente associados à presença de baterias em carregamento e à proximidade com materiais combustíveis.
Um ponto de atenção destacado pelo levantamento é a proximidade com a chamada “carga de incêndio”, composta por cortinas, sofás, colchões, móveis e revestimentos inflamáveis. Segundo o estudo, quando as baterias entram em combustão nesses ambientes, o fogo pode se propagar rapidamente, aumentando significativamente o risco de intoxicação por fumaça e dificultando a evacuação do local.
O levantamento também aponta que a maior parte dos incidentes ocorre em ambientes internos, onde há maior potencial de concentração de calor e gases tóxicos, favorecendo a propagação das chamas. O período entre meia-noite e 6h concentra boa parte das ocorrências, indicando possível relação com carregamentos prolongados durante a madrugada.
Um dado relevante da pesquisa é que 62% dos eventos foram controlados inicialmente por populares antes da chegada das equipes do CBMERJ. Já 38% demandaram atuação operacional das guarnições, principalmente em cenários de maior complexidade, como lojas, depósitos, garagens fechadas e espaços confinados. O estudo alerta ainda para os desafios específicos no combate a incêndios envolvendo baterias de íons de lítio. Esses equipamentos podem apresentar reignição, emissão intensa de fumaça tóxica e dificuldade de resfriamento, exigindo técnicas especializadas por parte das equipes de bombeiros.
Com o crescimento do uso de bicicletas, patinetes e outros equipamentos movidos a bateria, o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros alerta para a importância da adoção de medidas preventivas no uso e no carregamento desses dispositivos..
* Esses equipamentos fazem parte da rotina de muitas pessoas e trazem praticidade para o dia a dia, mas também exigem atenção redobrada quanto à segurança. O ideal é que o carregamento seja realizado em locais ventilados, longe de materiais inflamáveis e sempre com carregadores certificados e compatíveis com o equipamento. Também orientamos que a população evite deixar esses dispositivos carregando durante toda a noite ou em áreas que possam comprometer rotas de fuga em caso de emergência – declarou Coronel Tarciso Salles.
Bombeiros realizam capacitação para militares do CBA Norte/Noroeste
Treinamento realizado pela CAML reforçou protocolos técnicos e humanização no serviço de recolhimento de corpos realizado pela Defesa Civil
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC), por meio da Coordenadoria de Apoio à Medicina Legal (CAML), promoveu uma capacitação técnico-profissional voltada aos militares que atuam no serviço de recolhimento de corpos na região Norte e Noroeste Fluminense.
A atividade reuniu bombeiros militares do 5º GBM – Campos dos Goytacazes, do 21º GBM (Itaperuna) e do DBM 2/21 (Santo Antônio de Pádua), com o objetivo de atualizar conhecimentos, revisar protocolos operacionais e aprimorar a atuação das equipes que trabalham diretamente na remoção de cadáveres.
A capacitação foi dividida em duas etapas. Na primeira, militares que já haviam participado de instruções anteriores integraram uma roda de conversa voltada ao compartilhamento de experiências e à avaliação prática das diretrizes implementadas em 2025. Paralelamente, outro grupo recebeu orientações sobre legislação, normas técnicas e protocolos vigentes relacionados ao Serviço de Apoio à Medicina Legal.
Após o nivelamento das equipes, todos os participantes foram reunidos em uma instrução unificada, abordando temas fundamentais para o atendimento humanizado às famílias das vítimas. Entre os assuntos destacados estiveram acolhimento, apoio emocional, espiritualidade e a importância da humanização no atendimento, tanto para garantir dignidade às famílias quanto para minimizar o desgaste emocional enfrentado diariamente pelos militares.
A programação também contou com atividades práticas, incluindo simulações e demonstrações voltadas às técnicas de ergonomia militar, manejo seguro e procedimentos operacionais padronizados aplicados ao serviço.
A iniciativa reforça o compromisso da SEDEC/CBMERJ, por meio da CAML, em alinhar a excelência técnico-operacional ao cuidado humanizado e emocional no atendimento prestado à população
Bombeiros realizam em Nova Friburgo a 2ª edição do Desafio Forte Apache
Evento reuniu corrida, caminhada e atrações especiais em comemoração aos 49 anos do quartel da cidade
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (6º GBM) – Nova Friburgo, realizou neste domingo (17/05) a 2ª edição do Desafio Forte Apache. O evento esportivo celebrou o 49º aniversário do quartel de Nova Friburgo e reuniu cerca de 850 participantes em atividades de corrida e caminhada.
A programação contou com corrida de rua de 8 e 4 km e caminhada de 4 km, com largada e chegada no quartel do 6º GBM. O percurso passou pelo Centro da cidade e pelo Nova Friburgo Country Clube, um dos principais pontos turísticos do município.
Mais do que uma competição esportiva, o evento proporcionou aos participantes uma experiência de integração com a rotina da Corporação. Entre as atrações estiveram o hasteamento do Pavilhão Nacional, a execução do Hino Nacional, além da exposição de equipamentos, viaturas operacionais e demonstrações das atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros.
O público também pôde acompanhar apresentações do Grupamento de Busca e Resgate com Cães (GBRESC) e dos motociclistas-socorristas da Corporação, reforçando a aproximação entre os bombeiros militares e a população.
As atividades recreativas também chamaram a atenção dos visitantes, com muro de escalada, largada cenográfica em meio ao fogo e o tradicional banho de mangueira na linha de chegada, garantindo diversão para adultos e crianças.
O nome “Desafio Forte Apache” faz referência à história do quartel de Nova Friburgo. Inaugurado em 13 de maio de 1977, o então 6º Grupamento de Incêndio foi construído com tábuas, postes e estruturas de madeira, lembrando os fortes do Velho Oeste norte-americano, origem da inspiração para o nome do evento.
Em sua segunda edição, o Desafio Forte Apache consolidou-se como um importante evento esportivo e de integração social em Nova Friburgo, reafirmando o compromisso do CBMERJ com a promoção da saúde, do bem-estar e da proximidade com a sociedade.
Bombeiros celebram Semana da Enfermagem com homenagens e debates sobre a evolução da profissão
Evento celebrado em todo o país valoriza os profissionais que atuam na linha de frente do cuidado e da assistência em saúde
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta segunda-feira (18/05), um evento especial em alusão à Semana da Enfermagem, promovido pela Diretoria-Geral de Saúde (DGS).
O encontro reuniu autoridades, militares e profissionais da área para celebrar a trajetória da enfermagem na corporação e destacar a importância do trabalho desenvolvido pelos enfermeiros militares no atendimento à tropa e à população. A abertura contou com a presença da diretora-geral de Saúde do CBMERJ, coronel BM Aline Oliveira.
Durante o evento, foi exibido um vídeo institucional em homenagem aos profissionais de enfermagem, ressaltando a dedicação, o compromisso e a atuação essencial desses militares na missão do CBMERJ. Ao longo da programação, palestras abordaram os desafios da profissão, a evolução da enfermagem dentro da corporação e o papel estratégico dos profissionais na segurança e no cuidado ao paciente.
Entre os convidados estiveram o tenente-coronel BM veterano José Márcio da Silva Silveira,
pioneiro da enfermagem no comando do CBMERJ, que falou sobre “A trajetória da enfermagem na corporação e a linha de ascensão até a Diretoria Geral de Saúde” e a major BM Arina Fonseca que ministrou a palestra “Quem cuida da segurança também cuida do paciente: o papel do enfermeiro no NSP”.
Durante o encontro, a Diretoria-Geral de Saúde também realizou homenagens a oficiais e praças que contribuíram significativamente para o fortalecimento da enfermagem militar no estado, reconhecendo o legado de dedicação, excelência e humanização construído ao longo dos anos.
A Semana da Enfermagem é celebrada nacionalmente como forma de valorizar os profissionais que atuam na linha de frente do cuidado e da assistência em saúde. Segundo a organização, a iniciativa reforça o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem e evidencia o protagonismo da categoria dentro da estrutura operacional e administrativa do CBMERJ.
SEDEC-RJ e CBMERJ realizam formatura do primeiro Curso de Comunicação Social
Capacitação inédita reforça a importância da comunicação institucional e estratégica da Corporação
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram, nesta quinta-feira (14.05), a solenidade de formatura da primeira turma do Curso de Comunicação Social (CCS-2026), promovido pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Corporação. A cerimônia marcou a conclusão de uma capacitação pioneira, voltada ao fortalecimento da comunicação institucional e à qualificação de militares para atuação estratégica junto à sociedade.
O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-geral do CBMERJ, Coronel BM Luciano Sarmento; do Subsecretário de Gestão Administrativa da SEDEC, Coronel BM Rafael Paiva; do Chefe de Gabinete da SEDEC, Coronel BM Chrizanto, entre outros oficiais, praças, instrutores, convidados e da jornalista Clara Nery, da TV Band.
Durante a solenidade, foi destacada a importância da comunicação como ferramenta essencial para zelar pela imagem do Corpo de Bombeiros, aproximando a Corporação da população, garantindo informações precisas, responsáveis e de interesse público. Ao longo do curso, os formandos receberam instruções voltadas à produção de conteúdo institucional, oficina de texto jornalístico, relacionamento com a imprensa, mídias digitais, captação de imagens, gestão de crises, inteligência artificial aplicada à comunicação e técnicas de comunicação estratégica.
“Comunicar para salvar”, a frase de efeito criada especialmente para o curso, foi utilizada para explicar que comunicar vai muito além do uso de câmeras, microfones e redes sociais. Durante toda a formação, a comunicação foi apresentada como um instrumento de transparência e preservação da credibilidade institucional, especialmente em momentos de grande impacto social, nos quais a população necessita de orientação segura e informações confiáveis.
A cerimônia também contou com homenagens à todos os militares que contribuíram para o desenvolvimento do curso, além da entrega de diplomas e premiações aos primeiros colocados da turma, reconhecendo o empenho e a dedicação dos formandos ao longo da capacitação.
O diretor do CCS e Assessor-Chefe de Comunicação Social, Tenente-Coronel BM Anderson Fliess, destacou a importância do curso para o fortalecimento da imagem institucional e para a valorização de uma comunicação cada vez mais ética, técnica e comprometida com a missão do CBMERJ.
O paraninfo, Cap BM Igor Motta, e o orador da turma, CB Barroso, também ressaltaram em seus discursos, a relevância da comunicação como ferramenta estratégica, destacando os conhecimentos compartilhados ao longo da capacitação, a troca de experiências entre os militares e a importância do aprendizado contínuo para o aprimoramento da atuação institucional e do relacionamento com o público interno e externo.
Durante o discurso de encerramento da solenidade, o Chefe do EMG e Subcomandante-Geral, Coronel BM Sarmento, reafirmou o compromisso do CBMERJ com a modernização, a excelência profissional e a valorização da comunicação como parte fundamental da missão de salvar vidas, servindo a sociedade com honra, coragem e compromisso.
Mais do que formar multiplicadores da informação, o primeiro Curso de Comunicação Social representa um avanço da SEDEC e do CBMERJ na capacitação profissional, alinhada aos valores da Corporação diante dos desafios, fortalecendo ainda mais o relacionamento entre o Corpo de Bombeiros, a imprensa e a população fluminense.
Foto: Ricardo Cassiano
Corpo de Bombeiros Militar RJ e Detran-RJ promovem simulado operacional e conscientização no Maio Amarelo
Simulação de colisão entre carro e moto chamou atenção para o crescimento dos acidentes envolvendo motociclistas no estado
Nesta terça-feira (19.05), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) realizaram um simulado de acidente de trânsito como parte das ações da campanha Maio Amarelo.
A simulação envolveu uma colisão entre um veículo e uma moto, com atuação de uma equipe de salvamento veicular do CBMERJ. A Corporação empregou diversos recursos, como motocicletas de resgate e viaturas de salvamento. O objetivo foi demonstrar, na prática, os procedimentos de resgate e atendimento às vítimas em ocorrências reais. A ação também buscou conscientizar a população sobre os riscos provocados por comportamentos imprudentes no trânsito.
Para conscientizar pedestres e motociclistas sobre os riscos associados à condução de veículos em condições inadequadas, agentes da Coordenadoria de Educação do Detran RJ disponibilizaram uma dinâmica com óculos simuladores – ferramenta que permite vivenciar, de forma segura e controlada, os efeitos causados pelo consumo de álcool, pela fadiga e por situações que reduzem a capacidade de dirigir.
– Os números mostram um crescimento preocupante das ocorrências de trânsito, especialmente envolvendo motociclistas. Por isso, investir em educação e conscientização é tão importante quanto fortalecer a capacidade de resposta das equipes de emergência – declarou o Secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles.
Alerta em números
Em todo o ano de 2024, foram registrados 73.919 acionamentos. Em 2025, esse número aumentou para 78.316. Apenas entre janeiro e abril de 2026, foram 25.528 ocorrências de trânsito, superando o mesmo período do ano anterior de 23.878 atendimentos.
As quedas de veículos, especialmente de motos, aumentaram em 2026. O CBMERJ atendeu mais de 6 mil chamados, sendo 5.772 relacionados a motociclistas. No ano anterior, também de janeiro a abril, foram 5.376 ocorrências, com 5.123 envolvendo motos. O número de atropelamentos também preocupa: foram 1.680 ocorrências, das quais 1.050 envolveram motocicletas.
Os motociclistas estão entre as principais vítimas das ocorrências atendidas diariamente pelas equipes do Corpo de Bombeiros RJ. As motos representam aproximadamente 74,09% do total dos acidentes de trânsito.
Fotos: Sargento Fraga
Corpo de Bombeiros realiza a formatura da 11ª a turma de Especialistas em Combate a Incêndio Urbano
Na capacitação que durou nove semanas, os alunos participaram de simulações realistas na Cidade do Fogo
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta terça-feira (19/05), a solenidade de formatura da 11ª turma do Curso de Especialização em Combate a Incêndio Urbano (CECIU 2026).
A cerimônia marcou o encerramento de uma capacitação intensa e altamente técnica, voltada ao aprimoramento operacional dos militares da corporação. Durante nove semanas de instrução, os alunos participaram de simulações realistas sobre o comportamento do fogo e os fenômenos provocados pelos incêndios, em treinamentos realizados na chamada “Cidade do Fogo”, estrutura voltada à formação especializada do CBMERJ.
O curso reforça a busca permanente da corporação pela excelência no atendimento à população fluminense, preparando bombeiros militares para atuar em cenários de incêndios urbanos de alta complexidade.
A solenidade contou com a presença do Diretor-Geral de Ensino e Instrução, Coronel BM Alexandre Lemos Carneiro; do Diretor de Instrução, Coronel BM Feliciano Francisco Suassuna; do Comandante do Centro de Instrução Especializada, Tenente-Coronel BM Luiz Felipe Antônio Pimentel da Silva; do Comandante do 1º Grupamento de Bombeiro Militar (Humaitá), Tenente-Coronel BM Fabio Lima; e do Major BM Diego Torres, Coordenador da 11ª turma do CECIU.
Ao longo da capacitação, Oficiais e praças receberam instruções em temas fundamentais para o combate moderno a incêndios urbanos, como comportamento do fogo; fenômenos térmicos avançados; atuação em operações ofensivas e defensivas em incêndios extremos;
além de busca e salvamento em ambientes tomados pela fumaça; manejo de linhas de mangueira em operações de combate a incêndio; utilização tática e eficiente da água; tomada de decisão sob condições extremas com exposição a temperaturas de até 800°C, entre outros.
O CECIU completa, em 2026, dez anos de existência. A primeira edição foi realizada em 2016, nos quartéis do Humaitá e de Copacabana.
Os militares recém-formados passam agora a atuar como multiplicadores do conhecimento em suas unidades, disseminando técnicas modernas de combate a incêndio urbano e fortalecendo a missão do CBMERJ de proteger vidas e patrimônios, honrando o lema da corporação: “Vida alheia e riquezas salvar”.
Fotos: Robson Oliveira
Corpo de Bombeiros realiza capacitação humanizada para militares que atuam no serviço de apoio à medicina legal na Região Serrana
Iniciativa une conhecimento técnico, cuidado emocional e valorização da dignidade humana nas atividades desempenhadas pela corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou mais uma etapa da Instrução Técnico-Profissional (ITP) de Humanização no Serviço de Apoio à Medicina Legal 2026. A capacitação foi voltada aos militares da Região Serrana, reunindo efetivos do 16º GBM (Teresópolis), 15º GBM (Petrópolis), 1/15 DBM (Três Rios) e 6º GBM (Nova Friburgo).
A atividade aconteceu no auditório do 16º GBM em Teresópolis, onde a equipe da Coordenação de Apoio à Medicina Legal (CAML) foi recebida pelo comandante da unidade, tenente-coronel Bernardino.
A programação foi dividida em dois momentos distintos. Os militares que participaram da edição da ITP 2025 integraram uma roda de conversa conduzida pela tenente-coronel BM psicóloga Eliane Cristine. Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências e avaliaram os resultados práticos das orientações aplicadas ao serviço ao longo do último ano.
Já os militares que participaram pela primeira vez da capacitação receberam instruções sobre legislação e biossegurança aplicadas ao serviço de apoio à medicina legal, com foco nos protocolos de segurança, ética e atuação operacional.
Na sequência, a tenente-coronel Eliane Cristine reuniu todos os participantes para abordar temas relacionados à saúde mental dos bombeiros militares, acolhimento às famílias enlutadas, trabalho em equipe e condução de ocorrências complexas. Também foram discutidas estratégias para garantir dignidade, respeito e cuidado no atendimento às vítimas durante todo o processo de recolhimento.
Encerrando a programação, os militares participaram de uma demonstração prática de técnicas ergonômicas voltadas ao manejo e transporte de vítimas em óbito. A atividade reforçou a importância da prevenção de lesões ocupacionais e da execução segura e humanizada das ações operacionais.
A ITP de Humanização no Serviço de Apoio à Medicina Legal 2026 segue fortalecendo a qualificação dos militares do CBMERJ, unindo conhecimento técnico, cuidado emocional e valorização da dignidade humana nas atividades desempenhadas pela corporação.
Corpo de Bombeiros do Rio inaugura Centro de Treinamento Subaquático na Barra da Tijuca
Capacitação dos militares na nova estrutura do Grupamento de Busca e Salvamento aprimora operações de resgate em ambientes aquáticos de alta complexidade
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) acaba de inaugurar o novo Centro de Treinamento Subaquático do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), na Barra da Tijuca. A estrutura foi criada para aprimorar a formação técnica dos bombeiros militares especializados em mergulho e ampliar a capacidade operacional da corporação em ocorrências subaquáticas.
O espaço conta com dois tanques: um com cinco metros de profundidade, utilizado para exercícios voltados ao controle respiratório e adaptação ao ambiente submerso dos alunos, e outro com três metros, totalmente escuro, desenvolvido para simular ambientes sem visibilidade. O objetivo é reproduzir condições semelhantes às encontradas em operações reais. O treinamento simula cenários comuns em rios e áreas de água turva, onde os militares atuam com baixa ou nenhuma referência visual.
Além dos tanques, o centro possui sala de aula, compressores e um espaço exclusivo para os alunos do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT), que já utilizam a nova instalação. O local também dispõe de área destinada ao armazenamento e preparação dos equipamentos operacionais utilizados nas atividades de mergulho, como cilindros, roupas de neoprene, máscaras e coletes equilibradores.
– A criação do Centro de Treinamento Subaquático representa um avanço importante na qualificação contínua dos nossos bombeiros especialistas. A nova estrutura permite maior padronização dos treinamentos, aperfeiçoamento técnico e preparação mais próxima das situações enfrentadas nas operações de salvamento em todo o estado – explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral da Corporação, Coronel Tarciso Salles.
Foto: Soldado André Matheus
Bombeiros do RJ ampliam capacidade operacional com cães de busca após novas certificações nacionais
Reconhecimento atesta o preparo das equipes para atuar em situações críticas e ações de salvamento
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) segue fortalecendo uma das áreas mais estratégicas das operações de salvamento, o trabalho dos cães de busca.
Nesta terça-feira (20/05), o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação, Tarciso Salles, recebeu no Quartel Central os bombeiros militares e cães de busca que conquistaram certificações nacionais durante a Certificação Nacional de Cães de Busca, realizada este mês, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
O encontro marcou o reconhecimento institucional ao trabalho desenvolvido pelos binômios, dupla formada pelo bombeiro militar e seu cão, e reforçou ainda os investimentos do CBMERJ na ampliação da capacidade operacional em missões de busca, resgate e salvamento.
Na cerimônia, também foi apresentado o novo “Manual de Formação de Cães de Detecção de Restos Mortais”, desenvolvido pelo Sargento Telles. O material, fruto de muito estudo e dedicação fora do horário de serviço, consolida o CBMERJ como uma referência nacional, emanando doutrina e conhecimento técnico para corporações de todo o Brasil.
Durante a certificação nacional, equipes fluminenses conquistaram duas certificações na modalidade de busca rural, considerada uma das mais complexas das operações com cães. O evento reuniu especialistas de diversos estados brasileiros e avaliou critérios rigorosos de preparo técnico, resistência física, obediência, detecção de odores e integração entre militar e animal.
A delegação do Rio de Janeiro participou da atividade com militares especializados, equipe médico-veterinária, árbitro da prova e cães de busca, reforçando o reconhecimento técnico do CBMERJ no cenário nacional. A certificação atesta o preparo das equipes para atuar em situações críticas, como desaparecimentos em áreas de mata, deslizamentos de terra, estruturas colapsadas e grandes desastres naturais.
Mais do que um reconhecimento técnico, o processo garante padronização, qualidade operacional e rapidez na resposta às ocorrências, aumentando as chances de localização de vítimas com vida.
Por trás desse resultado está um trabalho contínuo de formação e treinamento especializado desenvolvido pelo CBMERJ por meio do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBReSC), pelo Grupamento de Busca e Regate e Salvamento com cães (GBRESC), referência no treinamento especializado da corporação. Considerado referência no estado, o curso prepara os binômios para atuar em cenários reais de emergência com treinamentos físicos, técnicos e psicológicos de alta exigência.
- Durante a capacitação, os militares passam por simulações em ambientes hostis, aprimorando técnicas de busca em grandes áreas, obediência, socialização, detecção de odores específicos, noções de veterinária e trabalho integrado entre homem e cão. A relação de confiança construída entre o militar e o animal é considerada um dos principais diferenciais para o sucesso das nossas operações – afirmou o Coronel Tarciso Salles.
O investimento da corporação também inclui tecnologia e estrutura especializada, como coleiras GPS, viaturas adaptadas, alimentação de alta performance, centro cirúrgico veterinário e cursos contínuos de especialização. A atuação dos cães de busca é considerada estratégica em ocorrências de alta complexidade, especialmente em áreas de mata e regiões atingidas por desastres, onde a agilidade na localização de vítimas pode ser decisiva para salvar vidas.
Foto: Ricardo Cassiano
CAML promove ITP de Humanização no Serviço de Apoio à Medicina Legal no CBA SUL
Capacitação reuniu militares da Região em atividades voltadas ao aperfeiçoamento técnico, integração e acolhimento emocional
O Comando de Bombeiros de Área Sul (CBA Sul) do CBMERJ recebeu a CAML que promoveu, nesta quinta-feira (14.05), mais uma etapa da Instrução Técnico-Profissional (ITP) de Humanização no Serviço de Apoio à Medicina Legal 2026. A capacitação foi destinada aos militares do 22º GBM – Volta Redonda, 23º GBM – Resende e DBM 1/22 – Barra do Piraí.
A atividade ocorreu nas dependências do 23º GBM – Resende, onde a equipe da Coordenadoria de Apoio à Medicina Legal (CAML) foi recebida pelo comandante da unidade anfitriã, o Tenente-Coronel BM Ed. A programação incluiu momentos teóricos e práticos, promovendo a integração, a troca de experiências e o aperfeiçoamento técnico dos militares envolvidos no serviço de apoio à medicina legal.
Durante a capacitação, os participantes da edição anterior da ITP, que aconteceu no ano passado, compartilharam experiências vivenciadas ao longo do último ano, em uma roda de conversa conduzida pela Tenente-Coronel BM Psicóloga Eliane Cristine e pelo Tenente-Coronel BM Capelão Wagner Toledo. O momento possibilitou reflexões sobre os desafios enfrentados na atividade operacional, no acolhimento emocional e no fortalecimento do trabalho em equipe, além da apresentação de feedbacks sobre a aplicação prática das orientações recebidas na capacitação anterior.
A programação também abordou temas ligados à espiritualidade, destacando sua importância como ferramenta de fortalecimento emocional, equilíbrio psicológico e suporte aos militares que atuam diretamente em ocorrências de elevado desgaste emocional.
A parte prática da instrução proporcionou aos participantes, vivências relacionadas às técnicas operacionais empregadas no recolhimento e transporte de vítimas em óbito. Foram realizadas demonstrações de manejo seguro, utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs), técnicas ergonômicas voltadas à prevenção de lesões ocupacionais e procedimentos destinados à preservação da dignidade da vítima durante toda a operação.
Dessa forma, a ITP de Humanização no Serviço de Apoio à Medicina Legal 2026 segue fortalecendo a qualificação dos militares do CBMERJ, unindo capacitação técnica, cuidado emocional e valorização da dignidade humana no atendimento prestado à sociedade.
SEDEC-RJ e CBMERJ realizam ação de inclusão e cidadania voltada para a terceira idade
Iniciativa promove visita ao Centro Histórico-Cultural do Quartel Central, para momentos de integração e valorização da memória institucional da Corporação
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram, nos dias: 5, 6, 12 e 13 de maio, uma programação especial voltada ao público da terceira idade. Por meio da Rede Estadual de Voluntariado para emergências e desastres, a “Rede Salvar”, o Centro Histórico-Cultural (CHC) da Corporação, abriu suas portas para os participantes do Programa “Vida Plena”, da Legião da Boa Vontade (LBV).
A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos visitantes momentos de aprendizado, troca de experiências e valorização da história e da cultura do CBMERJ. Durante as atividades, os idosos participaram de visitas guiadas e vivências direcionadas à preservação da memória institucional e à convivência intergeracional.
A ação foi fruto de uma cooperação técnica entre a Defesa Civil, o CHC e a Rede Salvar. Recentemente, a SEDEC reformulou a estrutura organizacional da Rede, estabelecendo as instituições de voluntariado como o ponto focal dessa estrutura.
Fazendo parte da Diretoria de Integração Interinstitucional (DINTER), que está subordinada à Diretoria Geral de Defesa Civil (DGDEC), a Rede Salvar atua permanentemente junto à sociedade, por meio de diversas parcerias voluntárias, com instituições não governamentais reconhecidas, como a LBV.
Além do impacto educativo e social, a programação aproximou os visitantes, de temas fundamentais relacionados à Proteção e Defesa Civil. O compartilhamento de conhecimentos reforçou os pilares de prevenção e preparação, áreas em que o CBMERJ e a Rede Salvar desempenham papel vital para o bem-estar coletivo.
A atividade reforçou a importância de ações voltadas à inclusão social e à promoção de atividades culturais para a terceira idade, evidenciando o papel da Corporação não apenas na resposta a desastres, mas no fortalecimento dos vínculos comunitários e na disseminação de conhecimento para toda a sociedade.
Fotos: Robson Oliveira
CBMERJ realiza solenidades de passagem de comando em unidades estratégicas da Corporação
Mudanças reforçam a continuidade da gestão operacional, administrativa e de ensino em diferentes regiões do estado
O Corpo de Bombeiros realizou, nos dias 11/05 e 12/05, solenidades de passagem de comando em importantes unidades operacionais, administrativas e de ensino da Corporação. As transmissões de cargo aconteceram em grupamentos estratégicos e setores subordinados, marcando um novo ciclo de gestão voltado à continuidade dos avanços operacionais, administrativos e tecnológicos, sempre com foco na excelência do atendimento prestado à população.
As passagens de comando representam um momento tradicional e de grande relevância para a Corporação, simbolizando a continuidade do trabalho desenvolvido nas unidades e o fortalecimento da missão institucional do CBMERJ. Os novos comandantes assumem o compromisso de manter os elevados padrões operacionais da instituição, além de buscar constantes avanços na modernização da gestão, na valorização do efetivo e na ampliação da capacidade de resposta às demandas da sociedade.
Entre as unidades que passaram por mudanças está o 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM), em Campos dos Goytacazes, unidade estratégica no Norte Fluminense, responsável por atender diversos municípios da região. Já o 18º GBM, em Cabo Frio, possui papel fundamental na Região dos Lagos, especialmente devido ao intenso fluxo turístico e à grande movimentação de banhistas durante todo o ano.
Além das diversas unidades operacionais, setores administrativos e de ensino também realizaram transmissões de cargo, reforçando o alinhamento estratégico da Corporação em diferentes áreas de atuação.
As passagens de Comando foram as seguintes, listadas abaixo:
* 20º GBM – São Gonçalo:
Assumiu o comando o Tenente-Coronel BM Wendell Carlos Rodrigues, em substituição ao Tenente-Coronel BM Vinícius dos Santos Lacerda.
* 25º GBM – Gávea:
Assumiu o comando o Tenente-Coronel BM Bruno Gonçalves Paiva, em substituição à Tenente-Coronel BM Jaqueline de Mello Pascoutto.
* 18º GBM – Cabo Frio:
Assumiu o comando o Major BM Anderson Gomes, em substituição ao Tenente-Coronel BM Eduardo Augusto Iguatemy Borges.
* Secretaria de Comissão de Promoções:
Assumiu a direção o Coronel BM Pedro Ferreira Nunes, em substituição ao Coronel BM Luís Cláudio Chauvet.
* Escola Superior de Comando de Bombeiros Militar (ESCBM):
Assumiu a direção o Coronel BM Eduardo Augusto Iguatemy Borges, em substituição ao Coronel BM Márcio André Mathias de Oliveira.
* Comando de Bombeiros de Área III (CBA III) – Sul:
Assumiu o comando o Coronel BM Valério Jannuzzi dos Santos em substituição ao Coronel BM Pedro Ferreira Nunes.
* Diretoria Geral de Finanças (DGF):
Assumiu a direção o Coronel BM Cristiano Pinto, em substituição ao Coronel BM Luiz Henrique Pereira de Andrade.
As transmissões de cargo eforçam o compromisso do com a continuidade administrativa, a valorização da liderança e o fortalecimento das ações desenvolvidas pelo CBMERJ. Com isso, Corporação segue investindo em gestão estratégica, inovação e aprimoramento operacional para garantir um serviço cada vez mais eficiente e próximo de toda a população fluminense.
CBMERJ amplia acessibilidade no atendimento pré-hospitalar com uso de Libras e o novo Cartão de Comunicação Visual para atendimento às vítimas
Material bilíngue agiliza na identificação dos sintomas e informações básicas do paciente
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) segue avançando na modernização e humanização do atendimento pré-hospitalar. A corporação que incluiu recentemente o ensino básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos básicos de formação de socorristas, agora, dá mais um passo importante na promoção da acessibilidade ao criar um Cartão de Comunicação Visual. O novo recurso irá auxiliar no atendimento às vítimas com dificuldades de comunicação, especialmente pessoas surdas.
O material, que já está sendo distribuído e ficará disponível em todas as viaturas operacionais da corporação, funciona como uma ferramenta prática e intuitiva. O cartão reúne ícones ilustrativos acompanhados de palavras em português e inglês, permitindo uma comunicação rápida e eficiente em situações de emergência, onde cada segundo é decisivo.
Dividido por temas, o cartão possibilita que socorristas façam perguntas básicas para identificação da vítima, como “seu nome?”, “seu telefone?”, “seu endereço?” e “data de nascimento?”. Também inclui orientações diretas, como “estou aqui para ajudar”, “por favor, deite” e “aguarde aqui”, facilitando o acolhimento inicial.
Outro destaque é a identificação de condições de saúde e situações de risco. Por meio dos símbolos, o paciente pode indicar, por exemplo, se tem diabetes, alergias, se está grávida, se faz uso de medicamentos ou se ingeriu bebida alcoólica. Há ainda campos para sinalizar se sofreu agressão, ou se utilizava cinto de segurança no momento de um acidente.
O cartão também contempla uma ampla lista de sintomas, permitindo apontar dores e condições como dor de cabeça, dor no peito, problemas respiratórios, pressão alta, tontura, vômito, febre, convulsão, dormência em membros e até inconsciência. Além disso, inclui recursos para indicar necessidades imediatas, como uso de oxigênio, administração de soro, encaminhamento para hospital ou contato com familiares.
Outro ponto importante é a escala visual de dor, que vai de 0 a 10, representada por expressões faciais, facilitando que a vítima indique a intensidade do desconforto de forma simples e universal.
— Ao integrar Libras à formação dos militares e disponibilizar ferramentas de apoio à comunicação, a corporação amplia sua capacidade de resposta e garante um atendimento mais digno, eficiente e acessível para toda a população – afirma o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Coronel Tarciso Salles.
A medida também acompanha uma tendência internacional de uso de recursos visuais no atendimento de emergência, especialmente em cenários com barreiras linguísticas, deficiência auditiva ou situações em que a vítima esteja impossibilitada de se comunicar verbalmente.
Com a inovação, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro aposta não apenas na resposta a emergências, mas também na construção de um serviço público mais inclusivo de qualidade e humanizado.
Foto: Fabio Rodrigues
CBMERJ inaugura quartel em Iguaba Grande e amplia cobertura operacional na Região dos Lagos
Unidade pioneira com viaturas do tipo motorhome e multimissão, reforçando os atendimentos para cerca de 30 mil moradores do município
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inaugurou, nesta sexta-feira (08.05), o Destacamento de Bombeiro Militar 2/27 – Iguaba Grande, na Região dos Lagos. A nova unidade representa um avanço estratégico na ampliação da cobertura operacional da Corporação e garante presença permanente dos bombeiros militares no município, fortalecendo os serviços de combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e ações de defesa civil.
A entrega faz parte do Projeto Bombeiro 100% que visa tornar o Rio de Janeiro o único estado do país com pelo menos uma unidade operacional em cada um dos seus 92 municípios. Hoje a iniciativa chegou a 71% de sua conclusão. Com cerca de 30 mil habitantes, Iguaba Grande é a 129ª unidade da Corporação e 65º município com um quartel e passa a contar com atendimento mais rápido e estruturado.
— Essa ampliação no atendimento atesta que a nossa preocupação é com a comunidade e que estamos focados em mostrar um Estado presente – disse o governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, que esteve presente na inauguração.
A nova unidade é considerada um marco operacional por ser a primeira do estado a receber uma viatura motorhome totalmente equipada, funcionando como um verdadeiro quartel sobre rodas. A estrutura conta com alojamento para seis militares, sala de estar, copa, cozinha, banheiros, climatização e sistema de internet, o que garante conforto, prontidão e eficiência operacional.
Além disso, o destacamento também é o primeiro a operar com uma viatura multimissão. O Auto Bomba Salvamento e Resgate (ABSR) é uma viatura três em um, pode atuar como uma ambulância e será utilizada para ocorrências diversas, como incêndios e salvamento veicular. Um veículo com mais mobilidade, versatilidade e autonomia para as equipes.
O CBMERJ investiu cerca de R$ 3,8 milhões na estrutura operacional da unidade, incluindo viaturas, equipamentos e materiais modernos. A implantação do destacamento foi realizada em parceria com a Prefeitura de Iguaba Grande, responsável pela cessão do terreno e apoio em etapas da obra, consolidando um modelo de cooperação eficiente e sustentável.
Além de ampliar a presença do CBMERJ na Região dos Lagos, o novo quartel reforça a cobertura emergencial em uma área de grande fluxo turístico e elevada demanda durante períodos de férias e veraneio. A medida contribui diretamente para a redução do tempo de resposta às emergências e para o fortalecimento da segurança da população e dos visitantes.
— Esta unidade chega equipada com recursos modernos e inéditos na Corporação, como as viaturas motorhome e multimissão. Mais do que uma nova estrutura, estamos entregando presença operacional permanente, redução no tempo de resposta e maior proteção para a Região dos Lagos. – declarou o Secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles.
Com a inauguração do DBM 2/27, a Região dos Lagos passa a contar com uma rede ainda mais integrada de unidades operacionais do CBMERJ, formada pelos quartéis de Cabo Frio, Araruama, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Saquarema e, agora, Iguaba Grande.
Foto: Soldado André Matheus
ITP 2026 começa com foco em ética digital, humanização e homenagem a bombeiros do 4º GBM
Capacitação reúne militares para alinhar excelência técnica, respeito às vítimas e conduta ética no serviço de apoio à medicina legal, destacando ato de bravura no Rio Guandu
Teve início na manhã da última terça-feira (29), no auditório da DGEI, a Instrução Técnico-Profissional (ITP) de Humanização no Serviço de Apoio à Medicina Legal – 2026. A capacitação reúne militares que atuam no recolhimento de vítimas em óbito, com o objetivo de alinhar excelência técnica à valorização da dignidade humana no exercício da função.
A abertura oficial foi conduzida pelo tenente-coronel BM Soledade, coordenador da CAML. Em seu pronunciamento, o oficial destacou a importância da conduta ética, especialmente no uso de redes sociais por militares em serviço. A orientação enfatizou a preservação da imagem institucional e o respeito inerente às atividades desempenhadas, sobretudo em operações sensíveis como as de apoio à medicina legal.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a homenagem aos subtenentes Carlos Francisco Tinoco de Carvalho e Leandro Parreira de Anchieta, do 4º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM). Em 26 de janeiro de 2025, durante uma missão no Rio Guandu, os militares interromperam o recolhimento de uma vítima em óbito ao identificarem um afogamento em andamento. Demonstrando coragem e prontidão, realizaram o resgate e salvaram uma vida. O ato foi destacado como exemplo de bravura e compromisso com a sociedade.
A programação do primeiro dia foi dividida em dois grupos, com foco na troca de experiências e no aprimoramento das práticas operacionais. O primeiro grupo, formado por participantes da edição de 2025, integrou uma roda de conversa com a tenente-coronel BM psicóloga Eliane Cristine e o tenente-coronel BM capelão Wagner Toledo. O encontro teve como objetivo avaliar os impactos da capacitação anterior no cotidiano operacional, abordando temas como biossegurança, ergonomia, legislação, humanização e espiritualidade.
Já o segundo grupo participou das atividades previstas na ITP 2026, com conteúdos voltados à biossegurança e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), aspectos legais do serviço e técnicas de ergonomia para movimentação de vítimas com segurança.
Ao final das atividades, os instrutores se reuniram com todos os participantes, reforçando a importância de uma atuação técnica qualificada aliada à sensibilidade e ao respeito no atendimento às ocorrências. A iniciativa reafirma o compromisso da corporação com a constante capacitação de seus profissionais e com a prestação de um serviço cada vez mais humanizado à sociedade.
Heróis da Ilha do Braço Forte: CBMERJ homenageia militares tombados em serviço
Corporação realizou solenidades em todo o estado para reverenciar militares que deram suas vidas no cumprimento do dever
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (07.05), uma série de homenagens em memória dos heróis da Ilha do Braço Forte e de todos os bombeiros militares tombados em serviço. Uma das cerimônias aconteceu no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento (CEICS), reunindo autoridades, militares da ativa, veteranos e familiares em um momento de reverência, respeito e reconhecimento àqueles que sacrificaram suas vidas pela missão de salvar outras.
Há 72 anos, o CBMERJ vivia uma de suas maiores tragédias. Em 1954, durante o combate a um incêndio na Ilha do Braço Forte, na Baía de Guanabara, 17 bombeiros militares morreram em serviço enquanto atuavam no resgate de vítimas e sobreviventes. Surpreendidos por uma explosão de grandes proporções, os combatentes entraram para a história da Corporação como símbolos máximos de coragem, abnegação e compromisso com o dever.
A data se consolidou como um marco simbólico dentro da instituição, dedicado não apenas à memória dos heróis da Ilha do Braço Forte, mas também de todos os bombeiros militares que perderam a vida no cumprimento da missão de “Vida Alheia e Riquezas Salvar”.
Em todas as unidades operacionais do Corpo de Bombeiros, foram realizadas solenidades alusivas à data, reforçando a tradição de honrar aqueles que fizeram do serviço ao próximo o propósito de suas vidas.
A programação no CEICS contou com apresentação do contingente formado, hasteamento do Pavilhão Nacional, leitura da Ordem do Dia, execução do toque de silêncio com oferta de flores, além do cântico do Hino Soldado do Fogo e desfile da tropa. Também foi exibido um documentário sobre a tragédia, promovendo reflexão sobre o legado deixado pelos militares tombados em serviço.
Paralelamente, a Diretoria-Geral de Assistência Social (DGAS) promoveu uma cerimônia no Mausoléu dos Bombeiros, no Cemitério do Caju, em homenagem aos que faleceram em serviço. O ato reuniu militares e familiares em um momento de oração, respeito e preservação da memória daqueles que marcaram a história da Corporação com coragem e espírito de sacrifício.
— Os heróis da Ilha do Braço Forte permanecem como referência permanente para as novas gerações de bombeiros militares, lembrando que o compromisso com a proteção da sociedade exige coragem, disciplina e dedicação até as últimas consequências. Os heróis nunca morrem. – declarou o Secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles.
Veja abaixo a lista dos 17 heróis da Ilha do Braço Forte
Major Gabriel da Silva Telles
Tenente Washington de Souza Lima
Sgt 295 Edgar de Barros Lima
CB 1077 Epitácio Costa
CB 1131 Manoel Antônio Peçanha
SD 35 Cláudio de Souza
SD 82 Amâncio da Silva
SD 92 Antônio Pereira Brasil
SD 197 Jorge dos Santos Sant’anna
SD 316 Thomaz da Silva Rufino
SD 478 Manoel Gomez da Cruz
SD 507 José Edson Vilela
SD 643 Orlando Xavier da Costa
SD 956 Antônio Cezário
SD 985 Mozart Nery Bacellar
SD 1032 Júlio José Martins Rosa
SD 1067 Walter Mário Cardoso
Sobreviveram milagrosamente, também dignificando a Corporação com o seu heroísmo os seguintes bombeiros: Ten. Cel Rufino Coelho Barbosa, 1º Ten. Méd. Juergueps da Assumpção Barbosa, 1º Sgt Mot 696 Djalma Mendes Pereira, CB Mot 30 Eneas João de Souza e SD 449 Juppe da Silva.
Foto: Ricardo Cassiano
Militar do CBMERJ conquista pódio em campeonato de ondas grandes e reforça importância do surfe no salvamento marítimo
Soldado Débora Mota ficou em terceiro lugar em competição nacional e destaca relação entre esporte e atuação como guarda-vidas
A soldado Débora Mota, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes, Big Wave Mormaii, realizado no dia 4 de maio, na Praia do Cardoso, em Laguna, Santa Catarina. A competição é disputada em condições extremas do mar e reúne especialistas em ondas gigantes, entre atletas civis e militares convidados, sendo considerada uma das mais desafiadoras do surfe nacional.
Representando a Corporação, a atleta alcançou sua melhor colocação na disputa, superando o desempenho anterior, quando ficou em quinto lugar na edição de 2024. A evolução no campeonato reflete a dedicação constante aos treinos no mar, além do aprimoramento técnico no esporte.
Para além do resultado esportivo, a atuação da bombeira militar, lotada no quartel de Saquarema, evidencia a importância do surfe como ferramenta operacional no trabalho dos guarda-vidas. A prática frequente contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como leitura de correntes marítimas, ventos, variação de marés e tomada de decisão em ambientes de risco.
Segundo a profissional, o contato diário com o mar fortalece a capacidade de resposta em situações reais de salvamento. O treinamento no surfe também aprimora o domínio da prancha de resgate, equipamento utilizado pelo CBMERJ, garantindo mais agilidade e eficiência nos atendimentos a banhistas em perigo.
— O surfe me ajuda na conexão com o mar, na leitura das correntes, do vento, da troca da maré. Tudo isso me auxilia nos salvamentos marítimos – afirmou.
A delegação do CBMERJ também contou com a participação do Subtenente Monteiro, guarda-vidas do quartel de Saquarema, que construiu uma trajetória consistente no cenário de ondas grandes, participando de todas as edições da competição desde 2015. O atleta conquistou o segundo lugar nas edições de 2018 e 2024.
Os resultados conquistados pelos militares do CBMERJ em uma das competições mais desafiadoras do país traduzem o alto nível de preparo técnico dos guarda-vidas da Corporação e mostram como o surfe tem papel importante na atividade operacional no mar.
Foto: Carlos Anselmo e Gabriele Derkacz
SEDEC-RJ realiza seminário em parceria com o Ministério Público
Evento marcou o início de um ciclo de capacitações que ocorrerão em todas as regiões do Estado
A Secretaria de Estado de Defesa Civil realizou, na terça-feira (05.05), o primeiro Seminário de Atuação Institucional em Defesa Civil e Desastres Socioambientais, promovido pela Escola de Defesa Civil – ESDEC em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente e do Urbanismo, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
O evento, realizado no auditório da sede do Ministério Público da capital fluminense, marcou o início do projeto de capacitações itinerantes em proteção e defesa civil, que percorrerão as 11 regionais do Estado, reunindo autoridades militares e civis, além de representantes das defesas civis municipais, reforçando a integração e o compromisso de excelência na disseminação de conhecimento entre os diversos parceiros institucionais, bem como a sociedade civil.
Os principais temas abordados foram: planejamento municipal para gestão de riscos de desastres, política nacional e estadual de proteção e defesa civil, formação de NUPDECs e participação comunitária, planejamento de simulados de mesa e de campo e psicologia em desastres.
CBMERJ promove campanha de vacinação no CICC em parceria com unidade municipal de saúde
Ação oferece imunização contra gripe e orientações de saúde a militares, agentes de segurança e civis
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro iniciou, nesta quarta-feira (6), uma campanha de vacinação no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em parceria com o Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau. A ação é voltada a militares, agentes de segurança pública e civis.
A campanha acontece em duas datas, nos dias 6 e 13 de maio, das 9h às 15h, com foco principal na imunização contra a gripe. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal em um período de aumento dos casos de influenza, contribuindo para a proteção dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população.
Além da vacinação, a ação também oferece orientação em saúde. Uma farmacêutica do Centro Municipal de Saúde esteve no local prestando esclarecimentos sobre prevenção de doenças, com ênfase nas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e nas medidas de profilaxia.
Entre os temas abordados estão a profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV, além da disponibilização de informações sobre o autoteste. A proposta é ampliar o acesso ao conhecimento e incentivar práticas de cuidado e prevenção entre os participantes.
– A campanha mostra a importância da integração entre instituições públicas na promoção da saúde e da qualidade de vida. Com ações como essa, o CBMERJ contribui para a proteção dos seus profissionais e da sociedade, fortalecendo a prevenção como ferramenta essencial no cuidado coletivo. – afirmou o Secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) e Comandante do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles.
Foto: Ricardo Cassiano
Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural do primeiro CPCIF descentralizado na Região Serrana
Capacitação inédita reforça a especialização da tropa e amplia a eficiência no combate a incêndios florestais em todo estado
O CBMERJ deu mais um importante passo no fortalecimento da capacitação operacional da tropa, ao realizar, na última quinta-feira (30.04), a aula inaugural em formato descentralizado do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF). A iniciativa, sediada no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) em Teresópolis, marca a implementação inédita do curso, consolidando a Região Serrana como polo estratégico. A formação reuniu Bombeiros de diversas regiões do estado, promovendo a integração e o aprimoramento técnico desses militares, em um cenário alinhado às demandas operacionais da região.
Representando um avanço significativo no modelo de ensino da Corporação, a descentralização tem como objetivo levar a capacitação diretamente às áreas com maior incidência de emergências ambientais. Dessa forma, o CBMERJ otimiza a logística de treinamento, que garante uma maior eficiência entre o conteúdo ministrado e as características geográficas e climáticas locais, potencializando assim, a resposta operacional.
O evento contou com a presença dos Comandantes do CBA II – Serrana, Coronel BM Fernandes Santos, e CBA VIII – Atividades Especializadas, Coronel BM Júlio Mello. Segundo o Diretor de Instrução (DI), Coronel BM Suassuna, palestrante da aula inaugural, o combate a incêndios florestais exige, além de equipamentos adequados, um alto nível de domínio técnico, preparo físico e resiliência:
– O CPCIF descentralizado foi estruturado com o objetivo de proporcionar um ambiente de superação, no qual o bombeiro é forjado para atuar com precisão, mesmo sob condições adversas e de elevado nível de exigência. Funciona como um diferencial estratégico operacional, formando militares cada vez mais preparados, prontos para preservar vidas, proteger patrimônios e o meio ambiente, atuando em cenários de alta complexidade, ressaltou o Coronel.
CBMERJ recebe visita do Cônsul-Geral dos Estados Unidos e avança em cooperação internacional nas áreas de Segurança e Defesa Civil
Encontro institucional marca um passo importante no fortalecimento de parcerias internacionais e na ampliação de iniciativas de cooperação técnica, operacional e cultural
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, nesta quinta-feira (30/04), a visita do Cônsul-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands, no Quartel do Comando-Geral. O encontro institucional marca um passo importante no fortalecimento de parcerias internacionais e na ampliação de iniciativas de cooperação técnica, operacional e cultural.
A agenda teve início com uma reunião estratégica entre o cônsul e o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Tarciso Salles, além do alto escalão da corporação. O objetivo foi promover o conhecimento mútuo entre as instituições e abrir caminhos para futuras parcerias interinstitucionais, dentro de uma perspectiva contemporânea de paradiplomacia, conceito que amplia o diálogo internacional para além das esferas tradicionais, aproximando governos locais de representações estrangeiras.
Durante a reunião, foram abordadas possibilidades de integração em áreas estratégicas como segurança pública, combate a incêndios urbanos e florestais, proteção e defesa civil e sistemas de comando de incidentes. Também estiveram em pauta temas relacionados à segurança diplomática, assistência consular e cooperação em situações de crise envolvendo cidadãos norte-americanos.
Na sequência, foi realizada uma reunião tático-operacional, reunindo equipes técnicas do consulado e oficiais do CBMERJ. O encontro aprofundou os temas discutidos na etapa inicial, com foco na troca de boas práticas, desenvolvimento de treinamentos conjuntos e identificação de oportunidades concretas de atuação integrada.
Entre os pontos debatidos, destacam-se a cooperação em resposta a desastres, o intercâmbio de conhecimentos em Sistemas de Comando de Incidentes, além da possibilidade de participação conjunta em eventos internacionais e ações de diplomacia pública. A agenda também contemplou iniciativas nas áreas de educação e cultura, com a perspectiva de criação de programas de intercâmbio e capacitação entre as instituições.
A visita incluiu ainda uma passagem pelo Museu Histórico do CBMERJ e a apresentação da Orquestra Sinfônica da corporação.
– A iniciativa reforça os laços históricos de cooperação entre Brasil e Estados Unidos nas áreas de prevenção e resposta a emergências e o papel do CBMERJ como referência nacional e internacional em gestão de riscos e desastres, além de consolidar o Estado do Rio de Janeiro como um ator relevante no cenário da cooperação internacional em segurança e proteção da vida – afirmou o secretário Tarciso Salles.
Foto: Ricardo Cassiano
CBMERJ realiza passagem de comando nos quartéis de Teresópolis e Paraty
Eventos destacam novas gestões com foco na qualificação e fortalecimento da tropa, incluindo a ampliação da estrutura operacional das unidades, visando reduzir o tempo-resposta no atendimento à população
O Corpo de Bombeiros realizou, na segunda-feira (27.04), e nesta quinta-feira (30.04), solenidades de passagem de comando em duas importantes unidades operacionais da corporação: o 16º GBM em Teresópolis, e o 26º GBM, em Paraty. Os eventos reuniram autoridades militares e civis, além de representantes das defesas civis municipais, reforçando a integração institucional e o compromisso do CBMERJ com a excelência no atendimento à população.
Em Teresópolis, o Tenente-Coronel BM Gilberto Santos, transmitiu oficialmente o comando do 16º GBM ao Tenente-Coronel Bernardino, que passa a liderar a unidade responsável pelos atendimentos de emergência, salvamentos e ações preventivas no município e em toda a região do entorno. A cerimônia contou com a presença do comandante do CBA II – Serrana, Coronel BM Fernandes Santos, além de autoridades locais.
Contando com uma experiência anterior na própria unidade, o novo comandante destacou o conhecimento prévio da região como fator estratégico para dar continuidade ao trabalho já consolidado, com foco no aprimoramento dos serviços prestados. Entre as prioridades da nova gestão, estão a ampliação da estrutura operacional; a criação de novos destacamentos para reduzir o tempo de resposta nos atendimentos; e o fortalecimento da capacitação da tropa, especialmente em áreas sensíveis como o combate a incêndios florestais, de alta incidência na Região Serrana.
Já em Paraty, o Tenente-Coronel BM Luis Eduardo transmitiu o comando do 26º GBM ao Tenente-Coronel BM Eduardo Carvalho, que assume a missão de dar continuidade às ações operacionais e administrativas da unidade, fundamental para o atendimento e a proteção da população na região. A solenidade foi presidida pelo comandante do CBA VII – Costa Verde, Coronel BM Carlos Rocha.
Durante as cerimônias, os novos comandantes destacaram o compromisso com a manutenção dos padrões de excelência do CBMERJ, valorizando o legado das gestões anteriores e reafirmando o empenho no fortalecimento das ações de prevenção, resposta e proteção à sociedade.
As passagens de comando simbolizam não apenas a transição de liderança, mas o fortalecimento contínuo da missão institucional do CBMERJ: proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente, com eficiência, dedicação e profissionalismo, pilares que norteiam cada atuação da corporação em todo o estado.
Corpo de Bombeiros realiza mega treinamento contra incêndios florestais no Sul Fluminense
Área escolhida é considerada estratégica por estar localizada na tríplice fronteira entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro promoveu um grande treinamento operacional voltado ao combate de incêndios florestais na região Sul Fluminense. A ação ocorreu no Parque Estadual da Pedra Selada, localizado em Resende, na localidade de Visconde de Mauá.
A iniciativa reuniu cerca de 141 militares, 15 unidades operacionais e contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente, além de brigadistas, gestores ambientais e diversas agências parceiras. A operação utilizou uma estrutura robusta, com viaturas, drones, quadriciclos, aeronaves e equipamentos especializados para simular cenários reais de grande complexidade.
O treinamento integrou o Programa de Qualificação Operacional do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA) com exercícios simulados conjuntos de níveis 2 e 3, algo considerado inédito pela corporação. O objetivo foi capacitar os agentes e fortalecer a resposta a incêndios florestais, especialmente diante da aproximação do período de estiagem de 2026.
A área escolhida é considerada estratégica por estar localizada na tríplice fronteira entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, região historicamente afetada por incêndios de grandes proporções. Esses eventos já causaram impactos ambientais severos, incluindo a destruição de milhares de hectares de vegetação, morte de animais e danos duradouros ao ecossistema e ao clima.
Dados operacionais reforçam a preocupação: nos últimos anos, incêndios em vegetação lideram o ranking de ocorrências atendidas pelo comando da região Sul. Somente em 2024, foram registrados 2.356 casos, um aumento de mais de 120% em relação ao ano anterior. Em 2025, houve 1.749 ocorrências, e em 2026 os números seguem em crescimento, mesmo antes do período crítico.
Segundo o comandante da área, coronel Pedro Ferreira, a integração entre órgãos é essencial para reduzir o tempo de resposta e aumentar a eficiência das operações.
“Diante das mudanças climáticas, antecipar ações, prevenir causas e mitigar danos é uma obrigação coletiva. A proteção do meio ambiente e das comunidades está no DNA do Corpo de Bombeiros”, destacou.
A parceria também foi celebrada pela gestão do parque. Para o gestor da unidade de conservação, iniciativas como essa fortalecem a preservação ambiental e contribuem para um futuro mais sustentável. O treinamento marca um avanço na preparação das equipes e na articulação entre instituições, reforçando a capacidade de resposta a um dos principais desafios ambientais da região.
CBMERJ forma novos especialistas em salvamento em desastres e inaugura centro de treinamento subaquático
Nova turma aumenta capacidade de resposta a emergências de grande complexidade
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) formou, nesta quarta-feira (29.04), a 11ª turma do Curso de Operações de Salvamento em Desastres (COSD), em solenidade realizada no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), na Barra da Tijuca. O evento também marcou a inauguração do Centro de Treinamento Subaquático da Corporação, ampliando a capacidade operacional para ocorrências complexas.
A cerimônia oficializou a capacitação de 37 bombeiros militares, especializados para atuação em cenários críticos, como desabamentos, soterramentos, deslizamentos e enchentes. Reconhecido como referência, o curso consolida o CBMERJ como pioneiro no Brasil na formação integrada de profissionais para operações em desastres.
O COSD possui estrutura baseada em módulos que abrangem desde a preparação até operações em estruturas colapsadas, soterramentos e inundações. Durante a formação, os militares recebem instruções em segurança vertical, produtos perigosos, atendimento pré-hospitalar, sistema de comando e controle, além de técnicas avançadas de resgate.
A formação tem como objetivo preparar os militares para integrar forças-tarefa de pronta resposta, elevando o nível técnico da Corporação diante de emergências de grande magnitude. O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) mantém, de forma contínua, a especialização de seus militares, garantindo atualização permanente frente aos desafios operacionais.
Reconhecimento e excelência na formação
Durante a solenidade, foram entregues diplomas e premiações aos 37 novos especialistas, com destaque aos três primeiros colocados do curso. O terceiro lugar ficou com o major Vinícius Braga, seguido pelo tenente Igor Vieira, em segundo. O primeiro colocado foi o tenente-coronel Anderson Gomes, que recebeu o brevê e as homenagens pela excelência no desempenho ao longo da capacitação.
Na sequência, foi realizada a entrega da Medalha Mérito Busca e Salvamento, honraria destinada a militares que se destacaram pela atuação relevante na missão de salvar vidas. A comenda simboliza coragem, dedicação e compromisso diante dos cenários mais desafiadores.
Encerrando a solenidade, os especialistas participaram de uma simulação de busca e resgate em estruturas colapsadas, demonstrando, na prática, as técnicas adquiridas ao longo do curso.
– O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) emana doutrina para todo Corpo de Bombeiros. Ao longo da nossa gestão, essa unidade já formou cerca de 130 especialistas. Sabemos que o futuro da nossa Corporação está garantido justamente pela capacidade de especialização. – afirmou o Secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles.
Foto: Soldado André Matheus
CBMERJ forma oficiais intermediários no Curso de Capacitação ao Oficialato Superior
Solenidade destacou a qualificação para funções estratégicas de gestão e planejamento na Corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta quinta-feira (16), a formatura do Curso de Capacitação ao Oficialato Superior (CCOS). A cerimônia aconteceu no auditório da Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI), em Guadalupe, reunindo autoridades militares, formandos e familiares.
Voltado à preparação de oficiais para funções de alto nível na estrutura da Corporação, o curso proporciona uma visão estratégica focada em gestão e planejamento. Ao longo de pouco mais de três meses, os alunos enfrentaram uma rotina intensa, conciliando atividades acadêmicas, avaliações e as demandas operacionais do serviço.
Durante a solenidade, o Subcomandante-Geral e Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Luciano Sarmento, destacou o empenho dos oficiais ao longo da carreira e a importância da qualificação contínua.
– Muito obrigado por se dedicarem por toda uma vida à Corporação e por buscarem se especializar para alcançar o mais alto nível da carreira de quem entra como o praça. Parabéns também aos familiares, que acompanham e apoiam essa trajetória – afirmou.
A cerimônia também foi marcada pela entrega de diplomas e homenagens aos três primeiros colocados do curso. O terceiro lugar foi conquistado pelo Capitão Anderson Correia Figueiredo, seguido pela capitão Fernanda Cristina Dias de Souza, em segundo lugar.
A primeira colocação ficou com a Capitão Sabrina de Moraes Ferreira, que recebeu a Medalha Comandante Moraes Antas, além do diploma e da placa de reconhecimento. A honraria destaca o desempenho acadêmico e o comprometimento com a excelência ao longo do curso.
Além do Coronel Sarmento, também marcaram presença na solenidade as seguintes autoridades: o Diretor Geral de Ensino e Instrução, Coronel Alexandre Lemos; o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Defesa Civil RJ (SEDEC-RJ), Coronel Chrizantho; e o Comandante da Escola de Bombeiro Militar (ESCBM), Coronel André Mathias.
Foto: Ricardo Cassiano
SEDEC e CBMERJ participam da Ação da Cidadania: “Registre-se” no Centro do Rio
Iniciativa do Tribunal de Justiça reuniu órgãos públicos e parceiros para oferecer serviços essenciais à população em situação de vulnerabilidade social
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participaram da Ação de Cidadania “Registre-se”, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, na Praça do Expedicionário, no Centro do Rio de Janeiro. A iniciativa, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), teve como objetivo ampliar o acesso a direitos e promover dignidade à população em situação de vulnerabilidade social.
Durante os três dias de evento, órgãos estaduais e instituições parceiras ofereceram uma ampla gama de serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, documentação e segurança alimentar, reunidos em um único espaço de atendimento integrado. A abertura contou com a presença do Governador Interino do Estado do Rio de Janeiro e Presidente do TJ-RJ, Desembargador Ricardo Couto de Castro, além de autoridades civis e militares.
Entre os serviços mais procurados estiveram a emissão e regularização de documentos, os serviços de saúde, acesso a benefícios sociais e ações de higiene pessoal, como corte de cabelo, barba e banho. Também foram realizadas atividades educativas e orientações à população.
O CBMERJ contribuiu com serviços como o “Escovódromo”, coordenado pela Diretoria-Geral de Odontologia (DGO), que promoveu orientações sobre saúde bucal. A Diretoria-Geral de Saúde (DGS) também realizou aferição de pressão arterial e medição dos níveis de glicose, com encaminhamento dos casos que necessitavam de avaliação clínica aprofundada.
A atuação da SEDEC e do CBMERJ ocorreu de forma integrada, com destaque para a coordenação operacional realizada pela Diretoria-Geral de Ações Comunitárias (DGAC), responsável pela instalação do Posto de Comando Avançado (PCAV) e pelo uso de drones no monitoramento das atividades, garantindo maior eficiência e organização ao evento.
A ação contou ainda com a participação de organizações da sociedade civil parceiras da Rede Salvar, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Legião da Boa Vontade (LBV), a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, grupos de escoteiros e o Processo Apell-CE. As instituições atuaram no apoio em saúde mental, organização de filas, suporte logístico, atendimento como socorristas e ações educativas. Os grupos Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos também contribuíram com seus serviços comunitários, ampliando a rede de acolhimento aos participantes.
Mais do que a oferta de serviços, a Ação de reafirmou o compromisso das instituições envolvidas com a promoção da dignidade humana e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A participação da SEDEC e do CBMERJ reforça o papel estratégico da Defesa Civil para além das ações de resposta a desastres, atuando também nas etapas de prevenção, preparação e mitigação de riscos, com foco na proteção da vida e no fortalecimento da cidadania.
Foto: Sargento Fraga
HCAP é revitalizado com nova sala de tomografia e reforma de enfermarias
Investimentos, que também incluem alojamentos modernizados para os militares, reforçam a estrutura de Saúde e valorizam o efetivo do CBMERJ
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) apresentou, na manhã desta terça-feira (14/04), os mais recentes investimentos feitos no Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP): a reinauguração da sala de tomografia computadorizada, a reforma das enfermarias e dos alojamentos de praças. As melhorias representam mais um avanço no processo contínuo de modernização da estrutura de Saúde da corporação e no cuidado com o bem-estar dos bombeiros militares e seus familiares.
Com tecnologia de ponta, o novo tomógrafo garante exames ainda mais precisos, com maior rapidez e menor tempo de exposição dos pacientes à radiação. O novo equipamento eleva o padrão de atendimento ao nível das unidades de saúde mais modernas do país.
Além da modernização tecnológica, o HCAP também passou por uma reestruturação importante em sua área de acolhimento. Os alojamentos de praças foram completamente reformados, com readequação dos espaços de dormitório, vestiários e instalações sanitárias. As melhorias garantem mais conforto, dignidade e melhores condições de permanência aos militares que atuam na unidade.
As intervenções fazem parte de um conjunto mais amplo de ações voltadas à requalificação do hospital, que incluem ainda a recuperação de enfermarias, aquisição de novos enxovais, melhorias estruturais e a implantação de sistemas de segurança, como o de prevenção e combate a incêndio — uma demanda histórica da unidade.
– Os investimentos feitos nos últimos anos na revitalização do nosso hospital têm grande impacto na qualidade da assistência prestada. Isso significa mais eficiência, mais segurança para o paciente e um avanço concreto na qualidade do nosso atendimento. Investir em Saúde é garantir a valorização do nosso efetivo e o cuidado com quem dedica sua vida a salvar outras – afirmou o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, coronel BM Tarciso Salles.
O comandante-geral também destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento do sistema de saúde interno da corporação, que atende cerca de 70 mil usuários, entre militares da ativa, veteranos, pensionistas e dependentes.
– Nosso sistema de saúde é feito por nós e para nós. Somos gestores e usuários. Por isso, cada avanço aqui representa um ganho direto para toda a família bombeiro militar. Cuidar de quem cuida é uma prioridade permanente – completou o secretário.
CBMERJ capacita agentes da Defesa Civil de Itaguaí para atuação em incêndios florestais
Parceria estratégica fortalece integração interinstitucional e amplia capacidade de resposta a emergências ambientais no município
O CBMERJ, por meio do 10° Grupamento de Bombeiro Militar (10° GBM), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou uma capacitação destinada aos agentes da Defesa Civil Municipal de Itaguaí. A iniciativa abordou técnicas de combate a incêndios florestais, reforçando o papel do Corpo de Bombeiros, como referência na formação e no preparo de instituições parceiras para atuação em cenários críticos.
A ação representa um avanço significativo na gestão de riscos no município, evidenciando uma atuação integrada e preventiva diante de ocorrências envolvendo fogo em vegetação. Ao investir na qualificação técnica de seus agentes, a Defesa Civil de Itaguaí amplia sua capacidade de resposta e fortalece o apoio operacional ao CBMERJ em situações de emergência.
A capacitação foi estruturada em dois eixos complementares. No módulo teórico, os participantes tiveram acesso a conteúdos fundamentais sobre o comportamento do fogo, análise de variáveis meteorológicas como temperatura, umidade relativa do ar e regime de ventos, além da influência da topografia, da tipologia da carga combustível e das estratégias de combate, com ênfase na segurança das equipes e na tomada de decisões em campo.
Já no módulo prático, realizado em ambiente controlado, os agentes aplicaram técnicas de combate direto e indireto, utilizando equipamentos como bomba costal e abafadores, além da execução de aceiros, medidas essenciais para a contenção e o controle da propagação das chamas.
O principal destaque da ação, foi o fortalecimento da integração interinstitucional. Após a capacitação, os agentes da Defesa Civil de Itaguaí passam a atuar como força de apoio qualificado ao CBMERJ, contribuindo para a redução do tempo de resposta, a otimização de recursos e o aumento da eficiência nas operações conjuntas. A padronização de procedimentos e o alinhamento de protocolos operacionais também favorecem a interoperabilidade entre os órgãos envolvidos.
A ação está alinhada à Lei nº 12.608/2012, que prevê a atuação articulada entre os entes federativos nas ações de prevenção, mitigação, preparação e resposta a desastres, além de seguir as diretrizes do Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, reforçando a importância do fortalecimento das capacidades locais e da cooperação institucional.
Ao buscar a capacitação, a Defesa Civil de Itaguaí demonstra comprometimento com a segurança da população e com a preservação ambiental, consolidando-se como um órgão técnico preparado para enfrentar cenários adversos, especialmente em períodos de maior criticidade climática.
A atuação coordenada entre o CBMERJ e a Defesa Civil Municipal reafirma o compromisso com a excelência no serviço público, a proteção de vidas, a mitigação de danos e a preservação do patrimônio natural e urbano, consolidando um modelo de resposta baseado em preparo, integração e eficiência operacional.
CBMERJ promove encontro científico sobre autismo e reforça compromisso com inclusão e cuidado especializado
Iniciativa buscou ouvir militares, mapear desafios e subsidiar ações voltadas à saúde mental e valorização da mulher
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta segunda-feira (06/04), no Quartel Central, um Encontro Científico Alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Promovida pelo Centro Terapêutico para TEA e outras Neuroatipias da corporação (CTTEA-BM), a iniciativa reuniu autoridades, especialistas, militares e familiares em uma programação voltada à troca de conhecimento, reflexão e fortalecimento de práticas inclusivas.
O evento contou com as presenças do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Tarciso Salles; do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Luciano Pacheco Sarmento; do Assessor-Chefe da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Coronel BM Marco Albino; da Diretora do Centro Terapêutico para TEA e outras Neuroatipias (CTTEA-BM), Coronel BM Debora Lucia Teixeira Medina de Figueiredo; da Secretária de Estado de Saúde, Claudia Maria Braga de Mello; e do Assessor Especial da Secretaria de Estado de Saúde, Coronel BM RR Sérgio Simões.
Durante a abertura, o Coronel BM Tarciso Salles, destacou o impacto social do projeto realizado pelo CBMERJ e os resultados já alcançados.
— Nós sonhamos, acreditamos e hoje colhemos os frutos. Se tivéssemos ajudado apenas uma família, já teria valido a pena o esforço. Mas hoje já são 340 famílias beneficiadas e mais de 8.300 atendimentos realizados. Que essas crianças continuem com um sorriso no rosto, com esperança e vontade de viver. Tenho certeza de que serão grandes homens e grandes mulheres, que ocuparão lugares de destaque na sociedade — afirmou o secretário.
A diretora do Centro Terapêutico para TEA e outras Neuroatipias, Coronel BM Debora Lucia Teixeira Medina de Figueiredo, ressaltou o caráter coletivo da construção do CTTEA-BM e a importância do encontro como espaço de aprendizado e reconhecimento.
— Hoje é um dia muito especial. Construímos, juntos, quase um ano de história com muito empenho, estudo e dedicação. Este encontro é também um momento de escuta, de troca e de crescimento. Nossa luta é grande, mas é fundamental reconhecer cada avanço e agradecer a todos que acreditaram e se colocaram à disposição para transformar essa realidade — disse a diretora.
A programação contou com um ciclo de palestras que abordou temas fundamentais para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como avaliação neuropsicológica, estratégias terapêuticas, nutrição, atividade física, comunicação alternativa, proteção social e acolhimento familiar, além da atuação do bombeiro militar em ocorrências envolvendo pessoas no espectro.
Reconhecimento e transformação na prática
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a homenagem às autoridades e aos profissionais que contribuíram para a implantação e consolidação do CTTEA-BM. Pais e pacientes também participaram, reforçando o impacto direto do trabalho desenvolvido.
Para as famílias, o CTTEA-BM representa mais do que assistência: é transformação de vida.
— O CTTEA é um sonho realizado para as famílias. Esse projeto tem nos ajudado de forma imensurável. Que continue avançando, atendendo cada vez mais pessoas e fortalecendo nossos filhos e toda a família CBMERJ — afirmou Edimar Ferreira Nunes, pai de Arthur Kalebe, de 13 anos.
O jovem também compartilhou sua experiência no Centro, destacando o ambiente acolhedor e as atividades que estimulam seu desenvolvimento, como a terapia assistida com cães, com a cadela Moana, do Grupamento de Busca e Resgate com Cães da corporação.
— Eu gosto muito de cantar, tocar bateria, ukulelê e quero aprender guitarra. Também adoro brincar com a Moana, ela é muito engraçada. O CTTEA é muito importante para crianças como eu — contou Arthur.
Entre os atendidos, a evolução no desenvolvimento e na socialização das crianças também emociona os familiares.
— Minha filha era tímida e tinha dificuldade de contato com outras crianças. Com o acompanhamento, especialmente na musicoterapia, ela está evoluindo muito. É emocionante ver esse crescimento — disse Isabel Cristina Cabral Marques, mãe de Ana Clara, de 12 anos.
Ana Clara também fez questão de destacar o ambiente do Centro:
— Eu gosto de tudo. As salas têm instrumentos, piscina de bolas, balanço… dá para interagir e se expressar, especialmente com a música.
Compromisso com inclusão e políticas públicas
O evento também contou com um fórum de orientação parental, conduzido por representantes da Secretaria de Estado de Saúde, ampliando o suporte às famílias e fortalecendo a rede de cuidado.
Ao longo do dia, as discussões reforçaram a importância de abordagens interdisciplinares e da capacitação contínua dos profissionais, consolidando o encontro como uma iniciativa estratégica para o avanço do conhecimento e das práticas de cuidado no âmbito da corporação.
A ação reafirma o compromisso do CBMERJ e da Secretaria de Estado de Defesa Civil com a promoção de políticas públicas voltadas à inclusão, ao respeito às diferenças e à garantia de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Foto: Subtenente Robson
Corpo de Bombeiros promove roda de conversa para fortalecer o efetivo feminino da Corporação
Iniciativa buscou ouvir militares, mapear desafios e subsidiar ações voltadas à saúde mental e valorização da mulher
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na quarta-feira (01.04), uma roda de conversa, no Complexo de Charitas, com foco no papel da mulher na Corporação. A iniciativa, que faz parte de um acordo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério Público do Trabalho, foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), com o objetivo de destacar a atuação feminina tanto na Segurança Pública, quanto no Sistema Socioeducativo, além de reunir informações que contribuem para o desenvolvimento das ações institucionais.
O encontro contou com a presença do Comandante do CBA IX – Metropolitana, Coronel BM Capelli; do Comandante da 3ª Policlínica, Coronel BM Alexandre Farias; da Chefe da 6ª Seção do CBA IX, Tenente-Coronel BM Lívia Saad; além de representantes do 3º GBM (Niterói), do 20° GBM (São Gonçalo) e de vários Destacamentos da Corporação.
A proposta teve início a partir de uma abordagem qualitativa, participativa e dialógica, baseada na escuta ativa e na perspectiva de gênero. O encontro buscou compreender, de forma ampla, como se dá a inserção da mulher no ambiente militar, promovendo um espaço de troca de experiências e reflexões.
Durante o encontro, o IPPES conduziu a roda de conversa, proporcionando um espaço de escuta, acolhimento e reflexão sobre os desafios, conquistas e o papel estratégico da mulher nas instituições de segurança. Destinada a bombeiros de ambos os sexos, a ação também contou com a aplicação de um questionário digital, de caráter voluntário e anônimo, ampliando a participação e garantindo a coleta de percepções diversas dentro da Corporação.
A partir dos dados levantados, a expectativa é a construção de um diagnóstico institucional consistente, capaz de identificar avanços e desafios, e orientar a implementação de políticas voltadas ao autocuidado, à saúde mental e à valorização profissional, visando melhores condições de trabalho. A ação reforça o compromisso do CBMERJ com a promoção de um ambiente mais inclusivo, saudável e sempre alinhado às necessidades de seu efetivo.
ASPLO/SEDEC promove capacitação estratégica sobre o Plano de Contratações Anual/2027
Capacitação orienta gestores e militares no planejamento antecipado de contratações
A Assessoria de Planejamento e Orçamento (ASPLO), da Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC), realizou, na última quarta-feira (01/04), no Auditório “A” do Estado-Maior Geral, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), uma capacitação estratégica sobre o Sistema PCA/2027.
A iniciativa reuniu gestores e militares com o objetivo de alinhar as diretrizes do Plano de Contratações Anual (PCA) para o ciclo de 2027. Participaram da atividade o Assessor-Chefe de Planejamento e Orçamento, o Superintendente Administrativo, o Controlador Interno e representantes dos órgãos estratégicos demandantes da corporação.
Durante a capacitação, especialistas da ASPLO apresentaram atualizações normativas e novas funcionalidades do sistema, além de orientar os responsáveis pelas unidades quanto ao correto preenchimento e à consolidação das demandas de bens e serviços.
O planejamento antecipado busca evitar a descontinuidade de suprimentos essenciais e garantir maior eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Para o coordenador do evento, coronel Marcus Daco, Assessor-Chefe da ASPLO/SEDEC, a qualificação contínua é fundamental para o bom funcionamento da corporação.
- A capacitação contínua é o que garante que nossa logística acompanhe a prontidão operacional do CBMERJ. O Sistema PCA/2027 é a ferramenta que transforma planejamento em resultados reais para a sociedade – destacou.
Atualmente, o PCA/2026 segue em fase de execução, com vigência até 31 de dezembro deste ano. Já o PCA/2027 está em fase de elaboração e inserção de dados, com prazo previsto até 30 de junho de 2026, sob supervisão técnica da ASPLO/SEDEC, fortalecendo a cultura de planejamento estratégico da Defesa Civil estadual.
DGAS promove cerimônia ecumênica de Páscoa e reforça valores de união e solidariedade entre militares
Evento promoveu momentos de reflexão e integração institucional
A Diretoria-Geral de Assistência Social (DGAS) realizou, na segunda-feira (30.03), no auditório da unidade, uma cerimônia ecumênica para celebrar a “Páscoa dos Militares”. O encontro reuniu integrantes da Corporação em um momento de reflexão, renovação e fortalecimento dos valores institucionais.
A iniciativa teve como objetivo promover um espaço de integração e espiritualidade, alinhado à missão do CBMERJ , de proteção da vida, serviço ao próximo e promoção da solidariedade. Respeitando a diversidade religiosa presente na corporação, a cerimônia foi marcada pelo caráter inclusivo, proporcionando um ambiente de união entre militares e profissionais de diferentes áreas.
O encontro contou com a presença do Diretor-Geral da DGAS, Coronel BM Torres e seu efetivo; do Comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar (2° GBM), Coronel BM Guilherme Sarmento, acompanhado de militares da unidade; além de integrantes do Comando de Bombeiros de Área I (CBA I – Capital), evidenciando a integração entre os setores e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Assistência Social e Capelania.
A programação do evento teve como destaque a apresentação de clássicos pela Banda Sinfônica do CBMERJ, proporcionando um momento de cultura e emoção ao público. Na ocasião, os capelães da Corporação fizeram uso da palavra, transmitindo mensagens que reforçam princípios fundamentais como fraternidade, esperança e valorização da vida. As reflexões também ressaltaram a relevância de iniciativas como essa para o fortalecimento dos laços institucionais e a promoção de um ambiente cada vez mais humano, integrado e solidário.
Mais do que uma celebração religiosa, o encontro reafirma o compromisso do Corpo de Bombeiros com o cuidado integral de seu efetivo, valorizando não apenas a atuação operacional, como também os aspectos humanos, emocionais e espirituais, que fortalecem o cotidiano da tropa no cumprimento da missão.
CBMERJ fortalece atuação em desastres com participação de oficiais do GOESP em curso estratégico a nível nacional
Militares marcam presença e integram capacitação em Brasília, ampliando o preparo técnico da Corporação para respostas a ocorrências de alta complexidade operacional
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) esteve presente, entre os dias 16 e 27 de março, no 2º Curso de Resposta em Ações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (RESPAD), realizado em Brasília-DF. A capacitação contou com a participação do Major BM Rios e do Major BM Agostinho, ambos integrantes do Grupo de Operações Especiais (GOESP) da Corporação.
Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o encontro reuniu profissionais de diversas instituições de todo o país, com o objetivo de fortalecer a atuação integrada em cenários críticos e desastres de grande magnitude.
A participação dos oficiais reafirma o compromisso do CBMERJ com a qualificação contínua de seu efetivo e com o aprimoramento da capacidade institucional de resposta a ocorrências complexas. A presença dos militares do GOESP em uma capacitação de âmbito nacional, destaca a importância do preparo especializado e da constante atualização técnica para missões de alta complexidade operacional.
Durante o curso, foram abordados conteúdos essenciais para a atuação integrada em situações críticas, como o mapeamento de desastres no Brasil, as fases do ciclo de resposta a desastres, a doutrina nacional de ações integradas de segurança pública e o Sistema de Comando de Incidentes (SCI). Também foram trabalhados aspectos de planejamento, logística, operações, geotecnologia e formação de equipes, culminando na realização de um simulado prático de resposta em operações de ocorrências de alta complexidade.
A capacitação proporcionou ainda, um importante ambiente de intercâmbio de experiências entre representantes de diferentes instituições e forças de resposta do país, fortalecendo a coordenação interagências e contribuindo para a construção de protocolos cada vez mais integrados e eficientes. Esse tipo de formação, contribui diretamente para o aperfeiçoamento da gestão operacional e para a ampliação da capacidade de articulação em emergências e calamidades públicas.
A participação do CBMERJ no evento, reforça o protagonismo da Corporação em iniciativas estratégicas de abrangência nacional e evidencia o investimento permanente na preparação de seus militares. O conhecimento adquirido pelos oficiais do GOESP, se reflete diretamente no fortalecimento das ações de pronta resposta, no desenvolvimento de capacidades especializadas e na melhoria contínua dos serviços prestados à população fluminense, especialmente em cenários onde cada segundo e cada decisão fazem a diferença.
CBMERJ lança ações do programa “Segurança que Previne” com foco em prevenção e valorização da vida
A iniciativa evidencia a importância de ações estruturadas e contínuas voltadas à saúde e ao bem-estar dos militares
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) deu início às ações do programa “Segurança que Previne”, com a realização da apresentação e alinhamento estratégico voltado ao planejamento das atividades promocionais para 2026.
O encontro aconteceu no Quartel do Comando-Geral, reunindo representantes de diversas áreas da corporação e instituições parceiras.
O evento marcou o pontapé inicial das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica (ACT), com foco na prevenção, promoção da saúde mental e valorização da vida. As primeiras iniciativas serão implementadas nos grupamentos especializados, como o Grupamento Marítimo (GMar) e o Grupamento de Operações Especiais (GOEsp), além da Diretoria-Geral de Ações Comunitárias (DGAC), que também atuará por meio do serviço de remoção de cadáveres.
Estiveram presentes os comandantes dos 1º, 2º e 3º Grupamentos Marítimos, além de representantes das seis seções dos Centros de Assistência aos Bombeiros (CBAs).
Também participaram o coronel BM6 Cel Pierro, equipes de pontos focais do programa e a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Cynthia Maria Lopes, além de integrantes do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).
Durante o encontro, foram apresentadas diretrizes, responsabilidades e estratégias de atuação integrada entre os setores envolvidos, reforçando o compromisso institucional com a prevenção e o cuidado com o efetivo.
A iniciativa evidencia a importância de ações estruturadas e contínuas voltadas à saúde e ao bem-estar dos militares, fortalecendo a atuação do CBMERJ não apenas nas emergências, mas também na proteção da vida em todas as suas dimensões.
Foto: Ricardo Cassiano
CBMERJ realiza visita técnica à Central Nuclear de Angra para fortalecimento da resposta operacional em infraestruturas críticas
Atividade reuniu oficiais do CBA VII , do 10º GBM em Angra dos Reis e do 26º GBM em Paraty, com foco em capacitação e integração interagências
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou uma visita técnica à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis, com a participação de oficiais do CBA VII – Costa Verde, do 10º GBM e do 26º GBM. A iniciativa teve como objetivo o aprimoramento da preparação técnico-operacional para atuação em cenários envolvendo infraestruturas críticas.
Operada pela Eletronuclear, a CNAAA reúne as usinas Angra 1 e Angra 2, em funcionamento, além de Angra 3, atualmente em construção, configurando-se como um dos principais complexos energéticos do país.
Desenvolvida nas instalações da usina Angra II, a atividade buscou ampliar o conhecimento das equipes sobre a planta industrial, incluindo sistemas de segurança, acessos operacionais, áreas sensíveis e protocolos específicos aplicáveis à resposta em situações de elevada complexidade. O domínio prévio dessas informações é fundamental para o planejamento tático e para a adequada avaliação dos riscos tecnológicos envolvidos.
Durante a visita, foram abordados aspectos relacionados à complexidade das operações de combate a incêndio em instalações nucleares, ambiente que exige atuação altamente coordenada, estrita observância de normas de segurança e integração com as equipes internas de emergência da usina. Nessas situações, a resposta operacional demanda elevado nível de disciplina técnica e consciência situacional.
Outro ponto relevante foi o alinhamento e a atualização do plano de comunicações entre os órgãos de resposta e as equipes especializadas da instalação, medida essencial para o fortalecimento do comando e controle, da interoperabilidade e do fluxo seguro de informações em eventuais ocorrências críticas. Em cenários dessa natureza, a comunicação interagências é fator determinante para a eficiência da resposta.
Também foi discutida a possibilidade de realização de simulado em área controlada, com procedimentos operacionais integrados entre os órgãos externos e os respondedores da usina, especialmente no que diz respeito aos protocolos de proteção radiológica. Exercícios desse tipo são fundamentais para validação de fluxos, teste de prontidão e consolidação de doutrina operacional conjunta.
A ação reafirma o compromisso do CBMERJ, por meio do CBA VII – Costa Verde, do 10º GBM e do 26º GBM, com o constante aperfeiçoamento técnico, a integração entre instituições e a manutenção de uma capacidade de resposta compatível com a criticidade da CNAAA, instalação estratégica para o Estado do Rio de Janeiro e para o sistema elétrico nacional.
Projeto Bravos Anjos leva acolhimento e esperança a crianças na Zona Oeste do Rio
Iniciativa do CBMERJ promove atividade lúdica e fortalece vínculo com menores em situação de vulnerabilidade
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, neste sábado (21.03), mais uma ação do Projeto Bravos Anjos, desta vez na Casa Lar Balthazar, localizada na Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A iniciativa, desenvolvida pela Cabo Nathalia Lamego e pelo Sargento Cozzolino, teve como foco levar acolhimento e interação a crianças em situação de vulnerabilidade social.
A ação foi direcionada a cerca de dez pequenos acolhidos pela instituição, muitas delas vítimas de violência doméstica, abuso ou afastadas do convívio familiar por decisão judicial. Com idades de até sete anos, as crianças participaram de atividades lúdicas planejadas para promover aproximação, confiança e momentos de descontração.
Durante o encontro, os militares utilizaram equipamentos operacionais, como capacete, capa de aproximação e botas, como forma de estimular a curiosidade e a interação. Inicialmente tímidas e receosas, as crianças passaram a se envolver nas brincadeiras ao longo da atividade, demonstrando maior confiança e entusiasmo com a presença dos bombeiros.
Um dos destaques da ação foi a contação de uma história em quadrinhos criada especialmente para a ocasião. A narrativa abordou os sonhos de uma “pedrinha de ouro” e de uma menina que desejava se tornar bombeira, incentivando reflexões sobre futuro, perseverança e realização pessoal. A atividade despertou o interesse das crianças, que participaram ativamente e compartilharam seus próprios sonhos.
Ao final da visita, o vínculo estabelecido ficou evidente no pedido das crianças para que a equipe retornasse. O Projeto Bravos Anjos ressalta o papel social do CBMERJ, ampliando sua atuação para além das ocorrências operacionais e contribuindo para a construção de um ambiente mais acolhedor e esperançoso para crianças em situação de vulnerabilidade.
DGO promove palestra sobre o sono e seus impactos na saúde
Evento reforça a importância do descanso adequado, que reflete diretamente no desempenho operacional e na prevenção de acidentes
Sono não é luxo. É saúde. Pensando assim, a Diretoria Geral de Odontologia ( DGO) promoveu uma palestra voltada à conscientização sobre a importância da qualidade do sono, para a saúde e o bem-estar dos bombeiros.
O encontro foi realizado na segunda feira (16.03), no auditório do Estado-Maior Geral. A abertura foi conduzida pela Diretora da DGO, a Coronel BM Sandra Cristina, que deu as boas vindas a todos os participantes. Logo em seguida, foi a vez da Dra Janini Figueiredo, médica especialista em Medicina do Sono e integrante da Liga Carioca do Sono. Ela abordou diversos temas relevantes e como exemplo podemos citar: Os prejuízos causados ao organismo, em decorrência dos distúrbios do sono.
Dando continuidade às apresentações, a Coronel BM Dentista RR Carmem, membro da Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS), falou sobre a importância do dentista no diagnóstico e tratamento das alterações na qualidade do sono, apresentando as alternativas de tratamento.
Os principais distúrbios como o ronco e a apneia, seus sinais, consequências e impactos na qualidade de vida, também foram mencionados durante as palestras. Caracterizada por interrupções na respiração durante o repouso, a apneia do sono pode provocar sonolência excessiva, irritabilidade, dificuldade de concentração e até mesmo aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Durante o evento, participantes receberam orientações para identificar sintomas como pausas respiratórias durante o sono, engasgos noturnos e dores de cabeça matinais.
Foi destacado que essas anomalias podem afetar pessoas de diferentes faixas etárias, exigindo atenção e acompanhamento adequado.
A palestra reforçou ainda, que dormir bem vai além do descanso, sendo assim essencial para funções fundamentais do organismo, como a consolidação da memória, o equilíbrio hormonal, a recuperação física e o fortalecimento do sistema imunológico.
Outro ponto de destaque foi o impacto direto da privação do sono no desempenho das atividades diárias, incluindo redução da atenção, da capacidade de tomada de decisão e aumento do risco de acidentes, especialmente em atividades operacionais.
Com essa ação, a DGO visa contribuir para a conscientização dos militares sobre a adoção de hábitos saudáveis, reforçando assim a importância de um sono reparador, que reflete diretamente na qualidade de vida e no ambiente de trabalho da tropa.
CBMERJ realiza aula inaugural do 1º Curso de Comunicação Social – CCS /2026
Formação visa fortalecer a comunicação institucional e preparar militares para atuação estratégica na divulgação das ações da Corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na última sexta-feira (13/03), a aula inaugural do 1º Curso de Comunicação Social da Corporação (CCS/2026).
A iniciativa marca o início de uma capacitação voltada ao fortalecimento da comunicação institucional e à preparação de militares para atuarem de forma estratégica na divulgação das ações da corporação.
O encontro aconteceu no Auditório A do Estado-Maior-Geral (EMG) e reuniu os alunos do curso, além dos instrutores que integram a Assessoria de Comunicação Social (ACS) e a Assessoria de Relações Institucionais (ARINST), responsáveis por conduzir as atividades acadêmicas ao longo da formação.
A abertura foi conduzida por um dos nomes mais conhecidos do jornalismo brasileiro, o jornalista e comentarista da TV Globo Edimilson Ávila, que apresentou uma palestra dinâmica sobre o papel do jornalista e os desafios da profissão. Durante a apresentação, ele também destacou a importância da parceria da imprensa com o CBMERJ, na divulgação de informações de interesse público.
Antes de se despedir, ele foi agraciado com uma placa de agradecimento e recebeu das mãos do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Sarmento, uma moeda institucional, com o Brasão da Corporação, que representa um símbolo de apreço e de mérito, um gesto de confiança e reconhecimento pela sua contribuição, sempre fortalecendo e valorizando o trabalho do Corpo de Bombeiros.
Na sequência, o Coronel BM RR Roni falou sobre a história da Assessoria de Comunicação Social e sua implantação no CBMERJ. Com ampla experiência na área, o oficial já esteve à frente da ACS em cinco ocasiões, sendo uma das principais referências na construção e no fortalecimento da comunicação institucional da corporação.
Dando continuidade à programação, o assessor-chefe da ACS, Tenente-Coronel BM Anderson Fliess, apresentou a resolução da SEDEC que instituiu o CCS/2026 e destacou a importância da capacitação para a corporação. Encerrando a série de apresentações, o Tenente-Coronel BM Fábio Contreiras detalhou as diretrizes, normas e o cronograma geral do curso.
O CCS/2026 tem como objetivo preparar militares para atuar na produção de conteúdo institucional, no relacionamento com a imprensa e no fortalecimento da imagem da corporação junto à sociedade, contribuindo para uma comunicação cada vez mais eficiente e transparente.
Ao longo da formação, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre comunicação pública, produção jornalística, gestão de mídias, assessoria de imprensa, fotografia e filmagem, além de temas atuais como inteligência artificial e media training.
A criação do 1º Curso de Comunicação Social reforça o compromisso do CBMERJ com a informação de qualidade e com o desenvolvimento profissional de seus militares. A iniciativa também amplia a capacidade da corporação de mostrar à sociedade o trabalho realizado diariamente pela tropa em todo o estado.
1º GSFMA participa da abertura do Programa Fumaça Zero em Araruama
Ação reforça o combate a incêndios florestais com atividades educativas, operacionais e integração entre órgãos públicos na Região dos Lagos
O 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1º GSFMA) participou, na última segunda-feira (09/03), da abertura do Programa Fumaça Zero, realizada no município de Araruama, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. A ação reuniu diversos órgãos públicos em uma iniciativa conjunta voltada à prevenção e ao combate de incêndios florestais.
O programa tem como objetivo intensificar ações de educação ambiental, fiscalização e conscientização da população, especialmente em períodos de maior incidência de queimadas. A proposta é reduzir ocorrências e contribuir para a preservação dos ecossistemas locais por meio da atuação integrada entre instituições e comunidade.
Durante o evento, o 1º GSFMA contou com um efetivo de 20 militares especializados em combate a incêndios florestais, que atuaram tanto nas atividades operacionais quanto nas ações educativas. Entre os destaques, esteve a montagem de estandes expositivos com informações técnicas sobre prevenção de incêndios, riscos das queimadas e orientações à população sobre como agir em situações de emergência ambiental.
Além das ações de conscientização, os militares realizaram a construção de aceiros preventivos em pontos estratégicos da Área de Preservação Ambiental de Massambaba (APA de Massambaba). A atividade foi definida com base em estudos técnicos e levantamentos realizados em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Os aceiros funcionam como barreiras naturais, reduzindo a propagação do fogo e contribuindo para a contenção de possíveis focos de incêndio.
A iniciativa fortalece as estratégias de prevenção e amplia a capacidade de enfrentamento aos incêndios florestais em todo o estado
CBMERJ concede medalha para Ministro do Supremo Tribunal Militar
Honraria no grau Comendador reconhece serviços prestados à Corporação e à sociedade
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta sexta-feira (13.03), uma solenidade para a entrega da Medalha da Ordem do Mérito de Bombeiro Militar ao Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa. A condecoração foi concedida no grau Comendador, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Corporação e à sociedade.
A cerimônia contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, além de autoridades civis e militares. Durante o evento, foram prestadas honras militares ao homenageado em reconhecimento à sua trajetória e contribuição institucional.
A Medalha da Ordem do Mérito de Bombeiro Militar é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo CBMERJ. A distinção simboliza o reconhecimento institucional àqueles que se destacam no exercício de suas funções ou em ações que contribuam para o fortalecimento da missão de proteger vidas e patrimônios.
A comenda pode ser concedida a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, bem como a instituições e corporações militares que tenham prestado relevantes serviços.
Após a solenidade, o homenageado conheceu o Quartel Central, visitou o Museu da Corporação e também foi agraciado com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do CBMERJ.
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ
21º GBM promove celebração especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Encontro reuniu militares e colaboradoras da unidade, em um momento de reconhecimento e valorização da força feminina
O 21º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), em Itaperuna, realizou, na última segunda-feira (09.03), uma homenagem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promovendo um momento especial dedicado ao reconhecimento, valorização e celebração às mulheres que fazem parte do cotidiano da unidade.
Durante o encontro, foram homenageadas as bombeiras militares que integram a tropa, além de outras profissionais que atuam em diversas funções contribuindo diariamente com muita dedicação e comprometimento para o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo grupamento.
A iniciativa também contou com a parceria do Programa de Saúde do Trabalhador do município de Itaperuna, que colaborou para tornar o momento ainda mais significativo, reforçando a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar das mulheres.
O Comandante do 21º GBM, Tenente-Coronel BM Peleteiro, também esteve presente no evento, prestigiando e reforçando a importância do reconhecimento às mulheres que integram a unidade.
Ao final do encontro, o Comandante realizou a entrega de rosas a todas as participantes presentes, em um gesto simbólico de homenagem e gratidão. A programação proporcionou uma manhã de união e descontração, valorizando a força e o papel fundamental das mulheres na sociedade, principalmente na construção da história e na nobre missão exercida pelo Corpo de Bombeiros : “Vida alheia e riquezas salvar!”
CBMERJ realiza abertura oficial do ano letivo de instrução 2026
Cerimônia marca início das atividades de capacitação e reforça compromisso da Corporação com a formação contínua dos militares
Nesta quarta-feira (11.03), no Quartel Central, e hoje (12.03) nas demais unidades, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou a solenidade de abertura oficial do ano letivo de instrução de 2026. O evento marcou o início das atividades acadêmicas e de capacitação da Corporação, além de integrar a programação mensal de aproximação entre o Comando-Geral e a tropa.
A cerimônia simboliza o compromisso institucional com a formação contínua dos bombeiros militares, destacando a importância do aprimoramento técnico, tático e operacional para o desempenho eficiente das missões de salvamento, combate a incêndios e proteção da população.
Durante o evento, foram apresentados os principais objetivos e diretrizes que nortearão as atividades de ensino ao longo do ano. Entre os pontos destacados estão a valorização do conhecimento, da disciplina e da busca permanente pela excelência profissional.
A solenidade também representou um momento de integração entre os militares da Corporação, reforçando a importância da troca de experiências e do fortalecimento dos valores que orientam a atuação do CBMERJ.
Foto: Soldado André Matheus e Subtenente Robson/CBMERJ
CBMERJ realiza evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Apresentação “O Palco é Delas” reuniu música, arte e reconhecimento à atuação feminina na Corporação
Nesta segunda-feira (09.03), no Museu do Quartel Central, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu um evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa, organizada pelo Centro Histórico e Cultural (CHC), celebrou a força, a sensibilidade e a contribuição das mulheres para a sociedade e para a própria Corporação.
Com o tema “O Palco é Delas”, a programação destacou o talento e as histórias das mulheres que integram o CBMERJ. Durante a apresentação, bombeiras militares participaram interpretando poesia, canções e executando peças musicais, evidenciando que a coragem presente nas operações de salvamento também se manifesta por meio da arte e da cultura.
O evento também foi marcado por momentos de reflexão sobre o papel feminino na sociedade através da Sala Lilás. Ao longo da história, mulheres têm conquistado espaços em diversas áreas com talento, coragem e determinação, deixando contribuições importantes na cultura, na ciência e nas instituições públicas.
No CBMERJ, as mulheres desempenham funções essenciais no atendimento à população, atuando em operações de combate a incêndios, salvamentos e ações de emergência. Com profissionalismo e dedicação, elas ajudam a fortalecer diariamente a missão da corporação de proteger vidas e patrimônios.
A cerimônia contou ainda com a participação do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles, que destacou a importância de valorizar a presença feminina na instituição e reconheceu a contribuição das bombeiras militares para a história e o desenvolvimento da Corporação.
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ
SEDEC reúne especialistas para debater gestão de riscos e desastres no Rio de Janeiro
Evento fortalece a integração entre órgãos públicos e amplia estratégias de prevenção e resposta a emergências em todo Estado
A SEDEC-RJ realizou, nesta quarta-feira (04.03), o Seminário Estadual de Defesa Civil em Gestão de Riscos e Desastres 2026, reunindo gestores públicos, especialistas e agentes de proteção e defesa civil, com o objetivo de debater estratégias voltadas à prevenção, preparação e resposta a desastres em todo o território fluminense.
O encontro representou um importante espaço de estudo, compartilhamento de idéias e diálogo, além de fazer parte do Programa de Preparação para Emergências e Desastres da Defesa Civil. A ação busca fortalecer as políticas públicas voltadas à redução de riscos, à mitigação de impactos e à recuperação de áreas atingidas por eventos adversos. Foram destacadas também, a importância do planejamento estratégico, da cooperação interinstitucional e da capacitação contínua das equipes municipais e estaduais, visando a proteção da população.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades da SEDEC e do CBMERJ, entre elas o Subsecretário de Gestão Operacional da SEDEC, Coronel BM Guijarro; o Superintendente Operacional, Coronel BM Joelson; o Subchefe Operacional do Estado Maior Geral , Coronel BM Fernando Melo e o Diretor Geral de Defesa Civil, Coronel BM Márcio Neves.
Alinhado às diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituído pela Lei Federal nº 12.608/2012, e sob as orientações do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015–2030, o seminário incentivou o fortalecimento da governança do risco, a compreensão qualificada das ameaças e a preparação para respostas eficazes e integradas.
A programação incluiu a apresentação de um vídeo institucional com ações desenvolvidas pela Defesa Civil Estadual, além de palestras técnicas voltadas ao aprimoramento da gestão de riscos. Foram abordados diversos temas, como o lançamento do Manual de Georreferenciamento – QGIS, aplicado à Defesa Civil na Gestão de Desastres e apresentado pelo Sargento BM Leandro Camargo, do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil da SEDEC; e a captação de recursos para ações de defesa civil, tema apresentado pela Tenente-Coronel BM Adriana Bianchi, da Superintendência Operacional da SEDEC.
Outro destaque importante foi a palestra do Diretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), Tenente-Coronel BM Anthony, que abordou diversos assuntos, entre eles, a utilização do sistema de mensagens instantâneas “Cell Broadcast”, uma ferramenta utilizada através dos celulares, para alertar a população em situações de risco iminente.
A última palestra do dia ficou por conta do Secretário Municipal de Defesa Civil de Petrópolis, o Tenente-Coronel BM Guilherme Moraes, que apresentou experiências e boas práticas desenvolvidas no município. Ao longo do encontro, também foram realizadas homenagens e entregas de certificados aos palestrantes, em reconhecimento às contribuições técnicas e institucionais para o fortalecimento das ações de proteção e Defesa Civil em todo estado.
Ao promover o intercâmbio de experiências e o debate técnico entre especialistas e gestores, esse encontro contribuiu para o aprimoramento das práticas de gestão de riscos e desastres em todo estado. A iniciativa fortaleceu também a atuação integrada entre instituições e reafirmou a importância da capacitação contínua, na obtenção de respostas cada vez mais eficientes, garantindo assim a segurança e a proteção da sociedade fluminense.
Foto: André Matheus/CBMERJ
CBMERJ inaugura novo Centro de Embarcações de Resgates e reforça capacidade de salvamentos aquáticos no estado
A modernização marca um avanço importante para a estrutura operacional da corporação.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inaugurou, nesta quinta-feira (05.03), as novas instalações do Centro de Embarcações de Resgates (CER), unidade estratégica responsável pela gestão, manutenção e operacionalização das embarcações utilizadas nas operações de salvamento aquático em todo o estado.
A modernização marca um avanço importante para a estrutura operacional da corporação. O setor passa agora a contar com instalações modernas, projetadas para atender às demandas administrativas, operacionais e de manutenção das embarcações utilizadas nos resgates.
O novo espaço foi concebido com foco na organização funcional das atividades. O pátio principal abriga as instalações administrativas e oficinas especializadas, enquanto o pátio secundário foi destinado à guarda, organização e movimentação das embarcações de resgate.
Entre as melhorias estão a revitalização das áreas comuns, incluindo alojamentos e refeitório, além da modernização dos sistemas elétrico e hidráulico. A unidade também ganhou uma oficina especializada para manutenção de embarcações e motores, equipada com tanque de manutenção e guinchos elétricos, recursos que ampliam a capacidade técnica e a agilidade na conservação dos equipamentos.
Estrutura estratégica para salvar vidas
O Centro de Embarcações de Resgates desempenha papel fundamental nas operações realizadas em ambientes aquáticos, oferecendo suporte logístico e técnico às equipes que atuam em salvamentos no mar, em lagoas, rios, ilhas e áreas costeiras do estado.
As embarcações são essenciais para ocorrências como resgates de vítimas em afogamentos, salvamentos em costões rochosos, buscas no mar e apoio a grandes operações de emergência em áreas litorâneas e fluviais.
– A modernização representa mais eficiência logística, melhores condições de trabalho para os militares e maior capacidade de resposta às demandas da população. Com a inauguração da nova estrutura do Centro de Embarcações de Resgates, o Corpo de Bombeiros reforça o compromisso com o aprimoramento permanente das ações voltadas à preservação da vida – afirmou o Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral da Corporação, Coronel BM Luciano Pacheco Sarmento
Reconhecimento à atuação no ambiente marítimo
A solenidade também foi marcada pela entrega da Medalha Mérito Marítimo Bombeiro Militar, honraria concedida a bombeiros militares e integrantes de instituições coirmãs que se destacaram por relevantes serviços prestados à causa marítima.
A distinção reconhece profissionais que contribuem para o salvamento no mar, a prevenção de afogamentos, a proteção do litoral fluminense e o fortalecimento das operações realizadas em praias, ilhas, costões e demais áreas sob responsabilidade do CBMERJ.
Foto: Fabrício Fraga/CBMERJ
Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas durante cerimônia realizada no Quartel do Comando-Geral
A nova frota chega para fortalecer a cobertura operacional em todo o estado através do projeto Bombeiro 100%
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (03/03), no pátio do Quartel do Comando-Geral, a solenidade de entrega de novas viaturas operacionais que irão reforçar a atuação da corporação em todo o território fluminense. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles.
Ao todo, o Governo do Estado adquiriu 60 ambulâncias, 3 motorhomes e 25 viaturas multimissão, em um investimento de quase R$ 90 milhões. Nesta terça-feira, foram entregues 16 ambulâncias e 2 motorhomes. As demais viaturas serão incorporadas gradativamente ao serviço operacional, conforme cronograma da corporação.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro conta com 1.667 viaturas, entre caminhões e pick-ups. Desse total, 143 são destinadas ao serviço de autosocorro emergencial.
– Essa entrega faz parte de um planejamento estruturado para renovar e ampliar nossa frota. Estamos preparando o Corpo de Bombeiros para os desafios atuais e futuros, com mais mobilidade e capacidade de atuação – afirmou o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do RJ, Coronel Tarciso Salles.
A nova frota chega para fortalecer a cobertura operacional em todo o estado por meio do projeto Bombeiro 100%, ampliando e qualificando o atendimento pré-hospitalar, reduzindo o tempo-resposta nas ocorrências de emergência, modernizando os equipamentos disponíveis e proporcionando melhores condições de trabalho aos bombeiros militares. O objetivo é garantir mais eficiência no suporte à população e maior capilaridade no atendimento às demandas de emergência.
— Estamos fortalecendo uma das instituições mais respeitadas do país, garantindo melhores condições de trabalho aos nossos bombeiros e um atendimento cada vez mais rápido e eficiente à população — afirmou o governador.
Foto: Subtenente Robson/CBMERJ
CBMERJ realiza Aula Inaugural do 4º Curso de Polícia Judiciária Militar – CPJM/2026
Nova turma inicia capacitação voltada à atuação técnico-jurídica e ao fortalecimento dos procedimentos administrativos no ambiente militar
O Corpo de Bombeiros por meio da Diretoria-Geral de Ensino e Instrução (DGEI) e sob a coordenação da Corregedoria Interna da Corporação, realizou, nesta terça-feira (04.03), a aula inaugural do 4º Curso de Polícia Judiciária Militar (CPJM/2026), no auditório A do Estado Maior Geral (EMG).
A solenidade contou com a presença do Chefe de Gabinete, Coronel BM Chrizantho; do Corregedor Geral, Coronel BM Fábio Vital, do Corregedor Interno, Coronel BM André Vilar e do Diretor de Instrução, Coronel BM Suassuna.
O Curso de Polícia Judiciária Militar tem como objetivo capacitar oficiais e praças do CBMERJ e de outras corporações, nos conhecimentos relativos à aplicação das normas processuais e penais militares, proporcionando embasamento teórico e prático para o exercício das atribuições relacionadas à atividade investigativa e à condução de processos administrativos no âmbito da Administração Militar.
Com duração de quatro meses, o curso prepara os alunos para atuarem com segurança jurídica, técnica e responsabilidade nas funções inerentes às atividades persecutórias, contribuindo para o fortalecimento da disciplina, da legalidade e da eficiência institucional.
Durante a solenidade, foram dadas as boas-vindas aos alunos e apresentadas as principais diretrizes e especificidades da capacitação. Em seguida, foi realizada a abertura oficial do curso, destacando a importância da formação contínua e da qualificação profissional para o aprimoramento das atividades desempenhadas pela Corporação.
A aula inaugural contou ainda com a palestra magna da promotora de Justiça atuante junto à Auditoria da Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Allana Alves Costa Poubel, que abordou o tema “A conexão entre o Ministério Público e a atividade de Polícia Judiciária Militar”, ressaltando a integração institucional e o papel estratégico da atuação conjunta na promoção da Justiça.
Ao final, a palestrante foi homenageada em reconhecimento à sua contribuição acadêmica e institucional, recebendo placa e flores como forma de agradecimento pelo compartilhamento de conhecimentos.
O 4º CPJM/2026 reafirma assim, o compromisso do Corpo de Bombeiros com um investimento contínuo, na qualificação técnica e no fortalecimento através dos mecanismos de controle, transparência e legalidade, na formação de seus militares.
Foto: Subtenente Robson/CBMERJ
DGO realiza transmissão de cargos e oficializa a implantação de Odontoclínicas no âmbito do CBMERJ
Cerimônia marca a passagem de Direção do CEPO e do CGUOD e a assunção dos Diretores das novas Unidades, criadas por decreto estadual
A Diretoria Geral de Odontologia (DGO) promoveu, nesta segunda-feira (02.03), no Salão Nobre do CBA IX, a cerimônia de transmissão do Cargo de Direção do Centro de Estudos e Pesquisas Odontológicas (CEPO) e do Centro Gestor das Unidades Odontológicas Descentralizadas (CGUOD), além da assunção dos novos Diretores da: 9ª, 10ª e 11ª Odontoclínicas Militares do Corporação.
As novas Unidades foram oficialmente instituídas por meio do Decreto nº 49.979, de 13 de novembro de 2025, publicado no Diário Oficial nº 211, de 14 de Novembro do mesmo ano. O normativo altera a estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC) e do CBMERJ e, em seu Art. 5º, Anexo V, cria a 9ª Odontoclínica Militar Tenente-Coronel Valter Oliveira dos Santos, em Niterói; a 10ª Odontoclínica Militar Nossa Senhora da Penha, na Penha e a 11ª Odontoclínica Militar do GBS, na Barra da Tijuca, ampliando assim, a capacidade de atendimento especializado à família bombeiro militar.
O evento, que contou com a presença da Diretora Geral de Odontologia, a Coronel BM Sandra Cristina, foi marcado por um momento de renovação, continuidade e reconhecimento àqueles que contribuíram para o fortalecimento da Odontologia Militar no âmbito da Corporação.
– Gostaria de expressar meu profundo agradecimento ao trabalho desenvolvido pela Coronel BM Débora à frente do CEPO, que sempre conduziu a Unidade com maestria, firmeza e resolutividade. Sua gestão deu continuidade aos projetos de obra, ampliou instalações e entregou uma estrutura moderna, com laboratório de ponta, voltado ao desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, contribuindo para o crescimento, a capacitação e a valorização profissional dos militares integrantes do Sistema DGO, ressaltou a Diretora.
Também foi reconhecida a atuação do Tenente-Coronel BM Pochettini à frente do CGUOD, conduzindo com primazia a missão de organizar e alinhar 29 Unidades Odontológicas Descentralizadas, às diretrizes institucionais, ampliando a assistência especializada em todo o Estado.
Na ocasião, assumiram oficialmente suas funções:
•Coronel BM Barboza, como Diretor da 9ª Odontoclínica Militar – Niterói;
•Coronel BM Bon, como Diretor do CEPO;
•Tenente-Coronel BM Fernanda Caúla, como Diretora do CGUOD;
•Tenente-Coronel BM Pochettini, como Diretor da 10ª Odontoclínica Militar – Penha;
•Tenente-Coronel BM Gitirana, como Diretor da 11ª Odontoclínica Militar – GBS – Barra da Tijuca.
O primeiro Curso de Especialização em Prótese Dentária, ministrado pelo CEPO e credenciado junto ao Conselho Federal de Odontologia (CFO), também foi ressaltado como marco relevante para a consolidação do ensino especializado na Corporação, assim como a constante parceria acadêmica com o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) e com outras forças militares, fortalecendo a troca de experiências e tecnologias.
A DGO reafirma assim, seu compromisso permanente com a formação, o aperfeiçoamento profissional e o engrandecimento da Odontologia no âmbito da Corporação, desejando pleno êxito aos novos Diretores, na condução de suas respectivas Unidades.
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ
Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro completa a Maratona de Tóquio e conquista a Mandala das Six Majors
Disciplina, coragem e constância. Valores que definem a farda e também definem a jornada.
O Tenente-Coronel Morone, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), cruzou a linha de chegada da Maratona de Tóquio e, com isso, conquistou a tão sonhada Mandala das Six Majors — reconhecimento concedido aos atletas que completam as seis maiores maratonas do mundo:
•Maratona de Tóquio
•Maratona de Boston
•Maratona de Londres
•Maratona de Berlim
•Maratona de Chicago
•Maratona de Nova York
Mais do que completar as seis provas, ele alcança um feito histórico: torna-se o brasileiro com a melhor média de tempo entre as Six Majors, consolidando seu nome entre os grandes maratonistas do país.
Essa conquista vai além do esporte. Representa preparo, estratégia, superação e, principalmente, honra. Honra em representar o Brasil, o Corpo de Bombeiros e todos aqueles que acreditam que limites existem para serem desafiados.
A Mandala é símbolo de conclusão.
Mas para quem vive de propósito, ela também é um novo ponto de partida.
Agradeço ao comando da Corporação, Cel Tarcisio, pelo apoio ao esporte.
CBMERJ lança pedra fundamental de novo Destacamento da Corporação em São José do Vale do Rio Preto
Nova unidade vai integrar o Projeto Bombeiro 100%, que levará unidades operacionais a todos os 92 municípios fluminenses
O Corpo de Bombeiros realizou, nesta terça-feira (24.02), a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Destacamento de Bombeiro Militar – DBM 4/16, no município de São José do Vale do Rio Preto. A futura unidade será a 126ª da Corporação e reforçará a presença operacional no interior do estado.
A solenidade contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Tarciso Salles, do Prefeito de São José do Vale do Rio Preto, José Carlos Pacheco Furtado, do Comandante do CBA II – Serrana, Cel BM Vinicius Fernandes, e do comandante do 16º GBM, em Teresópolis, Tenente-Coronel BM Gilberto Santos, além de outras autoridades locais.
A implantação do Destacamento faz parte do Projeto Bombeiro 100%, iniciativa inédita, que tem como objetivo dotar todos os 92 municípios fluminenses com ao menos uma unidade operacional da Corporação, ampliando assim a capilaridade, e reduzindo o tempo-resposta nas ocorrências.
A construção será viabilizada por meio de parceria entre o Estado e o Município. Caberá à Prefeitura a cessão do terreno, enquanto o CBMERJ será responsável pela distribuição do efetivo, além do fornecimento de equipamentos e viaturas, garantindo um atendimento cada vez mais ágil e eficiente à população.
A nova unidade contará com viaturas de ponta, recém-adquiridas, através de um grande investimento realizado pelo Governo do Estado na renovação e modernização da frota e dos equipamentos da Corporação.
Ao final da cerimônia, foi realizada a assinatura do contrato de cooperação que marca oficialmente o início das obras, além do descerramento da placa alusiva ao empreendimento.
Para o Comandante-Geral, a implantação da unidade representa mais um avanço estratégico na política de expansão da Corporação.
– Estamos avançando de forma estratégica e planejada para garantir que todos os municípios fluminenses contem com uma unidade operacional do Corpo de Bombeiros. Essa expansão significa mais rapidez no atendimento, mais segurança para a população e o fortalecimento da nossa capacidade de resposta em salvamentos e no combate a incêndios”, destacou o coronel.
Com a nova unidade, o município de São José do Vale do Rio Preto passará a contar com atendimento ainda mais próximo, fortalecendo a atuação integrada entre Estado e Prefeitura e ampliando a segurança e a proteção à população da região.
CBA II e MPRJ fortalecem integração para ampliar segurança jurídica na Região Serrana
Instrução técnica reúne oficialato da Região Serrana e Ministério Público para alinhar procedimentos e reforçar controle interno
O auditório do 16º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) recebeu, nesta quinta-feira (12), uma instrução técnica voltada ao oficialato do Comando de Bombeiros de Área II (CBA II – Serrana). A atividade foi ministrada pelo promotor de Justiça Dr. Thiago Muniz Bucker, integrante do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAEsp/MPRJ), e teve como tema central a “Apuração de Responsabilidades”.
O encontro teve como objetivo aprimorar os processos de controle interno e reforçar a segurança jurídica nas decisões administrativas adotadas pelos oficiais. Durante a palestra, foram apresentados os parâmetros legais que fundamentam a atuação administrativa, destacando a importância da conformidade normativa como instrumento de proteção institucional.
A instrução contou ainda com a presença de representantes da Diretoria-Geral de Serviços Técnicos (DGST) e da Controladoria Interna da corporação, Cel BM Tiago Gomes e Cel BM Cristiano, respectivamente. A participação das áreas técnicas e de controle permitiu o alinhamento de diretrizes entre a fiscalização interna e o entendimento do Ministério Público.
Para o comandante do CBA II, Coronel BM Fernandes Santos, a iniciativa reforça o compromisso com a excelência na gestão pública.
“Esta integração é fundamental para conferir a segurança jurídica necessária aos oficiais que decidem e assumem as consequências de suas gestões. Buscamos o aperfeiçoamento na administração pública por meio desta parceria estratégica com o GAEsp”, destacou.
A ação integra as metas estabelecidas na Nota Gab/SEDEC 012/2026 e contribui para elevar o rigor técnico e a eficiência da gestão operacional e administrativa na Região Serrana.
CBMERJ inaugura novo grupamento em Magé e reforça proteção ambiental e salvamentos na Baixada
Unidade especializada em incêndios florestais e resgates em áreas de difícil acesso vai beneficiar mais de 220 mil pessoas
O Governo do Estado inaugurou, nesta quarta-feira (11/02), a nova sede do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA) do Corpo de Bombeiros, no bairro Fragoso, em Magé, na Baixada Fluminense. A unidade foi construída na Rua Expedicionário Otacílio de Souza e representa um importante avanço na ampliação da cobertura operacional e na proteção de áreas ambientais estratégicas.
– O fortalecimento do Corpo de Bombeiros é prioridade da nossa gestão. Essa nova unidade em Magé significa mais rapidez no atendimento, mais segurança para a população e mais cuidado com o meio ambiente, especialmente em regiões de mata e difícil acesso – destacou o governador Cláudio Castro.
Especializado no combate a incêndios florestais, o novo grupamento terá como missão principal atuar em áreas de preservação ambiental, além de realizar salvamentos complexos e em locais de difícil acesso. A unidade também prestará outros tipos de socorros, com funcionamento semelhante ao de um quartel convencional, atendendo diferentes tipos de ocorrências.
O quartel atenderá o 6º distrito de Magé, parte do 5º distrito do município, além do 3º distrito de Duque de Caxias e áreas da Serra de Petrópolis. Ao todo, mais de 220 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com a nova estrutura, que vai reduzir significativamente o tempo-resposta às emergências, garantindo mais agilidade, eficiência e segurança nos chamados feitos pela população.
Com a inauguração da nova sede do 2º GSFMA em Fragoso, a antiga instalação passará a abrigar o Grupamento de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, ampliando ainda mais a capacidade de atuação do CBMERJ na região. Ambos os grupamentos permanecerão sediados em Magé, consolidando o município como um polo estratégico para operações de emergência e proteção ambiental no estado.
– Seguindo o planejamento do projeto Bombeiro 100%, essa é mais uma inauguração que possibilita ao Corpo de Bombeiros do Rio ampliar o atendimento para diferentes municípios. Vamos reduzir cada vez mais o tempo-resposta, especialmente em regiões como Fragoso, que estão distantes do quartel que hoje atende a área. Trata-se de um passo estratégico, que amplia nossa capacidade operacional em uma região com média de quase seis socorros por dia. Por ser uma unidade especializada, também vai funcionar como quartel-escola para combatentes em incêndios florestais e ponto estratégico de apoio a desastres na região serrana – explicou o Chefe do Estado Maior Geral e Subcomandante-Geral do CBMERJ, Coronel Luciano Sarmento.
FOTOS: FABRÍCIO FRAGA
DGAS realiza 1º Encontro Ampliado de Parceiros e fortalece rede de apoio aos bombeiros
Evento homenageou instituições e profissionais que contribuíram com oficinas temáticas ao longo de 2025
A Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS) do CBMERJ realizou, nesta quarta-feira (11/02), na sede da unidade, o 1º Encontro Ampliado de Parceiros. A iniciativa teve como objetivo homenagear os profissionais e instituições que participaram, ao longo do ano de 2025, de oficinas temáticas promovidas pelos Polos de Descentralizados de Serviço Social, além de renovar e fortalecer a parceria com a rede de serviços nas diversas regiões do estado.
As oficinas temáticas estão vinculadas aos programas e projetos executados pela Diretoria em todo o território fluminense, atendendo de forma ampla às necessidades dos bombeiros militares e seus familiares. As ações abordam temas relevantes nas áreas social, psicológica, jurídica e financeira, contribuindo para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar da tropa.
O encontro contou com a presença do Diretor da DGAS, o Coronel BM Torres e todo seu “staff”, além de importantes parceiros institucionais, entre eles: O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação, Dr. Wagner Cinelli de Paula Freitas; o coordenador do Serviço de Educação e de Responsabilização do Homem da Secretaria de Estado da Mulher, Paulo Sarcon; o professor da Universidade Federal Fluminense, Cesar Von Dollinger; a SEDCON/PROCON-RJ, Dra. Verônica Stlepanowez de Oliveira; o consultor financeiro, Carlos Eduardo Batalha; o psicólogo clínico e do trabalho, André Santos de Oliveira; a psicóloga da Policlínica de Niterói do Exército Brasileiro, 1º Tenente Roberta Duarte dos Santos e a 1º Tenente BM Temp Lorena Fabiani Rocha, da 3ª Policlínica do CBMERJ.
Para a Diretoria Geral de Assistência Social, reconhecer e agradecer aos parceiros fortalece o trabalho técnico em rede, amplia a integração interinstitucional e qualifica as ações desenvolvidas em todo o CBMERJ, consolidando uma política de assistência cada vez mais estruturada e alinhada às demandas da Corporação.
Centro Histórico e Cultural do CBMERJ recebe visita técnica do Museu Histórico do Exército e do Forte de Copacabana
A visita foi finalizada no Museu Histórico do Corpo de Bombeiros do RJ no Quartel Central
O Centro Histórico e Cultural do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, nesta data, a visita técnica da equipe do Museu Histórico do Exército e do Forte de Copacabana, presidida pelo novo comandante, Cel EB Ribeiro Galvão.
A comitiva foi inicialmente recepcionada pelo Cel BM Albino, Assessor Especial; pelo Cel BM Chrizantho, Chefe de Gabinete; e pela Ten Cel BM Carolina Faria, Diretora do CHC, juntamente com toda a equipe do museu.
Na sequência, os visitantes acompanharam uma breve apresentação da Orquestra Sinfônica do CBMERJ que, sob a regência do maestro auxiliar Ten BM Abreu, proporcionou um momento cultural que marcou a programação.
A visita foi finalizada no Museu Histórico do CBMERJ, onde a comitiva conheceu as novas instalações, os recursos interativos, as ações de acessibilidade e a trajetória do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil.
Segundo a Diretora do CHC, Ten Cel BM Carolina Faria, o encontro reforça a integração institucional. “O intercâmbio cultural entre organizações históricas fortalece a preservação da memória, promove a troca de experiências e amplia o alcance das ações educativas e culturais desenvolvidas por nossas instituições”, destacou.
Quartel de Guaratiba é reinaugurado após obras de modernização e ampliação
DBM 2/13 recebe novas instalações e reforça a capacidade operacional do Corpo de Bombeiros na Zona Oeste
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) reinaugurou, nesta quinta-feira (05.02), o Destacamento de Bombeiro Militar 2/13 – Guaratiba, após a conclusão das obras de reforma, ampliação e modernização da unidade. A solenidade marcou a entrega oficial das novas instalações, que representam um avanço significativo na estrutura operacional do quartel.
A reinauguração simboliza um novo momento para o DBM 2/13, com espaços mais modernos, funcionais e adequados às atividades desenvolvidas pelos bombeiros militares. As melhorias fortalecem a capacidade de resposta da unidade e refletem o compromisso permanente da Corporação com a excelência no atendimento à população.
As intervenções foram realizadas por meio do contrato de manutenção predial do CBMERJ, sob a gestão da Diretoria-Geral de Engenharia, Arquitetura e Obras. Entre as principais melhorias está a construção de um segundo pavimento, destinado à área administrativa e à sala de instrução, ampliando a funcionalidade da unidade.
Também foram modernizados os alojamentos, o refeitório e demais dependências operacionais, proporcionando melhores condições de trabalho, conforto e bem-estar à tropa. As adequações contribuem diretamente para a eficiência dos serviços prestados e para o aprimoramento das atividades operacionais.
Foto: Soldado André Matheus/CBMERJ
Subtenente do CBMERJ conquista o Teto das Américas em feito inédito para a Corporação
Militar torna-se o primeiro a alcançar o cume do Aconcágua, na Argentina
O Subtenente BM Marcelino, do 3º Grupamento de Bombeiro Militar (3º GBM) em Niterói, entrou para a história do CBMERJ ao se tornar o primeiro Bombeiro a alcançar o topo do Aconcágua, na Argentina, conhecido como o Teto das Américas.
Prestes a completar 26 anos de serviços prestados à Corporação, o Bombeiro concluiu o Curso de Salvamento em Montanha (CSMont) no ano de 2002. Ao longo da carreira, ele se destacou em provas de resistência extrema, sendo um dos nomes de maior expressão das ultramaratonas no Brasil, com cerca de 70 participações em competições do gênero, incluindo a Bad 135 World Cup, uma das provas mais respeitadas do mundo. No ano passado também fez história ao completar a ultramaratona Spartathlon, na Grécia.
O Aconcágua é a maior montanha das Américas, com quase 6.962 metros de altitude, além de ser a montanha mais alta do mundo fora da cordilheira do Himalaia. Ele integra ainda o projeto Seven Summits, que reúne as montanhas mais altas dos sete continentes.
O Subtenente alcançou o cume na última segunda-feira (02/02), após iniciar a etapa final da escalada ainda de madrugada. A ascensão foi marcada por condições climáticas extremas, com sensação térmica de aproximadamente -35°C e ventos superiores a 70 km/h. A expedição durou cerca de 20 dias, período dedicado ao rigoroso processo de aclimatação à altitude.
A conquista foi celebrada com a colocação da bandeira do CSMont no topo do Aconcágua, simbolizando o compromisso com a excelência, a preparação técnica e o espírito de superação que caracterizam os militares do CBMERJ.
Academia de Bombeiros Dom Pedro II inicia ano letivo com aula inaugural
Evento abre oficialmente as atividades do CFO e reforça o novo momento institucional com a futura sede na Cidade Imperial
A Academia de Bombeiros Militar Dom Pedro II (ABMDPII) deu início ao ano letivo do Curso de Formação de Oficiais (CFO) com a realização da tradicional aula inaugural, ministrada pelo Tenente-Coronel BM André Gomes. O evento marcou oficialmente a abertura das atividades acadêmicas e reuniu oficiais, instrutores e cadetes.
Durante a solenidade, o comandante abordou como tema central a iminente mudança da sede da Academia, atualmente localizada em Guadalupe, na capital, para novas instalações no município de Petrópolis. A transição foi destacada como um momento simbólico para a corporação, uma vez que a cidade imperial possui forte ligação histórica com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), tendo D. Pedro II como patrono.
Em seu discurso, o Tenente-Coronel André Gomes ressaltou que a instalação da ABMDPII em Petrópolis representa não apenas um marco histórico, mas também uma importante estratégia pedagógica. Segundo ele, a nova sede, em uma área mais isolada e adequada às atividades de formação, proporcionará um ambiente favorável ao fortalecimento da disciplina, da liderança e da dedicação exigidas na carreira de oficial bombeiro militar.
Outro ponto de destaque do evento foi o anúncio da formação da primeira turma do quarto ano da ABMDPII, consolidando o avanço acadêmico e a evolução do curso. O marco reforça o compromisso da Academia com a excelência no ensino e com a preparação de oficiais cada vez mais qualificados para atuar em prol da sociedade fluminense.
Com a mudança para Petrópolis, a ABMDPII reafirma sua missão de formar líderes alinhados aos valores institucionais do CBMERJ, fortalecendo o vínculo entre tradição, história e o futuro da formação militar no estado do Rio de Janeiro.
Corpo de Bombeiros forma novos operadores do Curso de Operações com Embarcações de Salvamento e Combate a Incêndio
Durante a solenidade, instrutores, monitores e civis que contribuíram para a realização do COESCI, foram homenageados
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na manhã desta quarta-feira (28.01), a solenidade de formatura do Curso de Operações com Embarcações de Salvamento e Combate a Incêndio (COESCI). A capacitação habilita militares a atuar em operações especializadas no ambiente aquático, ampliando a resposta da Corporação em ocorrências no mar e em áreas de navegação interior.
Com a conclusão do curso, os formandos estão aptos a operar e coordenar ações de salvamento e combate a incêndio com o emprego de embarcações de médio porte do CBMERJ, dotadas de canhões d’água, plataformas para mergulho, compartimentos destinados ao transporte de pacientes e sistemas avançados de navegação, como radar, sonar, visão noturna e diferentes tipos de propulsão.
Os novos operadores também estão preparados para atuar em eventos dentro ou fora dos limites da navegação interior, alcançando até 30 milhas náuticas da costa. Entre as atribuições estão o resgate náutico, o combate a incêndios em embarcações, o recolhimento de corpos, o atendimento pré-hospitalar e o transporte inter-hospitalar das ilhas habitadas para o continente.
Durante a solenidade, houve homenagens aos instrutores, monitores e civis que contribuíram para a realização do COESCI, em reconhecimento ao empenho e à dedicação dos profissionais responsáveis pela formação.
Na sequência, foi realizada a entrega dos certificados aos primeiros colocados do curso. O terceiro lugar foi conquistado pelo soldado Leandro Granja Leite; o segundo lugar pelo capitão Anderson Teixeira Pinto; e o primeiro lugar pelo soldado Oziel Willemem da Silva Junior. Em um dos momentos mais simbólicos da cerimônia, padrinhos, madrinhas e familiares participaram da entrega dos brevês aos formandos.
No pátio de viaturas, os convidados puderam conhecer as embarcações, materiais e equipamentos que integram o socorro marítimo do CBMERJ, empregados nas atividades de busca e salvamento no mar e de busca subaquática, conduzidas pelo 1º Grupamento Marítimo.
A formatura do COESCI reafirma o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro com a excelência operacional, a qualificação permanente do efetivo e a proteção da população fluminense, especialmente nas áreas costeiras e marítimas.
Fotos: Fabrício Fraga
Sala Lilás do CBMERJ é reinaugurada após reforma e retoma atendimentos em espaço modernizado
A unidade realiza acolhimento e orientação em casos de violência doméstica e familiar, destinados a militares e seus dependentes
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) retomou os atendimentos na Sala Lilás, Centro de Referência ao enfrentamento a Violência da Corporação. A obra de revitalização que durou 4 meses, tornou o ambiente mais moderno e adequado às condições de acolhimento às vítimas de violência.
Entre as melhorias estruturais, destaca-se a implantação de salas de atendimento com isolamento acústico. A medida assegura maior privacidade, conforto e sigilo às pessoas assistidas durante os acolhimentos.
Além da unidade localizada no Quartel Central, o CBMERJ também mantém uma Sala Lilás em funcionamento no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, ampliando o acesso aos serviços especializados e fortalecendo a rede de apoio dentro da instituição.
Os espaços realizam acolhimento e orientação em casos de violência doméstica e familiar, destinados a militares e seus dependentes, assim como em situações de assédio moral e sexual ocorridas no contexto institucional. Os atendimentos são realizados por psicólogos e assistentes sociais especializados nessas temáticas, garantindo escuta qualificada, confidencialidade e encaminhamentos técnicos adequados.
Com a retomada das atividades no espaço reformado, o CBMERJ reafirma seu compromisso com a prevenção e o enfrentamento às diversas formas de violência, bem como com a promoção de um ambiente institucional mais seguro, humano e acolhedor.
SERVIÇO:
Sala Lilás Unidade Centro: (21) 99493-8258
Sala Lilás Unidade Guadalupe: (21) 98596-9728
e-mail: salalilascbmerj@gmail.com | Instagram: @salalilascbmerj
SEDEC e CBMERJ realizam 1ª Jornada de Boas Práticas Internas
Evento reúne gestores e militares para fortalecer integridade, governança e eficiência administrativa
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram, nesta quinta-feira (22.01), a 1ª Jornada de Boas Práticas Internas da SEDEC/CBMERJ. Promovido pela Controladoria da SEDEC, o evento marcou um importante passo no fortalecimento da governança e da cultura de integridade no âmbito da instituição.
Entre os objetivos da jornada estiveram a entrega da 3ª edição do Plano de Integridade da SEDEC, a apresentação dos resultados alcançados ao longo de 2025 e a realização de palestras técnicas voltadas à difusão dos achados identificados nos trabalhos rotineiros da Controladoria, como análises de processos, auditorias e emissão de notas técnicas.
A cerimônia contou com a presença do assessor especial da SEDEC, Coronel Albino, do Chefe de Gabinete, Coronel Chrizantho, além de superintendentes, diretores e demais gestores da pasta, reforçando o apoio da alta administração à iniciativa.
Após a abertura, os bombeiros militares participaram de cinco palestras ao longo do dia, abordando temas como contratos e licitações, o Programa de Integridade da SEDEC/CBMERJ, gestão de processos na Controladoria, o uso da Nota de Controle Interno como instrumento de governança e o papel da auditoria interna no aperfeiçoamento e proteção institucional.
A jornada está alinhada ao Programa de Integridade do Estado do Rio de Janeiro, instituído pelo Decreto nº 46.745/2019, que prevê o comprometimento da alta administração na promoção da ética, da moralidade, da integridade e da eficiência na administração pública, além da prevenção a fraudes, corrupção e desvios de conduta.
Durante o seminário, também foram debatidos temas como prevenção de fraudes, inovação tecnológica, sustentabilidade nas contratações públicas e as diretrizes da Lei nº 14.133/2021. O evento foi transmitido on-line para unidades do interior do estado, com apoio da Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação, ampliando o alcance das discussões e fortalecendo a integração institucional.
Foto: Sargento Fraga/CBMERJ
SEDEC e CBMERJ publicam a 3ª edição do Plano de Integridade
Documento reforça o compromisso com a transparência, a governança e o combate à corrupção na gestão pública
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) publicaram a 3ª edição do Plano de Integridade da instituição. O documento integra o Programa de Integridade Pública do Estado do Rio de Janeiro e estabelece diretrizes voltadas ao fortalecimento da ética e da boa governança na administração pública.
O Plano de Integridade tem como objetivo assegurar uma gestão transparente e eficiente, por meio da definição de regras internas capazes de detectar e prevenir fraudes, corrupção e outras irregularidades. A iniciativa também busca aprimorar os mecanismos de gestão e o uso responsável dos recursos públicos.
Entre seus eixos centrais, o plano identifica riscos à integridade institucional, propõe medidas para mitigá-los e prevê o monitoramento contínuo de sua implementação, contribuindo para processos mais seguros e alinhados às boas práticas de compliance.
A publicação da nova edição demonstra o compromisso da estrutura SEDEC/CBMERJ com o fortalecimento da governança, da transparência e do controle interno, consolidando uma cultura organizacional baseada na integridade e na responsabilidade pública.
A 3ª edição do Plano de Integridade SEDEC/CBMERJ está disponível nas páginas oficiais da instituição e pode ser acessada pelo link: https://www.cbmerj.rj.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/Plano_de_Integridade_3a_edicao_FINAL.pdf
15º GBM em Petrópolis realiza solenidade de passagem de comando
A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, oficiais, praças, familiares e convidados
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (21), a solenidade de transmissão do comando do 15º Grupamento de Bombeiro Militar (15º GBM-Petrópolis). O evento marcou a passagem oficial da função de comandante do coronel BM Marcio Luiz Huguenin Brito para o tenente-coronel BM André Suzano Tomé.
A cerimônia foi presidida pelo comandante do Comando de Bombeiros de Área II – Serrana, coronel BM Vinicius Pinto Fernandes Santos, e contou com a presença de autoridades civis e militares, oficiais, praças, familiares e convidados.
Durante a solenidade, foi realizada a leitura do ato de exoneração do coronel BM Marcio Luiz Huguenin Brito do cargo de comandante do 15º GBM, conforme publicação em boletim oficial, seguida de suas palavras de despedida. O oficial também foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à frente da unidade. Na sequência foi realizado o ato oficial de nomeação do novo comandante, tenente-coronel BM André Suzano Tomé.
O Tenente-Coronel André Suzano Tomé ingressou na Corporação em 1998, por meio do Curso de Formação de Soldados, concluindo posteriormente o Curso de Formação de Cabos e o Curso de Formação de Oficiais, realizado no período de 2003 a 2005. Em sua formação superior, destacou-se no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 2015, alcançando o 4º lugar, e no Curso Superior de Bombeiro Militar, concluído em 2025, no qual obteve o 1º lugar.
Possui sólida formação na área operacional, com especializações em busca e salvamento, salvamento em alturas, operações em desastres, defesa civil, sistema de comando de incidentes e estruturas colapsadas, incluindo capacitação internacional realizada em Madrid, na Espanha.
Destaca-se, ainda, por sua expressiva atuação como instrutor, contribuindo para a formação de bombeiros militares e de forças especiais, tendo integrado cursos do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), Curso de Formação de Soldados e operações aéreas (CSFD).
A nomeação do Tenente-Coronel BM André Suzano Tomé reafirma a confiança da Corporação em sua liderança, experiência e elevado senso de responsabilidade no exercício do comando.
10º GBM de Angra dos Reis assume coordenação do PAM da Costa Verde
Iniciativa promove a articulação interagências voltada à prevenção e resposta a emergências de grande complexidade na região
O 10º Grupamento de Bombeiro Militar (10º GBM) de Angra dos Reis assumiu a coordenação do Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde (PAM/Costa Verde) para o biênio 2026/2027. A definição ocorreu após processo eletivo realizado durante a 383ª Reunião Ordinária do colegiado, no dia 13 de janeiro, nas instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada na cidade.
A ação coordenada pelo CBMERJ, por meio do 10° GBM, reforça o protagonismo institucional da Corporação na governança colaborativa regional, fortalecendo a integração entre agências, a padronização de protocolos operacionais e a elevação do nível de prontidão para o enfrentamento de emergências e incidentes de elevada complexidade na Costa Verde.
O PAM da Costa Verde é um fórum permanente de cooperação técnica e operacional que reúne empresas estratégicas, órgãos públicos de resposta, entidades ambientais e instituições parceiras. O objetivo é promover o planejamento integrado, a interoperabilidade de recursos e a coordenação de ações voltadas à prevenção, preparação e resposta a eventos adversos, especialmente aqueles relacionados a infraestruturas críticas e atividades industriais de grande porte.
Integram o projeto, instituições como Eletronuclear, Estaleiro BrasFELS, Transpetro/Petrobras, Nuclep, CSN, Marinha do Brasil, BR Marinas, Marina Costabella, ICN Itaguaí, DOCAS, Vale, CCR RioSP, além dos órgãos ambientais IBAMA e as Defesas Civis dos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Itaguaí, bem como forças de segurança e fiscalização, como a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Todos esses órgãos compõe um ecossistema institucional voltado à atuação integrada, à gestão compartilhada de riscos e à proteção da população.
Ao assumir a coordenação do PAM/Costa Verde, o 10º GBM de Angra dos Reis reafirma o compromisso do CBMERJ com a segurança coletiva, a salvaguarda de infraestruturas estratégicas e o desenvolvimento sustentável da região, por meio do planejamento contínuo, da cooperação interagências e da excelência técnico-operacional, sempre pensando no bem-estar e na segurança da sociedade
Corpo de Bombeiros realiza solenidade de formatura do CBSOC 2025
Curso tem o objetivo de capacitar militares para atuar nos resgates de vítimas de trauma e emergências médicas
O Corpo de Bombeiros realizou, nesta quinta-feira (15.01), a solenidade de formatura do Curso Básico de Socorrista (CBSOC-2025), celebrando o encerramento de uma etapa fundamental na formação de profissionais preparados para atuar no Atendimento Pré Hospitalar (APH) em resgates e salvamentos das vítimas de trauma e emergências médicas.
O evento contou com a presença do Chefe do Estado Maior Geral e Subcomandante Geral, Coronel BM Sarmento; do Diretor-Geral de Ensino e Instrução (DGEI), Coronel BM Lemos , e do Comandante do Grupamento de Socorro e Emergência (GSE), Tenente-Coronel BM César Santos, além de outros oficiais e praças, instrutores, formandos e convidados.
Segundo o Comandante do GSE, o curso tem o objetivo de capacitar os bombeiros para reconhecerem lesões traumáticas e aplicar as abordagens terapêuticas corretas em situações de emergência:
– Essa capacitação vai além da técnica, envolvendo responsabilidade, disciplina e vocação, permitindo o pronto emprego dos novos socorristas em serviço, otimizando assim, o atendimento em campo, ressaltou o Tenente-Coronel César Santos.
Na sequência, foram entregues os certificados aos primeiros colocados, em reconhecimento ao desempenho e à dedicação demonstrados ao longo da especialização. A formatura simbolizou não apenas a conclusão de um curso, mas o início de uma missão ainda maior: Servir a sociedade com excelência, coragem e elevado preparo técnico. A iniciativa reforça o compromisso permanente do CBMERJ com a qualificação contínua de seu efetivo, refletindo diretamente na excelência do atendimento prestado à sociedade.
CBMERJ lança pedra fundamental do Destacamento de Bombeiro Militar em Paraíba do Sul
A obra é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura e integra o Projeto Bombeiro 100%
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta quinta-feira (16), a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Destacamento de Bombeiro Militar (DBM) 4/15, no município de Paraíba do Sul. O ato marca o início da implantação de uma nova unidade operacional da Corporação na região.
A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, do prefeito de Paraíba do Sul, Júlio Canelinha, além de autoridades estaduais, federais, municipais, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, foi destacada a importância estratégica da nova unidade para a ampliação da capacidade de resposta a emergências, redução do tempo de atendimento e fortalecimento das ações de prevenção, salvamento e combate a incêndios no município e em cidades vizinhas.
O DBM 4/15 será a 120ª unidade operacional do CBMERJ, que atualmente está presente em 63 dos 92 municípios fluminenses. A nova estrutura também será a 14ª unidade operacional do CBA II – Serrana, reforçando ainda mais a atuação da Corporação na Região Serrana do estado.
* Esta será uma obra muito importante para a população de Paraíba do Sul. A implantação do destacamento, que integra o Projeto Bombeiro 100%, iniciativa que tem como objetivo dotar todos os 92 municípios do estado com unidades operacionais do Corpo de Bombeiros, chega para garantir um atendimento mais rápido e eficiente aos moradores – destacou o coronel Tarciso Salles.
A obra é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Paraíba do Sul. O município é responsável pela cessão do terreno e pela construção das instalações, enquanto o CBMERJ ficará encarregado da alocação estratégica de efetivo, viaturas e equipamentos.
O destacamento contará com viaturas modernas, recém adquiridas, dentro do investimento histórico do Governo do Estado de quase R$ 1 bilhão na renovação e modernização da frota e dos equipamentos da Corporação.
Como parte da cerimônia, o prefeito Júlio Canelinha e o comandante-geral do CBMERJ assinaram o contrato de cooperação que formaliza o início das obras. Em seguida, foi realizado o descerramento da placa que simboliza a pedra fundamental do novo destacamento.
Foto: Fabrício Fraga /CBMER
QCG recebe a visita da imagem peregrina de São Sebastião
Momento de fé e devoção reforça valores como coragem, perseverança e a nobre missão de salvar vidas
O Quartel do Comando Geral (QCG) recebeu, nesta quinta-feira (15.01), a visita da imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. O momento foi marcado por oração, reflexão e fé, reunindo a tropa em um ato de devoção e fortalecimento espiritual.
Durante a cerimônia, que contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles e do Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta, foram elevadas preces pelos militares, pelos seus familiares e pela Corporação, que há 169 anos cumpre a nobre missão de “vidas alheias e riquezas salvar”. A solenidade destacou o reconhecimento à generosidade, ao compromisso e à dedicação de comandantes e comandados nos serviços prestados diariamente à população.
O Capelão do CBMERJ, Tenente-Coronel BM Wagner Toledo, ressaltou a importância histórica da imagem peregrina, destacando que se trata da única réplica da imagem oficial trazida por Estácio de Sá na fundação da cidade. Ao longo da história, episódios marcantes, como a Batalha de Canoas, reforçam a devoção do povo e a confiança na intercessão do padroeiro, em favor do Rio de Janeiro e de seus habitantes.
A celebração reforçou a profunda relação histórica entre São Sebastião e a cidade do Rio de Janeiro, cuja devoção marcou o desenvolvimento religioso da capital desde o período colonial, até os dias de hoje. Além disso, a mensagem transmitida à tropa, ressaltou valores essenciais à vida militar, como força, coragem, perseverança, espírito de união e vocação para o serviço. O momento contribuiu para o fortalecimento espiritual dos bombeiros, servindo como alicerce para o enfrentamento dos desafios diários da profissão e para o pleno cumprimento da missão institucional.
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ
Corpo de Bombeiros RJ inaugura posto móvel em Garatucaia e realiza simulado de resgate marítimo
Estrutura reforça a segurança de moradores e turistas durante a alta temporada em Angra dos Reis
Nesta quinta-feira (15.01), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro inaugurou o posto móvel de atendimento na Praia de Garatucaia, em Angra dos Reis, marcando o início oficial das ações preventivas e operacionais na região durante o período de maior fluxo turístico. A iniciativa tem como objetivo ampliar a proteção de banhistas, moradores e visitantes, com resposta mais rápida a ocorrências marítimas.
A cerimônia foi acompanhada da realização de um simulado de resgate marítimo, que demonstrou, na prática, a capacidade operacional disponibilizada para o atendimento de emergências no local. A ação envolveu técnicas de salvamento aquático e o emprego de equipamentos adequados para ocorrências em ambiente costeiro.
A instalação do posto móvel permite a presença permanente de bombeiros militares em um ponto estratégico da praia, garantindo maior agilidade no socorro e reforçando a prevenção de acidentes. A medida também contribui para a orientação da população sobre comportamentos seguros no mar.
O evento simboliza o início da atuação integrada do Corpo de Bombeiros com demais órgãos e instituições públicas durante a alta temporada, período historicamente marcado pelo aumento do número de visitantes na região da Costa Verde
Corpo de Bombeiros divulga plano de prevenção contra incêndio para camarotes da Marquês de Sapucaí
Fiscalização condiciona liberação à vistoria final e inclui novas exigências para ampliar controle de acesso e reduzir riscos
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) apresentou, nesta quarta-feira (14/01), o plano de prevenção contra incêndio voltado aos camarotes instalados na Marquês de Sapucaí para o Carnaval 2026. A iniciativa tem como principal objetivo reforçar a segurança do público, dos trabalhadores e das estruturas temporárias durante os desfiles.
Para obter autorização de funcionamento, os camarotes deverão cumprir normas técnicas e orientações específicas definidas pela corporação. As regras foram apresentadas durante reunião realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a presença de representantes de órgãos como Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público e Liesa.
A fiscalização será conduzida pelo CBMERJ, por meio da Diretoria-Geral de Diversões Públicas (DGDP). A liberação dos espaços estará condicionada à apresentação de toda a documentação exigida e à aprovação da corporação. As vistorias vão verificar, entre outros pontos, o pleno funcionamento dos sistemas de segurança contra incêndio e a manutenção das rotas de fuga totalmente desobstruídas.
A Marquês de Sapucaí recebe milhares de pessoas durante o Carnaval, o que exige planejamento rigoroso e atuação técnica especializada para garantir a segurança coletiva ao longo de todo o evento.
De acordo com o CBMERJ, as estruturas temporárias costumam ser finalizadas muito próximas da abertura oficial do Carnaval, o que demanda atuação integrada com os responsáveis técnicos para que as vistorias ocorram no momento adequado e a liberação seja concedida somente após a total conformidade com as normas de segurança.
— Em caso de não atendimento às exigências, a corporação poderá determinar a interdição pontual de áreas específicas até que as adequações sejam realizadas, sem prejuízo do funcionamento das demais áreas que estejam regulares — afirmou o coronel Tarciso Salles, comandante-geral do CBMERJ.
Entre as principais exigências está a obrigatoriedade da contratação de bombeiro profissional civil durante todo o período de funcionamento dos camarotes, por meio de empresa devidamente cadastrada junto ao CBMERJ, para espaços com área superior a 200 m². Também é obrigatória a instalação de dispositivos preventivos, como extintores de incêndio, sinalização adequada e iluminação de emergência.
Como medidas adicionais de prevenção e controle, o plano prevê ainda a instalação de catracas integradas a sistemas informatizados, facilitando o controle de acesso e a gestão de público, além do reforço de itens de proteção coletiva, como guarda-corpos, para reduzir riscos de quedas e exposição em áreas elevadas.
Documentação e capacidade máxima de público
Para a liberação do funcionamento, os responsáveis pelos camarotes deverão apresentar uma relação rigorosa de documentos, incluindo identificação do responsável legal e da empresa, comprovação de posse ou uso do espaço (contrato, cessão ou registro), ART ou RRT das estruturas, instalações elétricas, sistemas de som e iluminação, além das plantas do evento.
Também serão exigidos laudos técnicos específicos, como os referentes ao sistema de gás, ignifugação dos materiais, extintores de incêndio com selo do INMETRO e declaração do responsável legal atestando o cumprimento das normas de segurança.
A capacidade máxima de público em cada camarote será definida com base na área útil do espaço e na largura das saídas de emergência, seguindo critérios técnicos estabelecidos pelo CBMERJ para assegurar o escoamento rápido e seguro dos ocupantes em caso de emergência.
Projeto Bombeiro 100% fortalece a segurança no Litoral Norte Fluminense com inaugurações em Macaé e Rio das Ostras
Entregas da nova náutica do 9º GBM e de posto de guarda-vidas no DBM 2/9 ampliam a capacidade operacional do CBA V
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta quarta-feira (07/01), duas importantes inaugurações no Litoral Norte Fluminense, área pertencente ao Comando de Bombeiros de Área V (CBA V), reforçando a presença operacional da Corporação e o compromisso permanente com a prevenção e as atividades de salvamento marítimo.
Foram entregues a nova náutica do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (9º GBM), no município de Macaé, e o novo posto de guarda-vidas da Praia Boca da Barra, em Rio das Ostras, pertencente ao Destacamento de Bombeiro Militar (DBM 2/9).
A inauguração da nova náutica representa um marco significativo para o fortalecimento das ações de salvamento e prevenção na região. Concebida como uma estrutura estratégica de apoio ao serviço de guarda-vidas, a instalação amplia a capacidade operacional da Corporação, proporcionando melhores condições para o emprego de embarcações, maior agilidade na resposta às ocorrências marítimas e mais eficiência no monitoramento das áreas costeiras.
O novo espaço simboliza a integração entre infraestrutura, técnica e missão institucional, contribuindo diretamente para a segurança de banhistas, praticantes de atividades aquáticas e das comunidades litorâneas atendidas pelo 9º GBM.
Já em Rio das Ostras, a entrega do novo posto de guarda-vidas da Praia Boca da Barra reforça a presença do CBMERJ junto à comunidade local. Subordinado ao DBM 2/9, o posto passa a ser um ponto de apoio essencial para salvamentos e ações de orientação preventiva em uma área de grande circulação de banhistas, ampliando a sensação de segurança e promovendo o uso responsável das praias.
O local simboliza prevenção, prontidão e resposta rápida, refletindo o compromisso permanente dos guarda-vidas com a proteção das vidas no ambiente marítimo. O investimento realizado demonstra visão estratégica e respeito à população local e aos visitantes, consolidando o posto como referência de vigilância, confiança e serviço dedicado à sociedade.
Os eventos contaram com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Tarciso Filho; do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral, Coronel BM Sarmento; do Comandante do CBA V, Coronel BM Rodrigo Bastos; do Comandante do 9º GBM, Coronel BM Castilho; do Comandante do DBM 2/9, Major BM William; além dos prefeitos de Macaé e Rio das Ostras e demais autoridades locais.
As obras entregues foram promovidas pelo Comando da Corporação e geridas pela Diretoria-Geral de Engenharia, Arquitetura e Obras (DGEAO). As inaugurações reafirmam o compromisso do Governo do Estado e do CBMERJ em dotar as unidades operacionais de melhores condições de trabalho, garantindo respostas cada vez mais eficientes, rápidas e humanizadas à população.
— Essas entregas representam mais do que obras físicas. Elas simbolizam o cuidado com a tropa e com a população. Ao ampliarmos estrategicamente a capacidade operacional no litoral, com guarda-vidas 24 horas de plantão e novos equipamentos, como botes infláveis, motos aquáticas e barcos de alumínio, reforçamos nosso compromisso com a prevenção e a pronta resposta nos salvamentos marítimos, ressaltou o Comandante-Geral.
CBMERJ realiza aula inaugural do CCOS – Turma B
Solenidade marcou o início da formação destinada a oficiais administrativos e especialistas da Corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou nesta terça-feira (06.01), a aula inaugural do Curso de Capacitação ao Oficialato Superior (CCOS – Turma B), promovida pela Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM). O evento marcou o início de mais uma etapa fundamental na qualificação do Quadro de Oficiais Administrativos (QOA), e do Quadro de Oficiais Especialistas (QOE), que integrarão o círculo do oficialato superior da Corporação.
A cerimônia contou com a presença do Assessor Especial da Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC), Coronel BM Albino, acompanhado do Diretor-Geral de Ensino e Instrução, Coronel BM Lemos, e do Comandante da ESCBM, Coronel BM André Mathias, além dos instrutores do curso, e outros oficiais.
Criado por uma portaria do Comando-Geral, em agosto de 2002, e regulamentado em julho de 2003, o curso tem como objetivo habilitar oficiais dos quadros administrativos e especialistas para o desempenho das funções privativas do oficialato superior. Atualmente subordinado à Diretoria-Geral de Ensino e Instrução (DGEI), por meio da ESCBM, o curso é pré-requisito para o ingresso no círculo de oficiais superiores.
Ao longo de sua trajetória, o CCOS já formou mais de 200 oficiais, distribuídos em nove turmas, consolidando-se como um importante instrumento de valorização profissional e fortalecimento da gestão estratégica do CBMERJ.
Após a abertura oficial, os alunos participaram de uma importante palestra ministrada pelo Tenente-Coronel BM Sá, que abordou as perspectivas e os desafios do oficialato superior no âmbito dos quadros administrativo e especialista. A aula inaugural reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros com a excelência na formação de seus oficiais, contribuindo para o aprimoramento contínuo da Corporação, refletindo assim, na prestação de um serviço cada vez mais eficiente à população.
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ
Corpo de Bombeiros RJ inicia envio da Taxa de Incêndio 2026
Tributo é investido na aquisição de equipamentos de ponta que garantem a excelência da prestação de serviços à população
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) iniciou, nesta segunda-feira (05/01), o envio dos boletos da Taxa de Incêndio 2026. Os vencimentos referentes ao exercício de 2025 estão agendados entre os dias 05 e 11 de fevereiro. Os valores do tributo variam entre R$ 44,66 (para imóveis com até 50 metros quadrados de área construída) e R$ 2.678,79 (bens não-residenciais com mais de mil metros quadrados). As cobranças serão enviadas pelos Correios.
O contribuinte que desejar se antecipar pode acessar o site do FUNESBOM (http://www.funesbom.rj.gov.br/) e emitir o boleto informando o número CBMERJ, a inscrição predial do IPTU ou o CPF — neste caso, mediante autenticação pela plataforma Gov.br. A segunda via também pode ser obtida pelo aplicativo 193RJ, disponível para Android e iOS, com as mesmas opções de consulta. Esses canais permanecem disponíveis inclusive para quem não receber a guia até cinco dias antes do vencimento.
Recursos
Os recursos são aplicados no reequipamento operacional de materiais e viaturas de prevenção e combate a incêndios, socorro e emergência em vias públicas, busca e salvamento terrestre, aéreo e marítimo, na capacitação e atualização de recursos humanos do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, sempre visando à melhoria da prestação de serviços à população.
– O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) investe permanentemente na renovação da sua frota e na aquisição de equipamentos de ponta obtidos com recursos da Taxa de Incêndio. É um tributo indispensável que permite modernizar e ampliar a capacidade operacional da corporação ano após ano – disse o secretário de Estado e Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
Isenção
Conforme prevê a legislação vigente, ficam isentos do pagamento da taxa os aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física proprietários ou locatários de apenas um imóvel residencial no Estado do Rio de Janeiro, medindo até 120 (cento e vinte) metros quadrados, e que recebam proventos ou pensão de até 5 (cinco) salários mínimos; além de igrejas e templos de qualquer culto. A isenção, porém, não é automática. O beneficiário precisa apresentar a documentação necessária que comprove os requisitos acima estabelecidos em um dos 63 postos de atendimento do Funesbom.
Vale ressaltar que a taxa de incêndio é um tributo legal, declarado constitucional pela decisão do STF.
Inscrições abertas para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros RJ
Concurso oferece 50 vagas e inclui nova etapa com teste de habilidades específicas
O Governo do Estado do Rio de Janeiro abre, nesta terça-feira (06.01), as inscrições do edital do novo concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Ao todo, são 50 vagas para Oficial Combatente, responsável por liderar equipes, coordenar operações e planejar ações estratégicas de prevenção e resposta a emergências em todo o estado.
Durante o curso, o aluno recebe vencimentos iniciais de R$ 4.227,16. Após os quatro anos de formação, o aspirante passa a ter remuneração bruta de aproximadamente R$ 9.313,32.
A Primeira Fase do concurso será composta por Prova Objetiva, com 80 questões, e Redação, ambas aplicadas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no dia 8 de fevereiro de 2026.
A Segunda Fase, organizada pelo próprio CBMERJ, este ano conta com uma novidade. Além do Teste de Aptidão Física (TAF), do Exame Documental, da Inspeção de Saúde e da Pesquisa Social, o candidato realizará um Teste de Habilidades Específicas (THE), com subida em corda lisa, transposição de muro, transposição de trilho baixo e passagem por ambiente confinado.
As inscrições estão abertas até 18 de janeiro de 2026. Para concorrer, o candidato deve ter nacionalidade brasileira, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, possuir ensino médio completo, ter 18 anos na data da matrícula e não ter cometido atos contrários aos valores institucionais do Corpo de Bombeiros.
Projeto Botinho 2026: Corpo de Bombeiros RJ abre inscrições neste domingo
Interessados devem acessar o site http://www.botinho.cbmerj.rj.gov.br a partir das 9h do dia 4 de janeiro
A mais tradicional colônia de férias gratuita da América Latina abre inscrições neste domingo, 4 de janeiro, a partir das 9h. O Projeto Botinho 2026, uma parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) com o Sesc-RJ, vai oferecer 5 mil vagas para crianças e jovens de 7 a 17 anos.
As atividades acontecem entre os dias 21 e 30 de janeiro, das 8h às 11h, em 29 praias fluminenses. Reconhecido nacional e internacionalmente, o projeto é referência na formação de jovens cidadãos mais conscientes e preparados para agir com responsabilidade e segurança no ambiente aquático.
Durante o período, os participantes realizam exercícios físicos na areia, recebem orientações sobre as condições do mar, noções de primeiros socorros e educação ambiental. As ações são direcionadas à interação social e à prevenção de afogamentos, reforçando a cultura de autoproteção desde a infância.
Os alunos são organizados em três turmas: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos). Ao final do projeto, todos os participantes recebem certificado de conclusão.
Inscrição on-line
As inscrições devem ser feitas individualmente, de forma on-line, por meio do site http://www.botinho.cbmerj.rj.gov.br, a partir das 9h do dia 4 de janeiro. No ato da inscrição, os responsáveis legais devem preencher a ficha com os dados do menor e selecionar o polo (praia) de interesse.
Após o cadastro, os inscritos receberão, em até 24 horas, um e-mail de confirmação com orientações para a entrega presencial de documentos, como atestado médico, em período a ser informado. Essa etapa é obrigatória para a efetivação da vaga.
– O Botinho é um projeto que salva vidas. É uma iniciativa estratégica de conscientização das novas gerações. As crianças e os jovens aprendem e levam esse conhecimento para casa, tornando-se multiplicadores da mensagem de prevenção a afogamentos e preservação do meio ambiente”, destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
Entrega de documentos
O responsável legal do candidato que recebeu o e-mail de confirmação da inscrição deverá comparecer nos locais determinados pela Organização de Bombeiro Militar (OBM) do CBMERJ pretendida para a entrega presencial dos documentos, nas seguintes datas e horários:
Matrícula: 16 a 19 de janeiro/2026*
Horário: 08h às 15h (16/01/2026 e 19/01/2026)
Horário: 08h às 12h (17/01/2026 e 18/01/2026)
Listagem de Documentos:
* Cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade com foto;
* Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
* 02 (duas) Fotos 3×4;
* Atestado Médico (para fins de atividade física);
* Comprovante de Residência;
* Cópia da Carteira de Identidade com foto do Responsável;
* Cópia do CPF do Responsável;
* Ficha de Inscrição preenchida, https://x.gd/AoYyB e Autorização de saída desacompanhado preenchida: https://x.gd/86ih4.
Locais de instrução: https://www.cbmerj.rj.gov.br/projeto-botinho-2026-corpo-de-bombeiros-rj-abre-inscricoes-neste-domingo/
Polos / Locais de aula
O Projeto Botinho 2026 atende todo o Estado do Rio de Janeiro. Confira os polos disponíveis em cada região:
1º GMar – Botafogo
Aula: Praia do Flamengo (em frente ao Posto 02)
2° GMAR – Barra da Tijuca
Aula: Praia da Barra da Tijuca (Av. do Pepê, em frente ao Posto 2)
DBM 2/M – Piscinão de Ramos
Aula: Piscinão de Ramos (em frente ao quartel)
DBM 1/M – Paquetá
Aula: Praia da Moreninha
DBM 3/M – Recreio dos Bandeirantes
Aula: Praia do Recreio (Posto 12 – Praça Tim Maia)
DBM 4/M – Barra de Guaratiba
Aula: Estrada Roberto Burle Marx, nº 9.140 – Marambaia – Barra de Guaratiba
DBM 5/M – Sepetiba
Aula: Vila Olímpica Dr Sócrates (Rua Bidú Sayão, nº 08 – Pedra de Guaratiba)
3º GMar – Copacabana
Aula: Praia de Copacabana (Posto 06 – ao lado da Colônia de Pescadores)
Aula: Praia de São Conrado em frente ao Posto 13
4º GMar – Itaipu
Aula: Praia de Itaipu (Praça Doutor Viçoso Jardim – Itaipu)
Aula: Praia de Piratininga – (Av. Almirante Tamandaré, em frente ao nº 97)
Aula: Praia de Itaipuaçu – (Av. Beira Mar, s/nº, próximo à Rua 1)
Aula: Praia de Ponta Negra – (Av. Litorânea, s/ nº, Canto)
5º GBM – Campos dos Goytacazes
Aula: Praia de Farol de São Tomé
DBM 3/5 – São João da Barra
Aula: Praia de Atafona
9º GBM – Macaé
Aula: Praia de Cavaleiros (Av. Atlântica, s/n – em frente ao Posto 2 Cavalheiro)
Aula:: Praia do Bosque (ao lado das quadras de vôlei)
10º GBM – Angra dos Reis
Aula: Praia Grande (Estrada do Contorno / depois do Colégio Naval)
DBM 2/10 – Ilha Grande
Aula: Praia do Abraão (Ilha Grande)
DBM 4/10 – Mangaratiba
Aula: Praia do Saco (Av. Rio de Janeiro, Mangaratiba)
18º GBM – Cabo Frio
Aula: Praia do Forte (Av. do Contorno – em frente à Praça das Águas)
Aula: Praia de Santo Antônio (Av. Beira Mar – em frente ao posto GV)
Aula: Praia Grande (Praça Flávia Alessandra – Av Hermes Barcelos, s/n – Arraial do Cabo
DBM 1/18 – São Pedro da Aldeia
Aula: Praia do Centro São Pedro da Aldeia (em frente a Rodoviária
DBM 2/18 – Armação dos Búzios
Aula: Praia de Geribá (Praia de Geribá, canto direito)
19º GBM – Ilha do Governador
Aula: Praia da Bica
DBM 1/26 – Mambucaba
Aula: Praia de Mambucaba (Av. Brasil, s/n, Vila Residencial de Mambucaba, em frente ao posto de guarda-vidas)
27º GBM – Araruama
Aula: Praia Seca (Av. Colombo, 1798 – Praia do Dentinho, Praia Seca)
26º GBM – Paraty
Aula: Praia do Jabaquara s/n (Início da praia, canto direito)
DBM 1/27 – Saquarema
Aula: Barra Franca de Saquarema (Próximo a Rua Virgínia Marins Pessoa e ao Posto de Guarda-Vidas da Barrinha
Corpo de Bombeiros inaugura novo Destacamento no município de Miracema
Unidade integra o projeto Bombeiro 100% e amplia o poder operacional da Corporação no interior do estado
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inaugurou, nesta segunda-Feira (29.12), o novo Destacamento de Bombeiro Militar 6/21, no município de Miracema, fortalecendo assim a capacidade de resposta a emergências na região. A unidade é a 119ª do estado e faz parte do 21º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), em Itaperuna. Com a sua instalação, a Corporação chega à marca do 63º município a contar com uma unidade do CBMERJ, que segue firme, avançando com o Projeto Bombeiro 100%. A ação tem como objetivo garantir o poder operacional da Corporação, em todos os 92 municípios fluminenses. Atualmente, a presença do Corpo de Bombeiros corresponde a aproximadamente 68,5% dos municípios.
O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Tarciso Salles; do Comandante do CBA IV, Coronel BM Barcelos; do Comandante do 21º GBM, Tenente-Coronel BM Peleteiro; da Prefeita de Miracema, Alessandra Freire, além de outras autoridades locais.
Representando um importante avanço para a segurança da população, a nova unidade vai ampliar a cobertura dos serviços de socorro e emergência, reduzindo assim, o tempo resposta em ocorrências. O destacamento é o resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, o CBMERJ e a Prefeitura Municipal de Miracema, reforçando o compromisso em conjunto para salvaguardar vidas e patrimônios.
A iniciativa faz parte de um amplo processo de modernização, renovação e ampliação da frota, de materiais e de equipamentos operacionais promovido pelo Governo do Estado, considerado o maior investimento da história do CBMERJ. O aporte contempla unidades operacionais e administrativas, responsáveis pelo atendimento direto à população e pelo suporte às demandas internas da Corporação.
Com essa entrega, o CBMERJ amplia seu poder operacional no interior do estado e reforça o compromisso permanente com a proteção da vida, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados pela Corporação. A nova unidade representa não apenas mais estrutura e tecnologia, mas também a presença diária de Bombeiros sempre prontos para servir e salvar, garantindo mais segurança, agilidade no atendimento e tranquilidade para a população de Miracema e de toda a região.
CBMERJ dá início a Operação Verão e reforça segurança nas praias de todo estado
Operação Verão mobiliza guarda-vidas, postos móveis, tecnologia de ponta e investimento superior a R$ 23 milhões visando garantir tranquilidade aos banhistas
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) deu início, nesta sexta-feira (19.12), à Operação Verão, considerada a maior ação de prevenção de afogamentos realizada ao longo de toda a orla marítima fluminense. A iniciativa marca o esforço máximo da corporação para a proteção da vida durante o período de férias e calor intenso, quando há aumento expressivo da população nas regiões litorâneas do estado.
-A Operação Verão representa o compromisso permanente do Corpo de Bombeiros com a preservação da vida. Estamos falando de uma atuação robusta, planejada e integrada, voltada à prevenção, à pronta resposta e à segurança de milhares de pessoas que frequentam as praias do nosso estado – destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Cel BM Tarciso Salles.
Com planejamento criterioso e emprego racional de recursos humanos e materiais, a operação tem como foco a prevenção ativa, a resposta rápida às emergências e a garantia da segurança de moradores e turistas. O CBMERJ estará presente de forma contínua em toda a costa do estado, por meio de seus Grupamentos Marítimos e unidades com serviço de salvamento marítimo.
Ao longo das praias fluminenses, guarda-vidas atuarão estrategicamente distribuídos, com postos ativados, viaturas, embarcações e estruturas operacionais plenamente capacitadas para o atendimento eficiente e imediato das ocorrências. O trabalho dos militares envolve o monitoramento constante das condições do mar, a orientação aos banhistas, a sinalização de áreas de risco e a intervenção rápida sempre que necessário.
Segundo o Comandante-Geral, cada guarda-vidas empregado nesta operação desempenha um papel essencial. A presença ostensiva, aliada à orientação preventiva, salva vidas antes mesmo que o acidente aconteça.
Postos móveis ampliam capacidade de resposta
Uma das principais inovações da edição 2025/2026 da Operação Verão é a implantação de 38 postos móveis de salvamento, distribuídos estrategicamente em pontos de maior necessidade em todo o estado. As estruturas ampliam significativamente a capacidade operacional do CBMERJ, oferecendo maior mobilidade, flexibilidade e adaptação às variações de público e às condições ambientais.
-Os postos móveis representam um avanço importante, pois permitem uma resposta mais rápida e dinâmica, acompanhando o fluxo de banhistas e as mudanças nas condições do mar, fortalecendo ainda mais a atuação preventiva da corporação – afirmou o Comandante-Geral.
Investimento em tecnologia e equipamentos
Reafirmando o compromisso com a excelência no serviço público, o Governo do Estado investiu, somente em 2025, mais de R$ 23 milhões em recursos de última geração voltados à segurança no mar. O investimento possibilitou a aquisição de drones com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, além de modernos equipamentos de mergulho, resgate e proteção individual para os guarda-vidas, além da revitalização das unidades de bombeiro militar que possuem o serviço de salvamento marítimo.
De acordo com o Comandante-Geral, esse investimento traduz a prioridade que o Governo do Estado confere à segurança da população. Equipamentos modernos ampliam a capacidade operacional, aumentam a segurança dos nossos militares e resultam em um atendimento mais eficiente à sociedade.
Estrutura reforçada e integração institucional
Como parte do fortalecimento da estrutura operacional, o CBMERJ prevê a entrega à população das novas instalações do 2º Grupamento Marítimo, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que passou por obras de revitalização para garantir melhores condições de trabalho aos militares e um atendimento ainda mais eficaz.
A Operação Verão também se destaca pelo reforço das ações de comando, controle e coordenação, pela ampliação do efetivo empregado, pela otimização dos meios disponíveis e pela intensificação das campanhas educativas.
-A redução de acidentes passa, necessariamente, pela prevenção e pela conscientização da população. Por isso, além da presença operacional, investimos fortemente em ações educativas ao longo de todo o verão- ressaltou o Cel BM Tarciso Salles.
Outro ponto fundamental é a integração com órgãos estaduais, municipais e federais, assegurando maior eficiência, agilidade nas respostas e alinhamento estratégico das ações desenvolvidas ao longo do litoral fluminense.
Compromisso com a vida
A Operação Verão reafirma os valores que norteiam o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro: disciplina, profissionalismo, espírito de missão e respeito absoluto à vida humana.
Encerrando, o Comandante-Geral enfatizou ao dizer que cada guarda-vidas simboliza a confiança da sociedade no Corpo de Bombeiros. O objetivo é que este verão seja marcado pela segurança, pela prevenção e, sobretudo, pela preservação de vidas em todo o litoral fluminense.
Foto: Fabrício Fraga
CBMERJ avança em parceria para fortalecimento da saúde mental dos bombeiros
A iniciativa chega para garantir um cuidado cada vez mais humanizado e especializado aos profissionais
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) deu mais um passo importante na ampliação da assistência à saúde mental de seus militares. No dia 11 de dezembro, representantes da Corporação realizaram uma visita técnica ao Setor de Psiquiatria do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), com o objetivo de alinhar a criação de protocolos de atendimento voltados aos bombeiros militares e seus dependentes.
A iniciativa integra o Programa de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos Agentes de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, que busca a conjugação de esforços entre instituições para garantir um cuidado cada vez mais humanizado e especializado aos profissionais que atuam na linha de frente do serviço público.
Representando o CBMERJ, estiveram presentes a major BM médica Cyntia, da Chefia de Gabinete, e a capitã BM enfermeira Evelyn Alecrim, da Superintendência de Saúde (SUSAU), pontos focais da Corporação para o desenvolvimento da parceria.
As oficiais foram recebidas na unidade pela Dra. Priscilla, médica responsável pela direção técnica do hospital; pela Dra. Bárbara, chefe do setor de Psiquiatria; pela supervisora da Psicologia, Dra. Alessandra; e pelo analista de Comunicação e Marketing da unidade, Bruno Goulart.
Durante o encontro, foram discutidos fluxos e diretrizes para a oferta de atendimentos nas especialidades de Psiquiatria e Psicologia, reforçando o compromisso conjunto com a promoção da saúde mental e o bem-estar dos bombeiros militares.
Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, a parceria representa um avanço estratégico na valorização do efetivo.
- Cuidar da saúde mental dos nossos bombeiros é uma prioridade institucional. Parcerias como essa fortalecem nossa rede de apoio e garantem que esses profissionais, que diariamente cuidam da população, também recebam acolhimento, atenção especializada e qualidade de vida – destacou o coronel.
CBMERJ entrega obras e amplia serviços de saúde em Campos dos Goytacazes
Revitalização de unidades inclui centro quimioterápico e novos investimentos em diagnósticos e odontologia
A solenidade realizada na manhã desta terça-feira (16.12), em Campos dos Goytacazes, marcou a entrega das obras de revitalização e ampliação da 4ª Policlínica e da 7ª Odontoclínica Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). O evento também oficializou a inauguração de novos serviços e estruturas voltadas ao fortalecimento do atendimento em saúde aos bombeiros militares e seus dependentes.
A inauguração do Centro Quimioterápico para tratamento oncológico foi uma das principais entregas, agora o local passa a atender bombeiros militares e familiares das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Antes, o serviço era oferecido exclusivamente na capital e a nova unidade representa um avanço significativo na descentralização do atendimento especializado.
A 4ª Policlínica também passou a contar com uma sala exclusiva para diagnósticos cardíacos, ampliando a oferta de exames especializados. Além disso, está prevista para 2026 a entrada em funcionamento de um equipamento de tomografia computadorizada, que irá agilizar e qualificar os diagnósticos por imagem.
Na área de saúde bucal, a ampliação da 7ª Odontoclínica Militar possibilitou a criação de um novo consultório odontológico, ampliando a capacidade de atendimento. Para o próximo ano, está prevista a ativação do serviço de raio-x panorâmico, que contribuirá para diagnósticos mais precisos e intervenções mais eficientes.
A cerimônia contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles, além do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral, Coronel Luciano Sarmento, e do Subsecretário de Gestão Operacional da Defesa Civil, Coronel Charbio Guijarro.
Também participaram do evento as diretoras-gerais de Saúde, Coronel Aline Oliveira, e de Odontologia, Coronel Sandra Cristina, além dos comandantes e diretores das unidades envolvidas, autoridades militares da região, profissionais de saúde e ex-diretores da Policlínica.
Foto: Fabrício Fraga
CBMERJ realiza evento “Mutirão Down” no 10° GBM
Iniciativa voltada à inclusão social e à saúde contou com apoio da Unidade e parceria com a Secretaria Municipal de Saúde
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do 10º Grupamento de Bombeiro Militar (10º GBM), em Angra dos Reis, apoiou a realização do evento “Mutirão Down”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Área Técnica de Doenças Raras.
O evento foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro, e foi voltado para a comunidade e as famílias de pessoas com Síndrome de Down, reunindo ações direcionadas à saúde, à informação e à promoção da inclusão social de pessoas com a síndrome, no município.
Como parte do apoio institucional, o CBMERJ participou da programação com palestras sobre o exercício da profissão de bombeiro militar, no auditório do 10º GBM, além de promover instruções de combate a incêndio, nas quais as crianças participaram ativamente ao lado dos bombeiros. Durante a atividade, muitas delas vestiram a farda da Corporação, vivenciando de forma lúdica e educativa o dia a dia da profissão.
Reconhecido pela sua atuação em ações sociais e comunitárias, o Corpo de Bombeiros reforçou, mais uma vez, seu compromisso com iniciativas que promovem cidadania, inclusão e qualidade de vida, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.
A parceria entre o CBMERJ e a Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis evidencia a importância da integração entre instituições para o sucesso de ações voltadas ao bem-estar da população e à construção de uma sociedade mais inclusiva.
Corpo de Bombeiros do RJ realiza formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais
Ao todo 72 militares concluíram o curso com chancela da Fundação Getúlio Vargas
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou a cerimônia de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), correspondente ao MBA Executivo em Gestão Operacional nas Organizações, com chancela da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A solenidade marcou a diplomação de militares do Quadro de Oficiais Combatentes e do Quadro de Oficiais da Saúde, reforçando o compromisso da Corporação com a qualificação profissional, a excelência acadêmica e o fortalecimento da gestão pública.
A cerimônia contou com a presença do Subsecretário de Gestão Operacional da SEDEC, Cel Guijarro, acompanhado do subdiretor-geral de Ensino e Instrução, Cel Suassuna, e do comandante da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM), coronel BM André Mathias, que destacou em seu discurso a importância do aperfeiçoamento contínuo dos oficiais como ferramenta estratégica para o fortalecimento da liderança, da tomada de decisão e da eficiência operacional da Corporação.
Outro momento de destaque foi a homenagem aos oficiais palestrantes, instrutores e avaliadores das bancas examinadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), em reconhecimento à contribuição técnica e acadêmica prestada ao longo do ano letivo de 2025.
A solenidade contou ainda com as palavras dos oradores das turmas, representados pelo Cap BM Lucas Monnerat (CAO/QOC) e pela Cap BM Flavia Tuzzato Capdeville (CAO/QOS), que ressaltaram a importância da união, da superação e do aprendizado compartilhado ao longo do curso.
Os formandos prestaram homenagens aos paraninfos das turmas: o tenente-coronel BM Corato, paraninfo do CAO/QOC, e o coronel BM Paulo Costa, paraninfo do CAO/QOS, que destacaram a responsabilidade e o compromisso dos oficiais concludentes com a missão institucional do CBMERJ.
Representando a Fundação Getulio Vargas, o professor André Vidal ressaltou a relevância da parceria com o CBMERJ e a qualidade acadêmica do curso, voltado à formação de líderes preparados para os desafios da administração pública e da atividade operacional.
– O aperfeiçoamento dos nossos oficiais é um investimento direto na qualidade da gestão e na capacidade operacional da Corporação, refletindo positivamente no serviço prestado à sociedade fluminense – declarou o Cel BM Guijarro, encerrando a solenidade.
Fotos: Fabrício Fraga
Corpo de Bombeiros RJ inaugura quartel em Paty do Alferes e amplia cobertura operacional no estado
Nova unidade integra o projeto Bombeiro 100% e reforça o atendimento no Centro-Sul Fluminense
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inaugurou, nesta segunda-feira (15.12), uma nova unidade operacional no município de Paty do Alferes, ampliando a presença da corporação no interior do estado. A iniciativa reforça a capacidade de resposta a emergências e amplia a cobertura de atendimento à população da região.
A unidade é a 118ª organização operacional do CBMERJ em todo o território fluminense e a 12ª instalada na região. O novo quartel integra o projeto Bombeiro 100%, considerado inovador no país, que tem como objetivo garantir a presença de ao menos uma unidade operacional de bombeiros militares em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro
O destacamento, identificado como DBM 4/29, foi viabilizado por meio de parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Paty do Alferes. O modelo de cooperação institucional possibilitou a implantação da unidade de forma estratégica, alinhada às necessidades locais.
As instalações foram projetadas para atender plenamente às demandas operacionais dos bombeiros militares, oferecendo condições adequadas de trabalho e prontidão. A estrutura permitirá o atendimento eficiente às ocorrências de emergência, beneficiando diretamente a população do município e do entorno.
— A inauguração do quartel de Paty do Alferes representa um avanço concreto na política de interiorização e fortalecimento do Corpo de Bombeiros no estado do Rio de Janeiro. Com esta unidade, ampliamos a cobertura operacional no Centro-Sul Fluminense, reduzimos o tempo de resposta às emergências e garantimos mais segurança à população. Esse é mais um passo do projeto Bombeiro 100%. – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
A inauguração do quartel também está inserida no processo de modernização do CBMERJ, que vem promovendo a maior renovação e ampliação de frota e equipamentos de sua história. Para a nova unidade, estão sendo disponibilizados materiais, viaturas e equipamentos modernos voltados às atividades de salvamento e combate a incêndio.
Anteriormente, o projeto Bombeiro 100% já havia inaugurado dois quartéis: um em São Francisco de Itabapoana e outro em Farol de São Thomé. A Corporação pretende estar presente em todos os municípios do estado.
Fotos: Fabrício Fraga
Delegação da Província de Hubei visita o Comando-Geral e fortalece cooperação internacional com o CBMERJ
Encontro marca assinatura de Memorando de Intercâmbio Amigável voltado ao aprimoramento da gestão de emergências, tecnologias de alerta e ações de Defesa Civil
A Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro receberam, na manhã desta sextata-feira (12), a delegação oficial da Província de Hubei, uma das regiões mais estratégicas da República Popular da China. O encontro que aconteceu no Quartel do Comando-Geral reforçou a aproximação institucional entre os governos fluminense e chinês.
Localizada no centro da China e com mais de 60 milhões de habitantes, Hubei é reconhecida mundialmente como referência em tecnologia, logística, manufatura avançada e, especialmente, em sistemas de alerta precoce e gestão integrada de emergências. Sua capital, Wuhan, é considerada um polo global de inovação aplicada à gestão de riscos e desastres.
Durante a agenda, foi assinado um Memorando de Intercâmbio Amigável, documento que consolida o compromisso de cooperação entre as instituições. O acordo prevê o compartilhamento de experiências em resposta a emergências, tecnologias de monitoramento e alerta, programas de capacitação, treinamentos conjuntos, visitas técnicas, além do desenvolvimento de protocolos de coordenação e boas práticas para prevenção e mitigação de desastres.
A delegação chinesa foi composta por Xu Guangming, Diretor-Geral do Escritório Provincial de Mobilização de Defesa de Hubei; Zhang Bo, Diretor do Escritório de Mobilização de Defesa da cidade de Shiyan; e Yue Weiguo, Diretor do Escritório de Mobilização de Defesa da cidade de Xiaogan.
A visita integra ainda uma estratégia mais ampla de aproximação sino-brasileira, articulada pelo CLAC, portal oficial de cooperação entre China, América Latina e Caribe, e pela Nova Jornada, entidade responsável por promover conexões entre o Estado do Rio de Janeiro e oportunidades econômicas, tecnológicas e institucionais do país asiático.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro com inovação, fortalecimento institucional e desenvolvimento sustentável. Além disso, consolida laços estratégicos voltados à proteção da população e à modernização da gestão de riscos e desastres, ampliando o alcance das políticas públicas de segurança e Defesa Civil.
Fotos: Ricardo Cassiano
CBMERJ lança a Revista Científica Soldado do Fogo e inaugura nova era de pesquisa e inovação
Publicação consolida a produção de conhecimento técnico e científico da Corporação, ampliando o acesso a estudos voltados à segurança, salvamento e defesa civil
A Revista Científica Soldado do Fogo marca um capítulo histórico no fortalecimento da pesquisa, inovação e produção de conhecimento técnico no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Criada por meio da Portaria nº 1.303, de 27 de agosto de 2025, a revista institucional nasce como um canal dedicado à publicação de artigos técnicos, científicos e operacionais que refletem o compromisso contínuo da corporação com a excelência profissional e o avanço das práticas de segurança, salvamento e defesa civil. A iniciativa representa um grande anseio institucional que agora se torna realidade, reforçando o papel do CBMERJ como referência em pesquisa aplicada e compromisso com a sociedade fluminense.
A edição de lançamento da Soldado do Fogo reúne contribuições de militares e especialistas que abordam temas pertinentes às múltiplas áreas de atuação da Corporação. Com um formato acessível e pautado pela qualidade metodológica, a revista busca promover o intercâmbio de experiências, incentivar a produção de evidências científicas e ampliar a visibilidade do conhecimento técnico produzido internamente. Ao consolidar um ambiente editorial estruturado, com diretrizes claras de submissão e revisão, o CBMERJ fortalece a cultura de estudo e inovação entre seus integrantes, valorizando a análise crítica e a reflexão técnica como ferramentas essenciais para o desenvolvimento institucional.
A publicação está disponível no Portal CBMERJ, oferecendo à comunidade acadêmica, aos profissionais de segurança pública e ao público em geral acesso gratuito a conteúdos que elevam o padrão do debate técnico-científico no Brasil. O lançamento da Revista Científica Soldado do Fogo não apenas celebra conquistas intelectuais da tropa, mas também reafirma o compromisso da Corporação com a transformação do conhecimento em ações que salvam vidas e protegem patrimônio. Essa iniciativa reforça, mais uma vez, que o CBMERJ segue firme em sua missão de Vida Alheia e Riquezas Salvar
Alunos da Escola Municipal Vitor Meireles têm tarde especial com o Projeto Bravos Anjos
Iniciativa reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros em formar jovens mais responsáveis e preparados em um momento de emergência
Os alunos da Escola Municipal Vitor Meireles, na Taquara, viveram uma tarde diferente e cheia de aprendizado nesta sexta-feira (12). O Projeto Bravos Anjos, conduzido pela CB Nathalia Lamego e pelo Sgt Marcelo Cozzolino, levou conhecimento e encantamento às crianças e adolescentes, que participaram de atividades práticas e interativas com o Corpo de Bombeiros.
A ação tem como objetivo aproximar os militares da comunidade escolar, compartilhando ensinamentos essenciais sobre primeiros socorros, prevenção de incêndios e como agir diante de situações de emergência. Com uma linguagem acessível e atividades lúdicas, a iniciativa reforça a importância da preparação e da consciência preventiva desde cedo.
Cerca de 100 alunos, entre 7 e 14 anos participaram das atividades na escola que acolhe cerca de 350 alunos no período da tarde, sendo a grande parte moradores de comunidades da região. Alguns chegaram a se emocionar com a presença dos bombeiros, e a grande surpresa deles foi saber que a CB Nathália Lamego, estudou durante a infância naquela mesma escola, e os incentivou a não desistirem de seus sonhos. Antes de encerrar as atividades, os estudantes puderam vestir a roupa de aproximação e capacete usado pelos militares quando estão em ação. O momento foi registrado em fotos pelas professoras. A iniciativa reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros em formar jovens mais responsáveis e preparados para ajudar a salvar vidas.
CBMERJ realiza solenidade de outorga da Medalha Ordem do Mérito de Bombeiro Militar
Honraria é destinada a personalidades civis e militares que fortalecem a história, os valores e a missão da Corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, nesta quarta-feira (10.12), a solenidade de outorga da medalha Ordem do Mérito de Bombeiro Militar – Grau “Grande Oficial”, uma das mais altas honrarias concedidas pela Corporação. A condecoração homenageia personalidades civis e militares que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao fortalecimento da Instituição, resgatando os tradicionais títulos de nobreza que reconhecem contribuições notáveis à história e à missão do Corpo de Bombeiros.
O evento foi realizado no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral (QCG) e contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Tarciso Salles; do Subsecretário de Gestão Operacional da SEDEC, Coronel BM Guijarro; do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral, Coronel BM Sarmento; do Assessor Especial da SEDEC, Coronel BM Albino; do Chefe de Gabinete Coronel BM Chrizantho, entre outros oficiais e praças da Corporação.
O Governador Cláudio Castro, Grão-Mestre da Ordem do Mérito de Bombeiro Militar, admitiu no quadro suplementar da Ordem, no Grau “Grande Oficial”, o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Antonio José Campos Moreira, que foi condecorado com a medalha, pelo Comandante-Geral, Coronel BM Tarciso Salles. Durante o ato, o agraciado levou a mão direita ao peito, em gesto de respeito e reconhecimento pela comenda recebida.
Após a entrega da medalha, encerrando o evento, o Procurador-Geral de Justiça fez uso da palavra, agradecendo a homenagem e reforçando o seu compromisso institucional e permanente com o serviço público e com o Corpo de Bombeiros. Dessa forma, o CBMERJ reafirma sua missão de reconhecer aqueles que ajudam a construir todos os dias, uma história de coragem, humanidade, lealdade e dedicação à vida, em prol da sociedade fluminense.
Fotos: Ricardo Cassiano
CBMERJ celebra formatura de nova turma do Curso de Tripulante Operacional
Capacitação forma profissionais para operações aéreas de salvamento e missões aeromédicas
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta terça-feira (09.10), a formatura de mais uma turma do Curso de Tripulante Operacional (CTO). Criado em 2010, o curso é uma especialização da Corporação voltada à atuação em operações aéreas de salvamento e apoio aeromédico, realizadas pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA).
A formação surgiu da necessidade de padronizar procedimentos e aprimorar a capacitação técnica dos militares que, no início das operações com aeronaves de asas rotativas, recebiam treinamento oferecido pela Polícia Civil. Com a criação do CTO, o CBMERJ passou a contar com uma grade curricular própria e alinhada às demandas específicas das missões desempenhadas pelo GOA.
O curso habilita médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e especialistas em salvamento no mar, em montanha e em altura. A conclusão com aproveitamento é uma das exigências para o desempenho das funções de tripulante operacional, que exige alto nível de preparo técnico, física e mental. Durante a formação, são avaliados também atributos comportamentais essenciais para atuação em cenários complexos.
A grade curricular inclui disciplinas como salvamento em altura, salvamento em montanha, salvamento aquático, conhecimentos técnicos de aeronaves, navegação aérea e terrestre, regulamentos aeronáuticos, segurança de voo, Crew Resource Management (CRM), Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), atendimento pré-hospitalar e medicina de aviação. Doutrina operacional e outras temáticas complementam o conteúdo.
Fotos: Fabrício Fraga
CBMERJ realiza formatura da 5ª turma do COIGE
Capacitação prepara militares para atuação em eventos de grande público, reforçando a doutrina da prevenção
Na última terça-feira (09.12), o CBMERJ realizou a solenidade de formatura da 5ª turma do Curso de Operações Integradas em Grandes Eventos (COIGE). A cerimônia contou com a presença do Diretor de Instrução, Coronel BM Marcus e do Diretor-Geral de Diversões Públicas, Coronel BM Luz, além de convidados e familiares dos formandos.
Criado em 12 de novembro de 2015, o COIGE surgiu com o propósito de aperfeiçoar Bombeiros Militares e Agentes de Segurança envolvidos nas grandes operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos-Rio 2016. A iniciativa foi resultado de um convênio entre a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE) da época, e a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC).
Desde então, o curso vem se consolidando como referência na capacitação voltada à coordenação e atuação, em eventos de grande público. As instruções contemplam conteúdos teóricos e simulados práticos realizados em importantes instalações da capital, como o Sambódromo, o Maracanã, o Parque Olímpico e o Estádio Nilton Santos.
O COIGE habilita oficiais e praças do CBMERJ, além de integrantes de outros órgãos, para atuarem em funções estratégicas, priorizando a doutrina de prevenção e a integração entre diversas frentes de segurança. Até o momento, o curso contabiliza quatro turmas formadas, totalizando 2.534 militares especializados.
Após nove anos desde a última edição, a capacitação retomou suas atividades em 2025, mantendo o formato que combina teoria e prática em operações reais nos principais estádios do Estado. A nova etapa culminou na formação de 16 especialistas.
A cerimônia também contou com a entrega de certificados de agradecimento aos instrutores da turma, pela contribuição na qualificação dos novos especialistas. Foram entregues também os brevês e certificados de conclusão aos três primeiros colocados do Curso, realizada pelos instrutores e pelos padrinhos e madrinhas dos formandos. Logo após, todos os familiares foram convidados a entregar os brevês aos seus afilhados, marcando o momento de forma muito especial.
O evento encerrou-se com a foto oficial, simbolizando mais uma importante etapa na formação contínua dos militares do CBMERJ e o compromisso da corporação com a excelência nas operações de grandes eventos em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Fotos: Ricardo Cassiano
CBMERJ realiza solenidade de outorga de Medalha “Leite Roxo”
Honraria reconhece personalidades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento da assistência à saúde na Corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio da Superintendência de Saúde (SUSAU), realizou nesta terça-feira (09.12), no auditório A do Estado-Maior Geral (EMG), a solenidade de outorga da Medalha “Leite Roxo”. A honraria homenageia civis e militares que prestaram relevantes serviços em prol da assistência à saúde dos bombeiros militares, contribuindo diretamente para o aprimoramento das ações da Corporação.
O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Sarmento; do Subsecretário de Gestão Operacional de Defesa Civil, Coronel BM Guijarro; da Subdiretora Administrativa da Diretoria-Geral de Saúde, Coronel BM Renata Neiva; do Superintendente de Saúde, Coronel BM RR Miura; do Diretor-Administrativo do HCAP, Tenente-Coronel BM Rodolfo Lima; além de outros Oficiais do CBMERJ, convidados e familiares dos agraciados.
A medalha, instituída em 28 de outubro de 2004, leva o nome de Élan Genevois Leite Roxo, personalidade cujo legado ultrapassa gerações. Seu exemplo de integridade, espírito público e liderança ética permanece como referência para a Corporação. A comenda simboliza excelência, dedicação e compromisso com valores que engrandecem a sociedade e reforçam o ideal de servir com propósito, coragem e responsabilidade.
Segundo o Coronel BM RR Miúra, a honraria entregue nesta solenidade reconhece homens e mulheres que trilharam carreiras marcadas pelo compromisso com o bem coletivo, unindo competência técnica, sensibilidade humana e capacidade de liderança:
– São profissionais que souberam ouvir, orientar, decidir e construir pontes onde muitos viam barreiras. Suas trajetórias refletem resultados concretos, decisões acertadas e, sobretudo, uma ética inquestionável, características que representam o melhor da Corporação – acrescentou o Superintendente de Saúde.
O reconhecimento concedido aos agraciados reforça a importância de atitudes que transformam realidades por meio do trabalho responsável e humanizado. Assim como o patrono da medalha, os homenageados contribuíram de maneira essencial para o fortalecimento da saúde no CBMERJ, valorizando o cuidado, o respeito e a dedicação aos Bombeiros.
A solenidade marcou portanto não apenas a entrega de uma comenda, mas o compromisso da Corporação com a valorização dos profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado da tropa, reforçando a missão de servir com excelência, humanidade e responsabilidade à sociedade.
Fotos: Ricardo Cassiano
Corpo de Bombeiros amplia capacidade operacional com entrega de novo equipamento
Auto-moto aquática irá reforçar ações, dando mais agilidade aos salvamentos
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na tarde desta segunda-feira, a cerimônia de entrega oficial de uma auto-moto aquática com reboque, que passa a reforçar as operações de salvamento da corporação.
O equipamento, avaliado em R$ 130 mil, foi adquirido por meio de emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual General Pazuello ao fortalecimento das ações de proteção e resposta da Defesa Civil Estadual.
O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Tarciso Salles, além de autoridades civis e militares.
A chegada da moto aquática marca um importante avanço na capacidade de resposta da corporação, ampliando o alcance operacional e possibilitando intervenções ainda mais rápidas e precisas em áreas costeiras, lagunas e regiões de difícil acesso. O novo recurso também fortalece a segurança das equipes durante as ocorrências e contribui para a proteção ambiental e do patrimônio.
— Cada melhoria na nossa capacidade operacional significa mais vidas preservadas. É um investimento que se transforma diretamente em proteção à população e reforça o compromisso permanente da Corporação com o atendimento rápido e de qualidade — afirmou o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Tarciso Salles.
Foto: Fabrício Fraga
Sala Lilás do CBMERJ promove capacitação sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher
Foram três dias voltados ao acolhimento, proteção e fortalecimento da rede de apoio aos bombeiros militares
A Sala Lilás do CBMERJ, Centro de referência ao Bombeiro Militar em situação de violência doméstica e familiar, realizou uma capacitação dedicada à prevenção, ao acolhimento e ao enfrentamento da violência contra as mulheres. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto Maria da Penha (IMP), entre os dias 3 e 5 de Dezembro, reunindo bombeiros militares de diferentes unidades da Corporação.
O primeiro dia do evento ocorreu no auditório A do Estado-Maior Geral (EMG), no Quartel Central. Nos dois dias seguintes, as atividades foram realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Guadalupe.
A atividade integrou as ações da Campanha do “Laço Branco”, símbolo do envolvimento masculino no combate à violência de gênero e parte dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.
Durante os três dias, foram abordados temas essenciais para fortalecer a atuação institucional, frente a situações de violência.
O evento contou com diversas e relevantes temáticas,entre elas: Introdução à violências contra meninas e mulheres; ciclo da violência; vítimas invisíveis e suas interseccionalidades; masculinidades; rede de apoio e atuação interdisciplinar; medidas protetivas; acolhimento e proteção; protocolos de atendimento; violência institucional; autocuidado; além de estudos de casos e dinâmicas práticas.
Todas as palestras foram conduzidas por profissionais de referência nacional na área;
•Regina Célia Barbosa, filósofa, mestra em Ciência Política pela UFPE e cofundadora do Instituto Maria da Penha;
•Anabel Pessôa, advogada, docente da UFRPE e cofundadora do Instituto Maria da Penha;
•Yan Ribeiro, cofundador do Instituto Casa da Palavra, mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ.
Entre os participantes estavam oficiais representantes de Grupamentos subordinados aos Comandos de Bombeiros de Área — CBAs, além de oficiais da DGAS, DGS e DGO.
Ao promover uma capacitação abrangente e sensível às diferentes dimensões da violência contra a mulher, o CBMERJ reforça seu compromisso institucional com a proteção, a dignidade e a igualdade de sua tropa. A Sala Lilás segue fortalecendo uma rede de acolhimento preparada, qualificada e humanizada, capaz de oferecer um suporte efetivo, transformando assim realidades, dentro e fora da Corporação.
Foto: Fabio Rodrigues
HCAP celebra 80 anos com a entrega de novo Centro Cirúrgico e Cardiológico
Modernização e equipamentos de última geração marcam o aniversário do Hospital, referência da Corporação
Em uma data especialmente simbólica, o Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP), que completa 80 anos de tradição, cuidado e dedicação à família bombeiro militar, escreveu mais um capítulo marcante em sua trajetória. Na última sexta-feira (05.12), a unidade inaugurou seu novo Centro Cirúrgico e um Centro Cardiológico modernizado, ambos projetados para elevar o padrão assistencial à disposição dos militares, com espaços renovados para atender às necessidades da tropa e de seus dependentes.
O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Tarciso Salles; da Diretora-Geral de Saúde, Coronel BM Aline Oliveira; do Diretor-Administrativo do HCAP, Tenente-Coronel BM Rodolfo Lima; do Subdiretor-Técnico , Tenente-Coronel Paulo Alípio, além de outros Oficiais Médicos da unidade.
Oito décadas de história, cuidado e compromisso
Fundado em 05 de Dezembro de 1945, o HCAP nasceu para ser mais do que um hospital: tornou-se um espaço de acolhimento, de esperança e de proteção àqueles que dedicam suas vidas para salvar outras vidas, proteger a sociedade. Nesse percurso de oito décadas, viu gerações de bombeiros sendo atendidas, curadas e amparadas pelas suas estruturas, sempre guiado pelo espírito humanitário que caracteriza a corporação.
Hoje, ao celebrar todos esses anos de existência, o hospital reafirma sua missão histórica, ao entregar um Centro Cirúrgico completamente renovado. O espaço passa a contar com três salas modernas, totalmente equipadas com tecnologia de ponta, ambientes revitalizados e infraestrutura ampliada, garantindo maior segurança, eficiência e conforto para pacientes e equipes.
Já o Centro Cardiológico, representa um avanço significativo na assistência especializada. O espaço recebeu equipamentos modernos, adequados às demandas mais atuais da especialidade, ampliando a capacidade de diagnóstico, monitoramento, e contando com um painel de vidro, com vista para uma área verde, uma paisagem espetacular, enquanto o paciente recebe o atendimento.
Segundo o Comandante-Geral, essas entregas fazem parte de um conjunto de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do sistema de saúde do CBMERJ:
– Esse investimento reflete o nosso compromisso em priorizar a saúde da tropa, cuidando de quem cuida, assegurando condições cada vez mais qualificadas para quem está diariamente a serviço da população fluminense – acrescentou o Coronel Tarciso.
Com essa modernização, o HCAP renova seu papel como referência no cuidado à saúde dos bombeiros, unindo tradição e inovação. Nessas oito décadas de existência, a unidade reafirma um princípio que atravessa gerações: cuidar da tropa é honrar a história da corporação, oferecendo um serviço de qualidade e, mais que isso, é preparar o caminho daqueles que ainda virão.
Foto: Fabrício Fraga
Fotos: Ricardo Cassiano
Concerto da Orquestra Sinfônica do CBMERJ marca celebração do Bicentenário de Dom Pedro II e reabertura do Museu Histórico da Corporação
Evento que começou pela manhã contou ainda com uma grande recreação na areia e ações educativas
O Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, na noite desta sexta-feira (05/12), o Concerto Natalino da Orquestra Sinfônica do CBMERJ em celebração ao bicentenário de nascimento de Dom Pedro II, patrono da corporação. A noite também foi marcada pela reabertura do Museu Histórico da instituição, que foi totalmente modernizado.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel BM Tarciso Salles, além de diversas autoridades civis e militares, representantes do Legislativo e convidados especiais.
Idealizado pelo Centro Histórico e Cultural do CBMERJ, com apoio do Governo do Estado, o evento transformou o pátio do Quartel-Central, ponto de partida de grandes operações de emergência, em um grande palco a céu aberto, onde música e história dialogaram em perfeita harmonia.
A abertura do concerto ressaltou a importância do bicentenário de Dom Pedro II, grande incentivador da ciência, da cultura e do desenvolvimento institucional do Brasil. Sob o “olhar simbólico” do imperador, a Orquestra Sinfônica apresentou um repertório dividido em três atos, inspirado no espírito natalino e na diversidade da música clássica mundial.
A regência foi do maestro Major BM Franquimar, com participação do Coral da Escola de Música da UFRJ no primeiro ato e do Coral do Instituto Federal Fluminense, Campus Cabo Frio no segundo. Entre as peças apresentadas estiveram “Finlândia”, de Jean Sibelius, “Jesus, Alegria dos Homens”, de Bach, “Amazing Grace”, além de clássicos natalinos como “Holy Night” e “He Shall Reign Forevermore”. No terceiro ato, o público foi surpreendido pela participação especial da cantora gospel Fernanda Brum, que emocionou a plateia com a interpretação de “Shout to the Lord”. O concerto foi encerrado com um grande coral do público que unido cantou uma das músicas mais clássicas do natal, “Noite Feliz”.
Museu Histórico do CBMERJ é reaberto após modernização
Na mesma noite, os convidados foram conduzidos ao Beco do Kaol para a reabertura oficial do Museu Histórico do CBMERJ. O espaço passou por um amplo processo de reforma e modernização, ganhando novas áreas de visitação, recursos interativos, acessibilidade aprimorada e ambientes dedicados às tradições, viaturas históricas, equipamentos e peças que ajudam a contar a trajetória da Corporação desde o século XIX.
O museu abre para visitação ao público no próximo dia 9 de dezembro, sempre de terça à sábado, das 9h às 16h. Para visita individual ou em família não é preciso agendamento, basta se identificar na entrada do quartel central.
A reabertura representa mais um passo importante na preservação da memória da corporação e no fortalecimento das ações culturais promovidas pelo Centro Histórico e Cultural do CBMERJ.
Foto: Ricardo Cassiano
Fotos: Ricardo Cassiano
Corpo de Bombeiros RJ antecipa o Natal em Copacabana com chegada especial do Papai Noel em moto-aquática
Evento que começou pela manhã contou ainda com uma grande recreação na areia e ações educativas
O Natal chegou mais cedo na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Nesta quinta-feira (04/12), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu um dia de celebração, carinho e inclusão para crianças e jovens com câncer e deficiência, no 3º Grupamento Marítimo (3º GMar). A ação, que já se tornou uma das tradições mais aguardadas do calendário da corporação, contou com a chegada triunfal do Papai Noel pilotando uma moto aquática. Recebido com aplausos e muita animação, o Bom Velhinho distribuiu presentes e mensagens de esperança, em um cenário que emocionou familiares e voluntários.
A festa começou ainda pela manhã, com recreação na areia, brincadeiras educativas e atividades aquáticas supervisionadas e conduzidas pelos guarda-vidas. As crianças também puderam interagir com o cães farejadores da corporação, brincar na pista de cordas e na parede de escalada e assitir à demonstrações das aeronaves do Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ.
O evento, organizado em parceria com a Associação Grãos de Gratidão, reuniu militares, voluntários e apoiadores. Com mais essa ação, o Corpo de Bombeiros RJ reafirma sua missão de servir, proteger e incluir, dentro e fora das emergências, mostrando que o cuidado com a população também se faz com humanização e afeto.
Fotos: Ricardo Cassiano
Corpo de Bombeiros RJ lança edital com 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais
As inscrições para o concurso que acontecerá em 2 fases, acontecem de 6 a 18 de janeiro de 2026
O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou, nesta quinta-feira, o edital do novo concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Ao todo, são 50 vagas para Oficial Combatente, responsável por liderar equipes, coordenar operações e planejar ações estratégicas de prevenção e resposta a emergências em todo o estado.
Durante o curso, o aluno recebe vencimentos iniciais de R$ 4.227,16. Após os quatro anos de formação, o aspirante passa a ter remuneração bruta de aproximadamente R$ 9.313,32.
A Primeira Fase do concurso será composta por Prova Objetiva, com 80 questões, e Redação, ambas aplicadas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no dia 8 de fevereiro de 2026.
A Segunda Fase, organizada pelo próprio CBMERJ, este ano conta com uma novidade. Além do Teste de Aptidão Física (TAF), do Exame Documental, da Inspeção de Saúde e da Pesquisa Social, o candidato realizará um Teste de Habilidades Específicas (THE), com subida em corda lisa, transposição de muro, transposição de trilho baixo e passagem por ambiente confinado.
As inscrições acontecem de 6 a 18 de janeiro de 2026. Para concorrer, o candidato deve ter nacionalidade brasileira, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, possuir ensino médio completo, ter 18 anos na data da matrícula e não ter cometido atos contrários aos valores institucionais do Corpo de Bombeiros.
O edital completo e todas as orientações para participação estão disponíveis no site oficial do CBMERJ.
– Ser oficial do Corpo de Bombeiros é liderar com responsabilidade, proteger vidas e honrar uma tradição de 169 anos. Esse é mais que um concurso: é o início de uma missão para fazer a diferença no dia a dia da população fluminense – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Tarciso Salles.p
CBMERJ forma mais de 450 novos soldados em cerimônia que marca reforço operacional no estado
Turma reúne profissionais treinados em múltiplas especialidades e capacitados em polos descentralizados de ensino
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) formou, nesta quinta-feira (04.12), no Complexo de Ensino e Instrução de Guadalupe, mais de 450 novos soldados que passam a integrar oficialmente a Corporação. A cerimônia marcou o encerramento de meses de treinamento intensivo e o início da atuação dos militares.
A nova turma reúne soldados formados em diversas especialidades essenciais às operações de emergência. Entre eles estão combatentes, condutores e operadores de viatura, artífices, comunicantes, corneteiros e marítimos, todos capacitados para atuar em diferentes cenários de atendimentos a ocorrências. A diversidade de formações reflete a complexidade das demandas enfrentadas diariamente pela Corporação.
Um dos destaques desta edição foi o modelo descentralizado de ensino, realizado em múltiplos polos distribuídos pela capital, litoral, serra e interior. A estratégia permitiu que os alunos recebessem treinamento mais próximo da realidade operacional de cada região, ampliando o alcance das atividades e fortalecendo a presença institucional do CBMERJ em todo o estado.
A formação foi coordenada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), rresponsável pela padronização do conteúdo aplicado em todos os polos. O Centro de Treinamento e Reciclagem de Motoristas (CTRM) também participou do processo, garantindo a capacitação técnica dos profissionais que irão operar viaturas e equipamentos essenciais às ações de emergência.
Com a formatura, os novos soldados passam a exercer oficialmente a missão de “vida alheia e riquezas salvar”. Esses militares chegam preparados e motivados para integrar as fileiras do CBMERJ, levando consigo valores como disciplina, dedicação, espírito de corpo e o compromisso de servir à população fluminense com excelência.
Foto: Sargento Fraga/CBMERJ
CBMERJ recebe visita de General de Brigada do CML
Encontro reforça integração entre o Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), recebeu, nesta quinta-feira (27/11), a visita do General de Brigada Eduardo da Veiga Cabral, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste (CML), no Quartel do Comando-Geral da Corporação. Representando uma Força Auxiliar do Exército Brasileiro (EB),o CBMERJ reforça, por meio de encontros como este, a importância da integração institucional e da interoperabilidade entre os Servidores Militares Estaduais e as Forças Armadas.
A visita faz parte das ações coordenadas pela Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, com o objetivo de fortalecer laços institucionais e ampliar a cooperação entre o Exército Brasileiro e o CBMERJ.
A comitiva foi recepcionada pelo Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Tarciso Salles. Durante o encontro, foram apresentados aspectos estratégicos da Corporação, além de programas e estruturas essenciais para o gerenciamento de emergências no estado.
A programação da visita incluiu uma recepção com honras militares; visita ao Gabinete do Comandante-Geral; passagem pela Galeria de Ex-Comandantes acompanhada da apresentação do Quarteto de Cordas da banda sinfônica do CBMERJ no Salão Nobre; apresentação da Sala de Crise e uma demonstração profissional evidenciando as capacidades técnicas e operacionais do trabalho dos Bombeiros.
O encontro ocorreu no contexto das ações de integração promovidas entre o Exército Brasileiro e o CBMERJ, reforçando a relevância do trabalho em conjunto. A visita também permitiu ao General, conhecer de perto o funcionamento do sistema de resposta a desastres e emergências do CBMERJ, ampliando assim, o alinhamento operacional , estreitando os laços entre as instituições.
CBMERJ realiza capacitação em perícia de incêndios em parceria com o CBMDF
Intercâmbio fortalece técnicas laboratoriais e aprimora a investigação de sinistros
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio da Diretoria de Pesquisas, Perícias e Testes (DPPT), está promovendo, entre os dias 24 a 28 de Novembro, a capacitação de militares em técnicas laboratoriais avançadas aplicadas à perícia de incêndios. A iniciativa integra um intercâmbio técnico e doutrinário com a Diretoria de Investigação de Incêndio (DINVI) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), referência nacional na área.
O estágio está sendo direcionado a um grupo de cinco praças do CBMERJ, que participam de um programa intensivo, focado na análise científica de vestígios coletados nos locais dos sinistros, com ênfase na identificação de resíduos químicos e elétricos. O aprimoramento laboratorial é fundamental para a determinação da dinâmica de incêndios, sobretudo em ocorrências de maior complexidade.
Entre os principais eixos da capacitação estão:
– Análise de acelerantes: estudo e identificação de possíveis substâncias inflamáveis que possam ter contribuído para a propagação do fogo, utilizando métodos químicos e instrumentais modernos.
– Aperfeiçoamento doutrinário: troca de experiências e alinhamento técnico entre as Corporações, contribuindo para a padronização e a excelência das perícias.
A parceria entre CBMERJ e CBMDF reforça o compromisso da DPPT em qualificar continuamente seu efetivo, reforçando a atuação integrada entre as instituições, investindo na formação de um serviço mais especializado. Com a atualização de técnicas e o fortalecimento da base científica das investigações, a Corporação avança na qualidade dos laudos periciais emitidos e na prestação de um serviço cada vez mais preciso e eficaz, com base nas mais atuais e rigorosas técnicas da ciência forense aplicada a incêndios.
DGAS inaugura Polo Descentralizado de Serviço Social no 3º GMAR, em Copacabana
Unidade amplia acesso a atendimento social para bombeiros militares e seus familiares na Zona Sul
A Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS) ativou, no dia 27 de novembro, o novo Polo Descentralizado de Serviço Social no 3º Grupamento Marítimo (3º GMAR), em Copacabana. A iniciativa marca mais um avanço no Projeto de Descentralização da Diretoria, que busca ampliar o acesso às ações socioassistenciais voltadas aos bombeiros militares, seus dependentes e familiares.
Com a implantação da unidade na Zona Sul, a DGAS passa a oferecer maior mobilidade e proximidade no atendimento, garantindo orientação, acolhimento, encaminhamentos à rede de serviços e suporte humanizado aos profissionais que residem ou atuam na região e em seus arredores.
O Projeto de Descentralização prevê a abertura de novos polos em diferentes áreas do estado, fortalecendo a política de assistência social da Corporação e alinhando os serviços às necessidades reais da tropa. A proposta é aproximar cada vez mais o atendimento social do cotidiano dos bombeiros militares e de suas famílias, tornando-o mais acessível e integrado.
A cerimônia de ativação contou com a presença do diretor-geral da DGAS, Cel BM QOC José Carlos Fernandes Torres; do comandante do 1º GMAR (Botafogo), Ten Cel BM QOC Cristiano Aquino da Silva; do capelão católico Ten Cel BM QOC Pl Wagner Toledo Moreira; do comandante do 3º GMAR, Ten Cel BM QOC Felipe do Valle Puell; e da Cap BM QOS-AsS Elisabete da Silva, além do efetivo da unidade.
Com o novo polo, a DGAS reforça seu compromisso com o cuidado, a valorização e o bem-estar dos bombeiros militares em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Bombeiros concluem ciclo de apresentações de TCC com propostas de inovação para o CBMERJ
Oficiais Alunos defenderam trabalhos voltados à modernização e melhoria dos serviços prestados à população
Os alunos da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM) encerraram no último dia 25 de novembro, o ciclo de apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM) e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO).
Realizados em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os cursos poderão conceder aos Oficiais Alunos, caso aprovados, o certificado de pós-graduação MBA Executivo em Administração. Durante quatro dias de apresentações, todos os 148 participantes dos quatro cursos em andamento defenderam seus temas perante uma Banca Examinadora composta por Oficiais do CBMERJ.
As sessões foram acompanhadas de perto pelo Comandante da ESCBM, representantes da FGV, Oficiais Orientadores e convidados especialistas nas áreas relacionadas aos temas.
Também estiveram presentes membros do Estado-Maior Geral do CBMERJ, que, por meio do Gabinete de Gestão de Projetos, irão avaliar a possibilidade de implementação das propostas apresentadas. A etapa de TCC marca o encerramento dos cursos e reúne trabalhos que buscam inovação, soluções estratégicas e melhorias operacionais para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o Comandante da ESCBM, Coronel André Mathias, a participação do Estado-Maior Geral é determinante para transformar as ideias em avanços concretos.
– A presença do Estado-Maior Geral foi crucial para que os temas apresentados possam, em breve, sair do papel e se tornarem uma realidade na corporação, de forma a melhorar ainda mais nossos serviços prestados à população – destacou o Coronel.
Com o encerramento dessa etapa acadêmica, abre-se a perspectiva de que novas práticas, processos e soluções desenvolvidas pelos Oficiais contribuam para fortalecer a atuação da corporação e elevar a qualidade do atendimento à sociedade fluminense.
CBMERJ forma novos especialistas em Operações de Suprimento de Água para Incêndio
Curso capacita Bombeiros para o gerenciamento eficiente dos recursos hídricos durante o combate
O Grupamento Técnico de Suprimento de Água para Incêndio (GTSAI), realizou a solenidade de conclusão da turma 2/2025, do Curso de Operações de Suprimento de Água para Incêndio (COSAI).
O evento contou com a presença do Subchefe do Estado-Maior Geral Operacional, Coronel BM Fernando Melo, e da Comandante do GTSAI, a Tenente-Coronel Marina, além de outros Oficiais e Praças da Corporação.
Criado em 4 de março de 2021, o Curso de Operações de Suprimento de Água para Incêndio tem como objetivo formar especialistas capazes de gerenciar o abastecimento de água em cenários de incêndio, empregando técnicas que incluem o uso de motobombas, hidrantes e a execução de manobras de água. A capacitação é fundamental para assegurar a continuidade e a eficiência das operações de combate.
O curso reforça ainda a importância da captação e do uso eficiente dos recursos hídricos durante ocorrências, contribuindo diretamente para a mitigação dos danos causados pelo fogo e fortalecendo a preservação de vidas e patrimônios.
O CBMERJ reafirma seu compromisso permanente com a formação continuada e a excelência técnica de seus militares, seguindo firme no investimento em capacitações que fortalecem a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população.
























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































