Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Quartel de Barra Mansa realiza simulado de salvamento em rios

Treinamento no Rio Piraí reforça a capacidade técnica e operacional para resgates em enchentes

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do 7° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Barra Mansa, realizou um simulado operacional de salvamento em cenário de enchente nesta terça-feira (26.11). O exercício fictício simulou o resgate de uma família ilhada na margem do Rio Piraí, na altura da RJ-155, após uma tromba d’água elevar rapidamente o nível da água e colocar as vítimas em risco de serem arrastadas pela correnteza.  
 
O acionamento foi realizado por funcionários de um posto de combustíveis próximo, que presenciaram o desespero da família e contataram a central de emergência pelo 193. De imediato, o Comandante de Operações mobilizou viaturas e embarcações especializadas, incluindo um barco de alumínio que desempenhou papel crucial no resgate, e outras viaturas de apoio, como a ambulância e viaturas de salvamento diversos.  
 
Ao chegarem ao local, as equipes utilizaram o barco de alumínio e um cabo guia para garantir a travessia segura do Rio Piraí, enfrentando a forte correnteza. Após o resgate bem-sucedido, as vítimas foram levadas para a área de triagem, onde foram classificadas conforme o Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar: uma vítima vermelha, em estado grave, e três verdes, com ferimentos leves. Todas receberam atendimento imediato da equipe de socorro presente.  
 
O simulado teve como objetivo aprimorar as habilidades técnicas da tropa em resgates aquáticos, integrando equipamentos e estratégias que garantam uma resposta rápida e eficaz em situações reais. Além disso, a atividade reforça a importância do planejamento e da coordenação operacional em eventos climáticos extremos.

 

Quartel de Barra Mansa realiza simulado de salvamento em rios
Pular para o conteúdo