Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Força-tarefa do CBMERJ já resgatou mais de 40 pessoas no Rio Grande do Sul

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) já resgatou 45 pessoas, todas com vida, até o final da manhã deste sábado (04/05), no Rio Grande do Sul. Uma força-tarefa da corporação está apoiando as ações de busca e salvamento de vítimas dos temporais que atingiram a região Sul do país, provocando alagamentos, deslizamentos e mortes.

A equipe de pronta resposta do CBMERJ chegou no Sul na madrugada de sexta-feira (03.05), a bordo do helicóptero AW169, bimotor que comporta até 10 pessoas, capaz de operar, inclusive no período noturno, por instrumentos. A aeronave está sendo empenhada nas regiões mais afetadas do Estado, no socorro a pessoas que ficaram ilhadas por enchentes ou feridas por escorregamentos de terra.

O equipamento foi fundamental no resgate de Loiva e Cleber da Rosa, que estavam há dias presos em casa, numa região completamente tomada pela cheia dos rios. Eles foram salvos com uso de um guincho elétrico, fixo à aeronave, com capacidade de carga de até 250 quilos.

-A gente passou por um sufoco, estávamos desde terça-feira sem notícias dos meus pais, sem saber como eles estavam. Mas, felizmente, tudo deu certo, graças ao Corpo de Bombeiros do Rio. Obrigada. Mesmo com o clima complicado, tiveram coragem. São heróis – disse Cleber da Rosa.

O helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio também foi o primeiro a prestar socorro aos vitimados na Serra Gaúcha. Vinte nove pessoas foram resgatadas pelos militares, na região de Bento Gonçalves, após deslizamentos de terra que fecharam a ponte sobre o Rio das Antas e provocaram pelo menos cinco mortes.

 

Apoio está sendo fundamental no socorro às vítimas

O apoio foi oferecido pelo governador Cláudio Castro ao governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite, que aceitou a ajuda logística e a experiência da corporação fluminense.

-As imagens da tragédia que vemos são muito impactantes. E é nossa missão ajudar nesse momento difícil, porque já passamos isso aqui no nosso Estado, na Região Serrana, e sabemos o quanto é importante a colaboração de equipes com capacitação e expertise em desastres naturais – enfatizou o governador.

Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, o auxílio de outras instituições representa muito.

-As corporações nacionais se ajudam quando acontecem eventos desta magnitude e a resposta rápida faz a diferença na vida de muitas famílias. Por isso, enviamos bombeiros capacitados e equipamentos de ponta para os cenários devastadores com que estamos lidando – reforçou o comandante.

 

Força-tarefa do CBMERJ já resgatou mais de 40 pessoas no Rio Grande do Sul
Pular para o conteúdo