Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros ganha prêmio de Personalidade do Ano da Câmara Municipal de Petrópolis

Sábado, 21 Outubro 2023 22:04

⁣Elisângela de Matos atuou na resposta ao desastre natural que atingiu a Cidade Imperial em fevereiro de 2022

O trabalho incansável do Corpo de Bombeiros RJ no socorro às vítimas do pior desastre natural que atingiu Petrópolis, em fevereiro de 2022, rendeu o Prêmio de Personalidade do Ano da Câmara Municipal para a tenente-coronel Elisângela de Matos, à época comandante do quartel da Cidade Imperial.

A militar, primeira mulher a ocupar o comando do 15° GBM, atuou na coordenação da resposta à tragédia que vitimou mais de 240 pessoas no município. A operação contou com uma média diária de 500 militares empenhados, equipes especializadas em estruturas colapsadas e cães farejadores.

- As chuvas de 2022 entraram para a lista das maiores tragédias climáticas do país. Em resposta, o Comando da corporação ativou o Plano de Contingência do Governo do Estado, unindo forças para seguirmos trabalhando ininterruptamente, 24 horas por dia, para salvar todas as vidas possíveis. Essa tragédia é um marco na minha carreira e na minha história. Agradeço pela homenagem em nome de cada bombeiro militar que reforçou a tropa do 15° GBM nesta grande operação em prol da população de Petrópolis - agradeceu Elisângela.

Petrópolis mais segura

Com histórico relevante de ocorrências relacionadas às chuvas, Petrópolis recebe do Governo do Estado, até 2024, a nova sede da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II. O equipamento vai representar um importante apoio para os socorros realizados no município e em toda a Região Serrana.

- Será uma estrutura de ponta, com instalações modernas projetadas para oferecer um local de excelência para a formação dos cadetes, incluindo quadra poliesportiva, piscina semi olímpica, alojamentos, auditório, torre de treinamento, espaço para instrução de salvamento terrestre, totalizando um investimento na ordem de R$ 40 milhões - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.