Corpo de Bombeiros do Rio realiza inspeções dermatológicas para prevenção do câncer de pele

Sexta, 18 Agosto 2023 19:45

Guarda-vidas e mergulhadores da corporação passam por avaliações para identificação precoce de lesões

A Diretoria Geral de Saúde (DGS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a 6ª seção do Estado Maior Geral, lançou uma iniciativa inovadora visando a proteção da saúde dos bravos militares que arriscam suas vidas em prol da segurança nas praias e mares. As inspeções dermatológicas estão sendo realizadas em guarda-vidas e mergulhadores da corporação, com o objetivo de detectar precocemente o câncer de pele, uma preocupação crescente devido à exposição solar constante desses profissionais.

A exposição solar excessiva é reconhecida como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele e os bombeiros que atuam nas praias e águas costeiras enfrentam esse desafio diariamente. Mesmo com o uso rigoroso de equipamentos de proteção, a natureza da atividade desses heróis demanda longas horas sob o sol escaldante. Nesse contexto, as inspeções dermatológicas se tornam uma ferramenta crucial na detecção precoce de lesões malignas de pele.

O processo de rastreamento envolve avaliações meticulosas da pele dos profissionais, buscando identificar qualquer sinal de alteração suspeita. Quando identificadas lesões que demandam atenção médica, os militares são encaminhados para acompanhamento e tratamento em unidades de saúde especializadas da própria corporação. Essa abordagem não apenas aumenta as chances de sucesso no tratamento, mas também demonstra o compromisso do Corpo de Bombeiros do Rio em cuidar da saúde e bem-estar de seus militares.

A realização dessas inspeções dermatológicas reforça a importância da prevenção e da conscientização sobre os riscos associados à exposição solar. Ao priorizar a saúde dos guarda-vidas e mergulhadores, o CBMERJ estabelece um novo padrão de cuidado e atenção aos profissionais que atuam em condições desafiadoras, garantindo que possam continuar desempenhando suas nobres funções com o máximo de segurança e qualidade de vida.