Corpo de Bombeiros RJ participa de simulado de operações em terremotos na Argentina

Quinta, 07 Setembro 2023 18:00

CBMERJ representa o Brasil em evento internacional coordenado pela ONU

⁣Do dia 28 de agosto a 1 de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) marcou presença no simulado internacional de operações em terremotos realizado em San Juan, na Argentina. O evento, coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em colaboração com as autoridades argentinas, teve como principal objetivo a preparação de equipes nacionais e internacionais para ações de resgate em cenários de terremotos.

A equipe brasileira que participou do simulado contou com representantes da Defesa Civil Nacional e do Corpo de Bombeiros de diversos estados, incluindo o Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Goiás. O Capitão Rodrigo Melo, do CBMERJ, integrou a delegação brasileira e desempenhou um papel crucial durante os cinco dias de intensos treinamentos.

Durante o evento, a equipe brasileira teve a oportunidade de colocar em prática os protocolos da Insarag (Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate) e compartilhar experiências com participantes de toda a América Latina. O capitão Rodrigo Melo destacou a importância dessas interações, afirmando que elas contribuem não apenas para atualizar os protocolos da corporação, mas também para fortalecer a determinação do Brasil em certificar uma equipe própria em colaboração com a ONU para eventos dessa natureza.

A participação do CBMERJ nesse simulado internacional demonstra o comprometimento do Rio de Janeiro com a preparação e a prontidão para enfrentar desastres naturais, reforçando a cooperação e a solidariedade internacional em momentos de crise. A experiência adquirida nesse evento certamente contribuirá para aprimorar as capacidades de resposta a desastres em território nacional e internacional.