• 193 
  •  
  •  
  •  

Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar afogamentos em rios - G1

 

CBMERJ realiza seminário sobre salvamento em espaços confinados - DO Notícias

 

Guarda-vidas de Copacabana passam por intenso treinamento nos meses mais frios 

 

 Instruções teóricas e práticas reforçam a capacitação da equipe

 

Nos meses mais frios, quando os dias ficam nublados e chuvosos e a praia fica naturalmente mais vazia, o 3° Grupamento Marítimo (Copacabana) aproveita para reforçar o treinamento dos seus guarda-vidas. De março a novembro, os bombeiros participam de aulas teóricas e práticas, de segunda a quinta-feira, das 7 às 9 horas.   

 

- Aproveitamos a baixa freqüência de banhistas, especialmente no Outono e no Inverno, para intensificar  o treinamento e a instrução da equipe – explica o comandante do 3°GMar, tenente-coronel Fernando Santos.

 

Nas aulas teóricas, os bombeiros aprimoram os seus conhecimentos sobre primeiros-socorros, com foco especial em técnicas de reanimação cardiorrespiratória. O trabalho é complementado nas aulas práticas, em que os profissionais treinam manobras em manequins.

 

- Esse treinamento é primordial. Os guarda-vidas são responsáveis pelo primeiro atendimento em casos de parada cardiorrespiratória após afogamento. Uma reanimação bem feita eleva em até 60% a chance de sobrevida da vítima – afirma o oficial.

 

A prática com os profissionais também inclui treinamento funcional, corrida, natação, entrada e saída do mar com ondas grandes.

 

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleria001a056fe1

Corpo de Bombeiros promove avaliação para tratamento de canal em Niterói

 

Pacientes devem comparecer à Odontoclínica do 3º GBM no dia 11 de abril

 

A Odontoclínica de Niterói vai realizar, no dia 11 de abril, às 8 horas, avaliação para tratamento de canal. Os interessados devem estar de alta clínica no dia da triagem e apresentar o encaminhamento para a especialidade de qualquer unidade odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). É preciso apresentar ainda o documento de identidade ou, no caso de dependentes, carteira emitida pelo Serviço Social da corporação.

 

A Odontoclínica de Niterói fica localizada na Avenida Marquês de Paraná, 134 – Centro. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 2717-7422.

Corpo de triatleta desaparecido é encontrado no Recreio - Rede Record

 

Militares do Corpo de Bombeiros ministram instrução sobre ocorrências com produtos perigosos

 

Técnicos da Defesa Civil, da Secretaria de Meio Ambiente e guardas municipais de Niterói participaram da capacitação

 

O Grupamento de Operação com Produtos Perigosos (GOPP), numa ação em parceria com o Grupamento de Bombeiros de Niterói (3º GBM), concluiu, no dia 22 de março, o ciclo de palestras voltadas para a primeira resposta em emergências envolvendo produtos perigosos. As capacitações foram realizadas na sede da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Niterói e reuniram cerca de 70 pessoas. 

 

O curso foi ministrado para técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente da cidade e guardas municipais que atuam no trânsito de Niterói. Pessoas ligadas à área de ensino do Samu Niterói e membros do Centro Integrado de Segurança Pública daquela região também participaram do treinamento.

 

Entre os conteúdos abordados nas instruções estiveram procedimentos de sinalização da área afetada por um produto perigoso, isolamento do local, evacuação de pessoas e primeiros socorros para prevenir a ocorrência de um acidente subsequente. Os alunos também tiveram uma aula prática com demonstração de vazamento de um cilindro supostamente contendo cloro e os métodos de atuação.

 

- O GOPP tem, entre suas políticas internas, as ações de ensino especializado para prevenção de acidentes atuando na preparação básica de quem fiscaliza o trânsito e o transporte de cargas perigosas nas vias fluminenses – frisou o comandante da unidade, tenente coronel Lúcio Menezes.

 

O subsecretário municipal de Defesa Civil, Wallace Medeiros, ressaltou que, mesmo tendo baixa estatística com eventos desse porte, é importante capacitar todos envolvidos num possível evento envolvendo produtos perigosos dada a magnitude dos impactos que possam alcançar.

 

- O que se espera é que o agente de trânsito, após a montagem desse protocolo, esteja completamente preparado para executar as ações necessárias quando enfrentar uma situação envolvendo produtos perigosos e, consequentemente, diminua o potencial de risco – afirmou Medeiros.

 

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleria4882f4e720

Corpo de Bombeiros cria sistema de requerimento online para atender contribuintes

 

Dar celeridade aos processos relacionados à taxa de incêndio é o objetivo do projeto idealizado pelo Funesbom. Funcionamento da nova ferramenta está previsto para abril

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) criou um novo sistema de requerimento online para atendimento aos contribuintes. A ferramenta, idealizada pelo Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom), tem o objetivo de dar celeridade aos processos relacionados à taxa de incêndio. O mecanismo já está em fase de testes e a previsão é que o funcionamento seja iniciado em abril.

 

Como parte da implantação do sistema, 129 militares - dos 56 postos de atendimento descentralizados - foram capacitados pela equipe do Departamento de Doutrina, Capacitação e Treinamento (DDCT) para atuarem com a novidade. 

 

De acordo com um dos instrutores do curso, capitão Felipe Assumpção, a nova ferramenta possibilitará atendimentos mais dinâmicos ao público, uma vez que os requerimentos de papel serão substituídos pelo sistema online.

 

- As instruções proporcionam um melhor entendimento por parte dos militares. Desenvolvemos ações teóricas e práticas que possibilitaram a troca de experiências, a identificação de possíveis falhas e uma releitura dos conceitos – destacou.

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleria88282c06b9

Grupamento Marítimo de Copacabana apoia ações em prol da saúde e do meio ambiente

 

Militares de folga participaram de atividades de crossfit e da campanha de limpeza da praia

 

O 3° Grupamento Marítimo (GMar - Copacabana) cedeu o terraço do quartel, no dia 25 de março, para apoio a dois eventos cujas causas são simpáticas ao Corpo de Bombeiros: atividades físicas e proteção do meio ambiente. A unidade sediou um aulão de crossfit da equipe CFT (Equipe Cross Fight Team), que reuniu cerca de 60 pessoas, e uma ação do projeto Praia Limpa, com 100 participantes. Militares de folga participaram das iniciativas.

 

De acordo com o comandante do grupamento, tenente-coronel Fernando Santos, o aulão serviu para aproximar atletas e militares. Foram montadas cinco estações, sendo três delas para a prática de lutas e duas para treinamento funcional.

 

- Esperamos agendar novos encontros deste tipo. A prática do exercício físico, que foca na força e na resistência, é fundamental para as nossas atividades profissionais - disse o comandante.

 

Alguns bombeiros também aderiram às ações do projeto Praia Limpa. Na ocasião, os organizadores alertaram banhistas sobre a importância de não sujar a orla, de modo que o espaço natural para nadar, relaxar, praticar esportes e contemplar a beleza natural do litoral possam ser 100% aproveitados.

 

 

- Para nós que estamos dia a dia na praia, é questão de honra não agredir o meio ambiente com o lixo produzido e deixado na orla.

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleria494d2b4920

Corpo de Bombeiros do Rio realiza primeiro seminário do país sobre salvamento em espaços confinados

 

Cem bombeiros do Rio e de outros estados vão participar de palestras e oficinas práticas

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) realiza, entre os dias 03 e 07 de abril, o primeiro seminário do país voltado exclusivamente para salvamentos em espaços confinados. Durante cinco dias, cerca de 80 bombeiros do Rio e 20 de outros estados vão participar, no Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, de uma série de palestras técnicas e oficinas práticas sobre o tema. 

 

Inspirado em eventos similares que ocorrem na Europa, o seminário vai oferecer aos alunos a possibilidade de vivenciar situações-problema, simulando atendimentos em galerias subterrâneas, poços, tanques, cisternas, tubulações e silos. O objetivo é melhorar o tempo-resposta dos salvamentos em espaços confinados, com a aplicação de novas técnicas e o uso de equipamentos mais versáteis.

 

De acordo com comandante do Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB), capitão Fábio Contreiras, as palestras serão ministradas por engenheiros do setor de segurança do trabalho, médicos e bombeiros militares.

 

- As bases práticas vão trabalhar, entre outros, a utilização de detector de gases; o atendimento pré-hospitalar aplicado a vítimas em espaços confinados; a utilização de dispositivos de retirada de vítima; a reanimação cardiopulmonar em bombeiros acidentados; o rapel em condição de baixa visibilidade; o salvamento em cisternas, tubulações aéreas, poços e, ainda, de vítimas submersas. A expectativa é de que os participantes possam transmitir as informações recebidas às suas unidades operacionais de origem, agindo como multiplicadores.

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleria4e7d489731

Corpo de Bombeiros resgata turista tcheco que se perdeu durante trilha na Ilha Grande - TV Rio Sul

 

Página 1 de 43