• 193 
  •  
  •  
  •  
  •  

Policlínica de Niterói realizou abertura das atividades para grupo de diabetes

Próximo encontro está marcado para dia 16 de maio

 

A 3ª Policlínica (Niterói) realizou, no dia 16 de abril, a abertura oficial das atividades para o grupo de diabetes. O programa inclui palestras e ações educativas para o controle da doença. A apresentação de estreia foi sobre acolhimento.

 

O trabalho é coordenado por uma nutricionista, a tenente-coronel Serpa, e por uma endocrinologista, a capitão Priscila Gil. Profissionais do Serviço Social, da Fisioterapia e da Enfermagem completam a equipe de atendimento.

 

Para participar do grupo, os interessados precisam agendar uma consulta com o setor de Endocrinologia. Após a avaliação, o paciente é encaminhado ao Serviço Social para inserção na atividade.

 

Os participantes se reúnem uma vez ao mês para troca de experiências, acompanhamento e reflexão.  O ciclo de assistência tem duração de quatro meses. O próximo encontro está marcado para o dia 16 de maio, às 13 horas.

 

Para informações adicionais, o paciente pode fazer contato com a assistente social, tenente-coronel Gleicy, por meio dos telefones: 2715-7367 e 2715-7317.

 

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleriacb25496d87

Corpo de Bombeiros RJ é credenciado pela Anac para emissão de Certificados Médicos Aeronáuticos

Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) realizará exames periciais no âmbito da corporação

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para emissão de Certificados Médicos Aeronáuticos (CMA) no âmbito da corporação, mediante exame pericial prévio realizado no Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP). A autorização foi publicada no dia 16 de abril no Diário da União.

 

- É uma grande conquista para o CBMERJ, reflete a qualidade do nosso serviço de saúde, que busca o aprimoramento constante para o atendimento às demandas. A partir de agora, a tripulação do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) será avaliada no nosso hospital – disse o diretor-geral de Saúde da corporação, coronel Roberto Miúra.

 

Antes do credenciamento, o Corpo de Bombeiros, por meio da Diretoria Geral de Saúde (DGS) e do GOA, já havia realizado capacitação para militares de diversas especialidades médicas envolvidas no processo de avaliação.

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleria756cc672aa

Corpo de Bombeiros RJ realiza ciclo de instruções náuticas

Programa aconteceu em Botafogo e incluiu aulas teóricas e práticas

           

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, entre os dias 09 e 13 de abril, no auditório do 1° GMar (Botafogo), um ciclo de instruções náuticas que fazem parte da formação continuada dos militares que operam embarcações de salvamento e combate a incêndio na corporação.

Quarenta e oito (48) oficiais e praças participaram da capacitação, que incluiu aulas teóricas e práticas de navegação, manobras com embarcações, funcionamento de motores, além de uma oficina de gerenciamento de desastres náuticos.

A Capitania dos Portos marcou presença ministrando instruções e aplicando prova para habilitação à condução de embarcações de serviço público em áreas interiores (Baía de Guanabara).

- Este programa foi fundamental para o aprimoramento técnico e habilitação dos militares. É mais uma iniciativa com foco no aprimoramento dos profissionais e do serviço prestado à população fluminense - destacou o comandante do 1° GMar, tenente-coronel André Mathias.

 

 

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleria25a3aa2660

Bombeiros da área de Saúde participam de curso sobre contratações públicas

Objetivo é  capacitar os profissionais em gestão de contratos administrativos

Militares da área de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participaram, no dia 16 de abril, da palestra inaugural do curso Contratações Públicas - Uma Visão Geral. O evento é uma parceria da corporação com a Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE RJ).

De acordo com o coordenador do Departamento de Planejamento e Logística do CBMERJ, coronel Nucera, o objetivo  é capacitar os profissionais em gestão de contratos administrativos.

- O curso será de grande importância para o trabalho desenvolvido no setor, já que lidamos cotidianamente com a elaboração de termos de referência, adesão a atas, acompanhamento dos contratos, entre outras tarefas – ressaltou o oficial.

- Palestras como a de hoje despertam novas visões e instrumentalizam nossos oficiais para que possam exercer os cargos de confiança com mais segurança e efetividade – acrescentou o diretor da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM), tenente-coronel Alexandre Rocha.

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleriaef89158364

Ilha Notícias - Bombeiros e prefeitura agem para reduzir acidentes de trânsito na Ilha

DO Notícias - Corpo de Bombeiros adota práticas sustentáveis

Corpo de Bombeiros RJ realiza avaliação para tratamento de canal no Quartel Central

Pacientes devem comparecer à  Odontoclínica no dia 10 de maio

 

A Odontoclínica do Quartel Central vai realizar, no dia 10 de maio, das 8 às 10h30, avaliação para tratamento de canal. Os interessados devem estar de alta clínica no dia da triagem e apresentar o encaminhamento para a especialidade de qualquer unidade odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Será necessária também a apresentação do documento de identidade ou, no caso de dependentes, da carteira emitida pelo Serviço Social da corporação.

A 1ª Odontoclínica fica localizada na Praça da República, 45, no Centro/RJ. Informações adicionais pelos telefones 2333-3098 e 2333-3099.

Corpo de Bombeiros RJ promove instrução no Pico da Tijuca

Recrutas participaram da atividade coordenada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), realizou, no dia 7 de abril, instrução na trilha do Pico da Tijuca. Participaram da atividade sete alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD I/2017). A marcha teve como objetivo desenvolver as competências para busca e resgate em terrenos montanhosos e a preparação dos recrutas para o Estágio de Sobrevivência, que acontecerá ainda neste semestre.

 

Durante o treinamento, foi possível fazer o reconhecimento dos acessos ao Pico, identificar os riscos e as características naturais da vegetação existente, além de promover um exercício de resgate e transporte de acidentado.

 

De acordo com o chefe da Divisão de Alunos do CFAP e um dos instrutores da capacitação, capitão Felipe Braga, a ação focou nos atributos de condição, critério e desempenho. Desta forma, os alunos são submetidos às situações adversas e devem cumprir as missões previamente estipuladas, utilizando equipamentos necessários.

 

- O objetivo pleno foi alcançado no momento em que o aluno atingiu o confronto com sua capacidade de autoconhecimento, dominando suas necessidades e apresentando respostas eficientes no campo cognitivo, afetivo e psicomotor - disse o oficial.

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleria71fe93dd5e

Corpo de Bombeiros RJ promoveu instrução para as seções de Serviços Técnicos

Padronizar os procedimentos administrativos, de protocolo e de análise de projetos foi o objetivo da capacitação

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio e Janeiro (CBMERJ), por meio da Diretoria Geral de Serviços Técnicos (DGST), realizou, nos dias 11 e 12 de abril, instrução para os oficiais que integram o sistema de segurança contra incêndio e pânico nas unidades da corporação. O objetivo da capacitação foi a padronização dos processos administrativos, de protocolo e de análise de projetos.

 

- Este tipo de treinamento busca a transparência e a coesão dos critérios utilizados pelas seções de Serviços Técnicos. É uma forma de reciclar os militares e padronizar o serviço em todo o Estado – disse o diretor da DGST, coronel Henrique Moraes.

 

Na ocasião, os bombeiros foram divididos em cinco turmas e receberam orientações sobre os procedimentos. As aulas abordaram, ainda, métodos de fiscalização de edificações e legislação. As informações da qualificação serão publicadas em forma de aditamento administrativo no boletim ostensivo (Procedimentos Administrativos das Seções de Serviços Técnicos – Padronização de Protocolo e Análise).

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/institucional#sigProGalleria326977bbb0

O Dia - Corpo de Bombeiros divulga calendário da taxa de incêndio 2018

Página 1 de 104