Conheça o Comandante

Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro desde 12 de setembro de 2017, o Coronel Roberto Robadey Costa Júnior tem como meta dar continuidade ao trabalho que estava sendo desenvolvido pelo comando anterior, seguindo um plano estratégico já consolidado na constante evolução da corporação, objetivando a melhora do serviço à população fluminense, como, por exemplo, na capacitação e treinamento de Bombeiros Militares e o reequipamento da instituição.

PERFIL DO CEL ROBERTO ROBADEY COSTA JÚNIOR

Coronel BM Roberto Robadey Costa Junior, filho de Roberto Robadey Costa e Maria Angela Pires da Silveira Badini, ingressou no Corpo de Bombeiros em 01/03/1985, como primeiro colocado no concurso público para a Academia de Oficiais.

Chegando ao último posto da Corporação com todas as promoções possíveis pelo critério de merecimento.

Possui especialização em Combate a Incêndio Florestal no Corpo de Bombeiros do Paraná.

Possui monografias e publicações na área de Defesa Civil (uma delas agraciada com a Medalha Manoel Tenreiro – distinção à literatura profissional).

Comandou o Comando de Bombeiros da Área Serrana, CBA II - Serrana, o 6º GBM – Nova Friburgo por 2 anos e o destacamento 1/6 – Cordeiro por 5 anos.

Foi Secretário de Defesa Civil dos Municípios de Cantagalo (3 vezes), Cordeiro, Macuco e Nova Friburgo. Atuava na Defesa Civil de Nova Friburgo em 2011, quando da eclosão do Desastre da Serra.

É bacharel em direito pela Universidade Federal Fluminense e possui pós-graduação em Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade Estácio de Sá.

Foi agraciado com 23 condecorações, entre as quais:

- Medalha da Vitória do Ministério da Defesa
 - Ordem do mérito naval da Marinha do Brasil
 - Medalha Tiradentes da ALERJ
 - Medalha Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro
 - Medalha do Mérito Avante Bombeiro
 - Medalha General Lírio
 - Medalha Força e Coragem do CBMERJ

Deixou o cargo de Subcomandante-Geral e Chefe do Estado-Maior Geral do CBMERJ.