Seminário do Corpo de Bombeiros do Rio reflete sobre a Lei Maria da Penha na abertura do Agosto Lilás

Terça, 01 Agosto 2023 21:33

Ciclo de palestras e debates reuniu autoridades femininas civis e militares para conversa acerca dos desafios e avanços alcançados após 17 anos da legislação

Nesta terça-feira (01.08), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou um relevante seminário para marcar a abertura do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento reuniu autoridades civis e militares para refletir sobre os desafios e avanços alcançados após 17 anos de criação da Lei Maria da Penha.

O objetivo do seminário foi promover uma análise aprofundada sobre a efetividade da Lei Maria da Penha no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como propor estratégias para superar os obstáculos ainda existentes. Dentre os presentes, estavam membros do CBMERJ, como a coordenadora da Sala Lilás (centro de referência à violência doméstica), tenente-coronel Vanessa Amaral. Além de autoridades civis, como a superintendente do Programa Empoderadas do Governo do Rio, Érica Paes; a desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), doutora Adriana Ramos; a delegada titular da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher, doutora Alriam Miranda; e representantes da Secretaria Estadual da Mulher.

- Alinhados com as demandas da sociedade e com a importância do tema, o Corpo de Bombeiros do Rio é o primeiro do Brasil a oferecer, ao público interno, um Centro de Referência, de acordo com a Norma Técnica do Governo Federal, para atendimento a bombeiros e seus dependentes em situação de violência doméstica e familiar. A nossa Sala Lilás acolhe e presta atendimento psicossocial humanizado às vítimas - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Ao longo do evento, foram debatidos diversos temas, incluindo a importância da capacitação dos profissionais de segurança para atuar em casos de violência contra a mulher, a necessidade de ampliar o acesso das vítimas aos serviços de acolhimento e proteção, e a busca por uma maior integração entre os diversos setores da sociedade no enfrentamento desse problema social.

A tenente-coronel Vanessa Amaral ressaltou o compromisso da corporação em promover ações de conscientização e prevenção da violência doméstica. Ela enfatizou a importância de se sensibilizar e engajar toda a caserna na luta pela igualdade de gênero e na proteção dos direitos das mulheres.

- É fundamental o apoio e acolhimento às vítimas de violência doméstica e familiar. Nós, enquanto corporação, estamos prontos e estruturados para ser a esperança e a força que essas pessoas precisam para superar esse desafio e construir um futuro seguro e livre - concluiu.

O seminário feito pelo CBMERJ mostrou ser uma iniciativa fundamental para conscientização sobre a relevância da Lei Maria da Penha. A abertura do Agosto Lilás foi marcada por reflexões, debates construtivos e o reforço do compromisso de combater toda forma de violência contra as mulheres, seja no ambiente doméstico ou em qualquer outro espaço dentro da sociedade.