Em caso de emergência, disque 193

 Viaturas de combate a incêndio e salvamento, embarcações de resgate e veículos utilizados em ajuda humanitária foram apresentados ao público.

  A Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro participaram, neste domingo (07.09), da parada Cívico-Militar da Independência, realizada na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio.

Viaturas diversas de combate a incêndio e salvamento, embarcações de resgate, veículos utilizados em ajuda humanitária em situações de desastres, entre outros, foram apresentados para o público. 

 O grande destaque deste ano foi a demonstração do Grupo de Operações Especiais (GOESP), que integrou o desfile das tropas especializadas. 

O efetivo total SEDEC-RJ/CBMERJ contou com cerca de 400 bombeiros militares e 50 viaturas, representando o aparato operacional das duas instituições. 

Cadetes da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II) e músicos da Banda Sinfônica do CBMERJ também representaram a corporação no desfile.

O público presente conferiu de perto o resultado dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na renovação e na modernização da frota, que chegam a R$ 1 bilhão de reais. Essa é a maior renovação da frota da corporação de todos os tempos. 

São veículos modernos, de padrão internacional, que proporcionam versatilidade, agilidade e eficiência nos atendimentos a emergências, incluindo ambulâncias, motocicletas, viaturas de salvamento, de combate a incêndios, de suprimento de água, motos-aquáticas, embarcações de pequeno e médio portes, como barcos infláveis e lanchas, quadriciclos, picapes 4×4 e caminhões especiais para transporte de tropa em situações de desastre ou fogo em vegetação.

Além disso, desfilaram viaturas do tipo Auto Plataforma e Auto Escada Mecânicas, para atuação em operações em altura, assim como viaturas da Defesa Civil Estadual para suporte em desastres e ajuda humanitária. O desfile também contou com o sobrevoo de uma aeronave do CBMERJ. 

No último ano, a corporação investiu, ainda, na modernização do acionamento dos serviços de emergência com a criação do APP193RJ, aplicativo para acionamento do Corpo de Bombeiros RJ para ocorrências de trânsito, incêndios ou demais situações de emergência. 

– É notória a qualidade do nosso efetivo, dos nossos equipamentos, das nossas viaturas operacionais. Seguiremos investindo em tecnologia de ponta para servir cada dia melhor à população – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

Sedec-RJ e CBMERJ apresentam Grupo de Operações Especiais no desfile da Independência
Pular para o conteúdo