Campo Grande vai ganhar novo quartel dos Bombeiros RJ com arquitetura moderna e integrada

Novas instalações do 13° GBM contarão com heliponto, sala de gestão de crise, auditório, torre de exercícios e academia.

O quartel de Campo Grande vai ganhar cara nova. O projeto das novas instalações do 13º Grupamento de Bombeiro Militar (13° GBM), idealizado pela Diretoria Geral de Engenharia, Arquitetura e Obras do Corpo de Bombeiros do Rio, alia layout arrojado e integrado com recursos para aprimorar o pronto atendimento a emergências e desastres.

A nova construção contará com heliponto, sala de gestão de crise conectada a um auditório com capacidade para 80 pessoas; torre de exercícios de 15 metros de altura, com o primeiro pavimento destinado a exercícios envolvendo salvamentos em espaços confinados; academia de musculação; um amplo depósito de materiais operacionais e uma garagem moderna para acomodar as viaturas de socorro de última geração recentemente adquiridas pela corporação.

Um diferencial da nova estrutura será a interligação entre os gabinetes do comandante e do subcomandante. O espaço será projetado para facilitar a comunicação direta entre as lideranças e suas respectivas seções. Esta integração é crucial para uma coordenação eficaz das operações, permitindo uma resposta ágil e coordenada aos acionamentos.

O projeto também prevê a instalação de uma Policlínica completa, com consultórios médicos, assistência social, laboratórios de exames laboratoriais e eletrocardiograma, além de uma Odontoclínica equipada com consultórios completos e instalações para preparação e esterilização de materiais, facilitando o trabalho dos profissionais de Saúde.

É um projeto visionário, que representa um passo significativo em direção à modernização e otimização de nossas instalações para garantir um serviço de ainda mais qualidade para a população – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Coronel Leandro Monteiro.

Projeto Novo Quartel 13 GBM