Em caso de emergência, disque 193

Equipe Feminina e Grupamento de Operações Aéreas (GOA) se sagram campeões gerais da competição, garantindo vaga para o Mundial de 2026

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta terça-feira (26.08), a cerimônia de premiação do IV Desafio Estadual de Salvamento Veicular e do I Desafio Estadual de Trauma 2025. O Quartel do Comando Geral foi palco do anúncio dos vencedores nas categorias Complex e Standard, com destaque para os melhores também em Atendimento Pré-Hospitalar, Comando, Técnica e no Geral.

O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) se sagrou o grande campeão do Desafio de Trauma, enquanto a Equipe Feminina conquistou o primeiro lugar geral do Desafio Veicular. Ambos estão credenciados para o Mundial de 2026, que deve acontecer no Rio de Janeiro. Antes disso, eles também vão competir o Desafio Nacional, que acontece em Vitória, no Espírito Santo, em outubro, juntamente com as equipes que conquistaram o segundo lugar geral de cada competição: o Quartel de Araruama (27° GBM) no Trauma e a Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI) no Veicular.

A competição reuniu cerca de 200 militares que disputaram provas práticas e teóricas simulando resgates a vítimas de acidentes de trânsito presas às ferragens e também atendimentos pré-hospitalares em casos de explosões, queimaduras, ferimentos contundentes, acidentes de trabalho, entre outros.

– Avaliamos a eficiência técnica, a integração das equipes e o tempo de resposta, frente à complexidade dos cenários. Cada simulação realizada tem como objetivo aprimorar o nosso serviço, refletindo diretamente na redução da mortalidade em acidentes reais. Atualizar protocolos e salvar vidas é o que importa – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

Ao todo, 34 equipes participaram das provas, realizadas nos dias 22 e 23 de agosto, no Riocentro. Os times passaram pelo crivo de juízes especialistas credenciados pela Associação Mundial de Resgate.

– A prática do treinamento realista fortalece a doutrina operacional e prepara as equipes para os maiores desafios. Para o CBMERJ, mais do que uma competição, o desafio reafirma a dedicação permanente da corporação em estar pronta para atuar em cenários críticos para cumprir o nosso juramento. É uma consagração do espírito de equipe, do profissionalismo e da excelência que norteiam a nossa tropa – afirmou o Subcomandante Geral e Chefe do Estado Maior Geral do CBMERJ, coronel Luciano Sarmento.


Inspiração


Campeã geral do Desafio Estadual de Salvamento Veicular, a Equipe Feminina foi primeira colocada na categoria Standard (resgate de uma vítima) e terceiro lugar na categoria Complex (resgate de duas vítimas). Elas também conquistaram pódios nas categorias técnico, comandante e APH.


–  A competição nos estimula a treinar mais e mais, beneficiando quem mais precisa da gente: as vítimas. Mas a equipe feminina existe, também, para inspirar outras meninas e mulheres. A gente pode ocupar o lugar que quiser na sociedade. É por isso que a gente está aqui também – afirmou a capitão Ana Carolina Panza, capitã do time feminino.
  
RESULTADO FINAL 


I DESAFIO ESTADUAL DE TRAUMA

 

STANDARD
1° COLOCADO STANDARD – GOA
2° COLOCADO STANDARD – 15º GBM (Petrópolis)
3° COLOCADO STANDARD – GOPP


COMPLEX
1° COLOCADO COMPLEX – 27º GBM (Araruama)
2° COLOCADO COMPLEX – GOA
3° COLOCADO COMPLEX – 10º GBM (Angra dos Reis)

GERAL
1° COLOCADO GERAL – GOA
2° COLOCADO GERAL –  27º GBM (Araruama)
3° COLOCADO GERAL –  10º GBM(Angra dos Reis)
4° COLOCADO GERAL –  15º GBM(Petrópolis)
5° COLOCADO GERAL –  GOPP


IV DESAFIO ESTADUAL DE SALVAMENTO VEICULAR

APH
1º COLOCADOS CATEGORIA EQUIPE DE APH – Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI)
2º COLOCADOS CATEGORIA EQUIPE DE APH – FEMININA
3º COLOCADOS CATEGORIA EQUIPE DE APH – 10º GBM (Angra dos Reis)

TÉCNICA
1º COLOCADOS CATEGORIA EQUIPE TÉCNICA – FEMININA
2º COLOCADOS CATEGORIA EQUIPE TÉCNICA – Grupamento de Busca e Salvamento (GBS)
3º COLOCADOS CATEGORIA EQUIPE TÉCNICA – 24° GBM (Irajá)

COMANDO
1º COLOCADOS CATEGORIA COMANDO – Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI)
2º COLOCADOS CATEGORIA COMANDO – FEMININA
3º COLOCADOS CATEGORIA COMANDO – Grupamento de Busca e Salvamento (GBS)

STANDARD
1º COLOCADO PROVA STANDARD – FEMININA
2º COLOCADO PROVA STANDARD – Grupamento de Busca e Salvamento (GBS)
3º COLOCADO PROVA STANDARD – 24º GBM (Irajá)

COMPLEX
1º COLOCADO PROVA COMPLEX – Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI)
2º COLOCADO PROVA COMPLEX – Grupamento de Busca e Salvamento (GBS)
3º COLOCADO PROVA COMPLEX – FEMININA

GERAL
1º COLOCADO NO GERAL – FEMININA
2º COLOCADO NO GERAL – Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI)
3º COLOCADO NO GERAL – Grupamento de Busca e Salvamento (GBS)
4º COLOCADO NO GERAL – 10° GBM (Angra dos Reis)
5º COLOCADO NO GERAL – 24º GBM (Irajá)

Fotos: Ricardo Cassiano 

CBMERJ anuncia equipes vencedoras do Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma
Pular para o conteúdo