Em caso de emergência, disque 193

Soldado Débora Mota ficou em terceiro lugar em competição nacional e destaca relação entre esporte e atuação como guarda-vidas

A soldado Débora Mota, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes, Big Wave Mormaii, realizado no dia 4 de maio, na Praia do Cardoso, em Laguna, Santa Catarina. A competição é disputada em condições extremas do mar e reúne especialistas em ondas gigantes, entre atletas civis e militares convidados, sendo considerada uma das mais desafiadoras do surfe nacional.

Representando a Corporação, a atleta alcançou sua melhor colocação na disputa, superando o desempenho anterior, quando ficou em quinto lugar na edição de 2024. A evolução no campeonato reflete a dedicação constante aos treinos no mar, além do aprimoramento técnico no esporte.

Para além do resultado esportivo, a atuação da bombeira militar, lotada no quartel de Saquarema, evidencia a importância do surfe como ferramenta operacional no trabalho dos guarda-vidas. A prática frequente contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como leitura de correntes marítimas, ventos, variação de marés e tomada de decisão em ambientes de risco.

Segundo a profissional, o contato diário com o mar fortalece a capacidade de resposta em situações reais de salvamento. O treinamento no surfe também aprimora o domínio da prancha de resgate, equipamento utilizado pelo CBMERJ, garantindo mais agilidade e eficiência nos atendimentos a banhistas em perigo.

— O surfe me ajuda na conexão com o mar, na leitura das correntes, do vento, da troca da maré. Tudo isso me auxilia nos salvamentos marítimos – afirmou. 

A delegação do CBMERJ também contou com a participação do Subtenente Monteiro, guarda-vidas do quartel de Saquarema, que construiu uma trajetória consistente no cenário de ondas grandes, participando de todas as edições da competição desde 2015. O atleta conquistou o segundo lugar nas edições de 2018 e 2024.

Os resultados conquistados pelos militares do CBMERJ em uma das competições mais desafiadoras do país traduzem o alto nível de preparo técnico dos guarda-vidas da Corporação e mostram como o surfe tem papel importante na atividade operacional no mar.

 

Foto: Carlos Anselmo e Gabriele Derkacz

Militar do CBMERJ conquista pódio em campeonato de ondas grandes e reforça importância do surfe no salvamento marítimo
Acessar o conteúdo