Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Procedimento auxilia na recuperação de lesões e pode acelerar retorno às atividades dos militares

O Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) está disponibilizando o tratamento de medicina regenerativa com ondas de choque acústicas, voltado para militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e seus dependentes. A técnica é indicada para diversas condições musculoesqueléticas, como fascite plantar, tendinites de ombro, epicondilites (cotovelo), atrasos na consolidação de fraturas e na cicatrização de feridas, entre outras.
 
O tratamento atua promovendo alívio da dor, ação anti-inflamatória e regeneração tecidual, contribuindo significativamente para a recuperação de lesões. Com boas evidências científicas, o método pode acelerar o retorno às atividades dos bombeiros militares, oferecendo uma alternativa eficiente e segura para casos selecionados.
 
Para ter acesso ao procedimento, o primeiro passo é agendar uma consulta médica com o fisiatra do HCAP, por meio do sistema de marcação de consultas da Diretoria Geral de Saúde (DGS). Nesta consulta será avaliado se o paciente é elegível para o tratamento, considerando critérios clínicos específicos e possíveis contraindicações, como gestação, crianças, além da presença de tumores em atividade ou com histórico recente.
 
As aplicações são realizadas no próprio consultório médico do fisiatra, sem necessidade de preparo prévio. Em geral, são indicadas três aplicações iniciais, com intervalo de uma semana entre elas. A necessidade de dar sequência neste tratamento será avaliada conforme a resposta clínica e funcional de cada paciente.
 
Com duração aproximada de 15 minutos, o tratamento com ondas de choque acústicas é uma ferramenta valiosa no cuidado com a saúde dos nossos bombeiros militares e seus familiares, contribuindo para uma reabilitação mais rápida e eficaz.
 
 
Foto: Sargento Fraga

 

Hospital Central do CBMERJ oferece tratamento regenerativo inovador com ondas de choque acústicas
Pular para o conteúdo