Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

9
fotos pg inicial (1348 x 629 px)
Block
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do
Rio de Janeiro
VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR!
3
4
5
6
7
8
previous arrow
next arrow

Para Cidadão:

Principais serviços
destinados ao público.

Para Militar:

Principais serviços
destinados aos militares da corporação.

Portal da Transparência

  Acesso ao portal da transparência da SEDEC/CBMERJ.

Destaques do CBMERJ

Veja aqui alguns serviços em destaque do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Notícias CBMERJ

Acompanhe as últimas notícias da Cbmerj.

Bombeiros Militares do DBMMoto promovem treinamento para conscientização e redução dos riscos de acidentes com motocicletas

Bombeiros Militares do DBMMoto promovem treinamento para conscientização e redução…

Bombeiros Militares do DBMMoto promovem treinamento para conscientização e redução dos riscos de acidentes com motocicletas Ação foi voltada para motociclistas civis que receberam instruções…

Primeira-dama do Estado do Rio visita Sala Lilás do CBMERJ⁣

Primeira-dama do Estado do Rio visita Sala Lilás do CBMERJ⁣

Primeira-dama do Estado do Rio visita Sala Lilás do CBMERJ⁣ Analine Castro também participou da cerimônia que premiou os militares da operação no Rio Grande…

Noventa bombeiros militares do Rio de Janeiro são condecorados pela atuação no Rio Grande do Sul​

Noventa bombeiros militares do Rio de Janeiro são condecorados pela…

Noventa bombeiros militares do Rio de Janeiro são condecorados pela atuação no Rio Grande do Sul Homenagem ocorreu no Quartel General do Corpo de Bombeiros…

CONHECENDO O CBMERJ

Histórico do CBMERJ

Origem

O Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil. Foi fundado pelo Imperador D.Pedro II em 1856, após a incidência de inúmeras tragédias, como os incêndios do Teatro São João, em 1851 e 1856. Nessa época o Imperador decidiu organizar o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, reunindo sob uma mesma administração as diversas seções que até então existiam (nos Arsenais de Guerra e de Marinha, Repartição de Obras Públicas e Casa de Correção).

Em abril de 1860 foi publicado o primeiro regulamento, onde constava sua subordinação ao Ministério da Justiça.

Em 1864 a Diretoria Geral foi instalada da Praça da Aclamação (atual Praça da República); endereço que permanece até os dias de hoje como sede do Comando Geral do CBMERJ. 

Marcha: Canção Soldado do Fogo
Lema: Vida Alheia e Riquezas Salvar

Galeria de Imagens

Museu Histórico

Museu - Conheça a exposição do Museu Histórico do CBMERJ, com seu acervo composto de objetos que revelam o percurso histórico, artístico e tecnológico em nosso país, o visitante poderá conhecer aspectos relevantes da história e da memória do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, criado em 1856 pelo Imperador D. Pedro II, Patrono da Corporação.

Conheça o Comandante

PERFIL DO CORONEL BM LEANDRO MONTEIRO

O coronel Leandro Sampaio Monteiro é secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) desde 29 de setembro de 2020. Nomeado para o cargo aos 41 anos de idade, atualmente é o comandante-geral mais jovem do Brasil.

Ingressou no Corpo de Bombeiros em 1998. Comandou as unidades de Miguel Pereira e da Gávea e atuou como coordenador operacional da Defesa Civil do Estado.

Pós-graduado em Gerenciamento Operacional e em Gestão Estratégica nas Organizações, coronel Leandro Monteiro já exerceu também os cargos de secretário de Cultura e de presidente do Theatro Municipal do Rio.

Alguma Dúvida ?

Se ainda está com dúvida, podemos tratar a sua situação na Ouvidoria.

Vidas salvas
0
Incêndios apagados
0
viaturas novas
0
vidas salvas
0
Pular para o conteúdo