Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Data marca momento de reverência à história e ao compromisso da corporação com a sociedade fluminense
 

A comemoração dos 169 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), celebrada nesta quarta-feira (02/07), foi pontuada por uma manhã de homenagens, reconhecimento e emoção. A data também marcou a inauguração da primeira Sala de Crise da corporação pelo governador Claudio Castro e pelo comandante-geral coronel Tarciso Salles. O novo espaço, nas dependências do Quartel Central, será utilizado por militares e autoridades para definir soluções estratégicas, assegurando respostas rápidas, coordenadas e eficazes diante de situações de emergência, reforçando o compromisso da instituição com a segurança e a proteção da sociedade.

A festa de 2 de julho contou, tradicionalmente, com a recepção aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que recebem o Espadim Marechal Souza Aguiar. Houve também homenagem ao jubileu da 18ª Turma do Curso de Formação de Oficiais da corporação e entrega de medalhas a militares pelo desempenho de suas funções, reafirmando os valores de coragem, dedicação e espírito de equipe que há quase dois séculos norteiam o trabalho da corporação. Personalidades e instituições que apoiam o trabalho dos bombeiros em diversas frentes foram também agraciados com comendas.

 – O Corpo de Bombeiros é uma das instituições que mais orgulha o nosso estado. Uma das mais respeitadas. São homens e mulheres que arriscam suas vidas diariamente para salvar outras. Celebrar esses 169 anos é reconhecer uma história de coragem, profissionalismo e compromisso com o próximo. Se antigamente, nossos militares viajavam para conhecer modelos de outras corporações, hoje, nós é que inspiramos bombeiros do país e do mundo. Meu compromisso é valorizar esses seres humanos por trás da farda e ser a vanguarda no que diz respeito a salvamentos, equipamentos e tecnologia – expressou o governador.

Ainda durante as comemorações, o governador Cláudio Castro e a primeira-dama Analine Castro, que também prestigiou a festa, cumprimentaram e agradeceram os guarda-vidas que se destacaram na semana passada no salvamento de uma vítima que caiu em mar de dia agitado, em Niterói. O governador agradeceu o trabalho e os definiu como verdadeiros heróis.

Demonstração Profissional – Como ponto alto para o público que assistia ao evento, os militares prepararam uma demonstração técnico-profissional, simulando alguns dos principais salvamentos realizados diariamente pelos militares. Foram apresentadas técnicas de rapel, plano inclinado, escalada da torre, descida invertida, resgate subaquático, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar com motos e ambulância. Os cães de busca e resgate da corporação também fizeram demonstrações de obediência e destreza.

 – Todo dia nossa missão é reafirmar o nosso pacto com a vida, com a segurança da população e com a excelência no serviço público. Cada bombeiro e bombeira é um elo essencial desta história construída com responsabilidade, abnegação e competência – reforçou  o comandante-geral, coronel Tarciso Salles. 

As celebrações continuam, às 18h, com uma missa de Ação de Graças que será realizada pelos capelães da corporação, a partir das 18 horas, aos pés do Cristo Redentor, seguida da iluminação do monumento em vermelho, e de uma bênção.

Foto: Ricardo Cassiano e Sargento Fraga

 

Governador Claudio Castro prestigia cerimônia de 169 anos do Corpo de Bombeiros do Rio e inaugura primeira Sala de Crise no Quartel Central
Pular para o conteúdo