Em caso de emergência, disque 193

Ação em comemoração ao Mês das Crianças teve música, brincadeiras e momentos de muita alegria

Em celebração ao Mês das Crianças, o Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, nesta quarta-feira (29), as famílias atendidas pelo Centro Terapêutico para Transtorno do Espectro Autista e outras Neuroatipias (CTTEA). A visita proporcionou uma manhã cheia de descobertas e interação.

Logo cedo, cerca de 20 crianças deixaram a unidade do CTTEA, localizada em Guadalupe, na Zona Norte do Rio, rumo ao QCG.

Acompanhadas por suas famílias e pelas coordenadoras do centro, Ten Cel BM Débora Teixeira e Cap BM Fabrícia, elas foram recebidas com entusiasmo pelos bombeiros no pátio do quartel.

Os pequenos exploraram as viaturas, manusearam mangueiras e até vestiram fardas dos “heróis da vida real”. As atividades lúdicas estimularam a curiosidade e a integração do grupo, que também assistiu a uma apresentação especial da Orquestra do CBMERJ.

Durante o passeio, as crianças também fizeram um lanche especial e assistiram a um vídeo sobre o Museu do CBMERJ, conhecendo um pouco mais da história e das tradições da corporação, incluindo a do famoso cavalo Caramelo, um dos símbolos mais queridos dos bombeiros.

Toda a experiência foi acompanhada pela equipe multidisciplinar do CTTEA, entre eles o músico-terapeuta Sgt BM Vargas e a pediatra Cap BM Christina Moraes, que contribuíram para tornar o momento ainda mais acolhedor e significativo.

CTTEA e suas atividades

O Centro Terapêutico para TEA é uma iniciativa pioneira entre as corporações de bombeiros do país. Instalado em Guadalupe, o centro representa um marco na promoção da saúde, no acolhimento e no cuidado humanizado com bombeiros e seus familiares. O espaço oferece estrutura especializada para o desenvolvimento, a autonomia e o bem-estar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neuroatipias.

Além das atividades terapêuticas, o CTTEA também conta com um polo da Sala Lilás, voltado ao acolhimento psicossocial de vítimas de violência doméstica, garantindo apoio sigiloso e humanizado a bombeiros e seus dependentes.

Famílias atendidas pelo CTTEA vivem manhã especial no Quartel Central
Pular para o conteúdo