Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Visitas técnicas tem o objetivo de avaliar as condições operacionais, administrativas e disciplinares das unidades   

As Inspeções do Estado-Maior Geral (EMG) nos Comandos de Bombeiros de Área (CBA), tiveram início na primeira semana de maio deste ano. No dia 08, a primeira comitiva destas visitas esteve presente no CBA VIi – Costa Verde, que compreende os quartéis de Angra dos Reis(10° GBM) Paraty (26º GBM) e seus respectivos Destacamentos.
 
Posteriormente, na última quarta-feira (21.05), foi realizado o segundo período de inspeções, direcionado ao CBA IX – Metropolitana, no qual estão subordinados os Quartéis de Niterói (3º GBM), São Gonçalo (20° GBM) e seus Destacamentos.
 
Essas visitas técnicas às OBMs fazem parte do planejamento para o ano de 2025 e contaram com a liderança do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante Geral do CBMERJ, coronel BM Luciano Sarmento, junto com uma comitiva que o acompanhou nas inspeções, verificando  “in loco” se as demandas e alternativas de melhorias estão correspondendo às exigências do alto escalão da Corporação.
 
Foram observados aspectos como a prontidão das tropas, a manutenção dos materiais e viaturas, infraestrutura das unidades, e o cumprimento dos protocolos regimentais. 
 
O Chefe do EMG destacou, ainda, o profissionalismo das unidades, além de ressaltar a importância das inspeções regulares a fim de garantir o alto padrão de eficiência e preparo dos quartéis e garantir a excelência nos serviços prestados à população. Toda essa fiscalização representou um momento de integração e reconhecimento ao trabalho diário dos militares de cada OBM.
 
A comitiva do EMG , em todas as suas visitas, foi sempre recepcionada pelos Comandantes das unidades, que apresentaram um panorama das atividades em andamento, os desafios enfrentados e os projetos de melhoria em desenvolvimento nas OBMs. As tropas participaram de uma formatura geral, na qual foram prestadas as continências regulamentares, com demonstrações de disciplina e organização.
 
As inspeções foram concluídas com uma avaliação positiva das unidades, que receberam elogios pelas melhorias no estado de conservação de suas instalações e pelo comprometimento por parte de seu efetivo. A ação integra o calendário de inspeções do Estado-Maior Geral, que percorre as Unidades de todo o Estado, com foco na valorização da tropa e no aprimoramento contínuo de todos os quartéis da Corporação.

 

Estado-Maior Geral inicia período de inspeções nos CBAs
Pular para o conteúdo