Em caso de emergência, disque 193

Evento valoriza a cultura de acolhimento e respeito aos direitos humanos, além de destacar a importância dos protocolos de atendimento às vítimas de violência

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), através da Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS) marcou presença na 5ª edição da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Cabo Frio, na última segunda feira (21.07). A iniciativa representa um importante espaço de ajuda, escuta, proposição e fortalecimento das ações voltadas à promoção da igualdade de gênero, além da luta pela violência contra a mulher.

O evento contou com a presença da Comandante do 25º BPM, Coronel PM Andreia Ferreira; da Delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Cabo Frio, Dra Aline Vilas Boas; da Coordenadora do programa de violência contra a mulher da DGAS Assistente Social do CBMERJ, Capitã BM Tatiana Borsoi; e da Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a Guarda Municipal Regiane Costa.

Durante a sua participação, a Capitã BM Tatiana conduziu uma importante palestra com o tema;”Elas por elas: Mulheres no comando da luta contra a violência”. Ela enfatizou a importância de dar visibilidade aos protocolos humanizados de atendimento às vítimas de violência, reforçando o compromisso do CBMERJ com a valorização de uma cultura de acolhimento e respeito aos direitos humanos. Além disso, ela reforçou a importância de uma rede de proteção às mulheres em situação de violência, enfatizando a necessidade de fortalecimento dos setores de: Saúde, Assistência Social, e Defesa Civil, como pilares essenciais para o acolhimento, a prevenção e o rompimento dos ciclos de violência contra a mulher.

Outro ponto de destaque foi a importância da utilização dos quadros internos da Corporação, promovendo reflexão e formação de profissionais que sejam cidadãos sensíveis às múltiplas formas de violência que atingem as mulheres. A DGAS reafirma o compromisso do CBMERJ com a construção de políticas públicas integradas, baseadas no respeito à dignidade humana, visando a promoção de uma cultura institucional sempre pronta a combater toda e qualquer forma de violência.

CBMERJ marca presença em Conferência Municipal de Políticas para Mulheres
Pular para o conteúdo