Em caso de emergência, disque 193

Curso tem o objetivo de capacitar militares para atuar nos resgates de vítimas de trauma e emergências médicas

O Corpo de Bombeiros realizou, nesta quinta-feira (15.01), a solenidade de formatura do Curso Básico de Socorrista (CBSOC-2025), celebrando o encerramento de uma etapa fundamental na formação de profissionais preparados para atuar no Atendimento Pré Hospitalar (APH) em resgates e salvamentos das vítimas de trauma e emergências médicas.

O evento contou com a presença do Chefe do Estado Maior Geral e Subcomandante Geral, Coronel BM Sarmento; do Diretor-Geral de Ensino e Instrução (DGEI), Coronel BM Lemos , e do Comandante do Grupamento de Socorro e Emergência (GSE), Tenente-Coronel BM César Santos, além de outros oficiais e praças, instrutores, formandos e convidados.

Segundo o Comandante do GSE, o curso tem o objetivo de capacitar os bombeiros para reconhecerem lesões traumáticas e aplicar as abordagens terapêuticas corretas em situações de emergência:

 – Essa capacitação vai além da técnica, envolvendo responsabilidade, disciplina e vocação, permitindo o pronto emprego dos novos socorristas em serviço, otimizando assim, o atendimento em campo, ressaltou o Tenente-Coronel César Santos.

Na sequência, foram entregues os certificados aos primeiros colocados, em reconhecimento ao desempenho e à dedicação demonstrados ao longo da especialização. A formatura simbolizou não apenas a conclusão de um curso, mas o início de uma missão ainda maior: Servir a sociedade com excelência, coragem e elevado preparo técnico. A iniciativa reforça o compromisso permanente do CBMERJ com a qualificação contínua de seu efetivo, refletindo diretamente na excelência do atendimento prestado à sociedade.

Corpo de Bombeiros realiza solenidade de formatura do CBSOC 2025
Acessar o conteúdo