Em caso de emergência, disque 193

Evento reforça a integração entre forças, órgãos e especialistas civis e militares em prol da prevenção e da preservação de vidas no litoral fluminense

Há dois meses da chegada da estação mais quente do ano, período em que aumentam as ocorrências de afogamentos e resgates nas praias, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta quinta-feira (02/10), no auditório do Instituto Benjamin Constant, na Urca, o 1° Congresso Técnico – Operação Verão CBA  X 2025/2026.

O encontro reuniu guarda-vidas da corporação e especialistas convidados em um dia de imersão técnica e troca de experiências. O objetivo foi alinhar protocolos, valorizar a atuação profissional e preparar a tropa para o aumento das ocorrências durante a temporada de verão. Só em 2024, o CBMERJ realizou mais de 12.600 salvamentos, sendo cerca de 8 mil socorros na capital, durante a estação das praias cheias.

A abertura do congresso contou com a participação do Cel BM Verdini, da Cap BM Amanda Vimercatti e da Cap BM Priscilla Bittencourt, que abordaram os desafios e inovações no salvamento marítimo. Em seguida, o Cap BM Marcelo Cardoso apresentou estudo sobre a incidência de perda auditiva em guarda-vidas do CBMERJ.

Na sequência, o Cap BM Pinto conduziu palestra sobre operações subaquáticas, trazendo um caso real e os procedimentos adotados no âmbito do CBA X. O tema do apoio aéreo em ocorrências de salvamento marítimo foi apresentado pelo Major Libório e pelo Cap Ramon  Andrade. Já a Cap BM Roberta Flach compartilhou protocolos de atuação em casos de crianças e adolescentes perdidos na orla.

Encerrando o turno da manhã, o Cap BM Philipe Coelho falou sobre a saúde e performance dos guarda-vidas, onde abordou os riscos ocupacionais presentes no dia a dia e as estratégias para mitiga-los. 

À tarde, um dos pontos altos foi a mesa-redonda sobre resgate em ondas grandes, ainda mediada pelo Cap BM Philipe Coelho e com a participação de Edilson Luís da Assunção, o Alemão de Maresias. O paranaense criado em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, é hoje o piloto de segurança aquática em Nazaré, Portugal, praia onde há as maiores ondas do planeta. A mesa redonda contou ainda com a participação dos bombeiros militares Cap Motta Maia, Sub Medeiros, Sub Fábio e Sub Marco Monteiro.

O congresso também trouxe reflexões sobre prevenção de doenças bucais e traumatismos dentários, apresentada pelas Ten Cel BM Sílvia Carvalho e Ten Cel BM Viviane Santos. 

A atuação da mulher guarda-vidas, contou com a participação do Cap Philipe Coelho, Cb BM Naiana, Sgt BM Letícia, Sd Temp BM Amanda Antunes e Sd Temp BM Débora.

O uso das redes sociais e a conduta institucional, além da importância do bom relacionamento da corporação com a imprensa foi  a palestra conduzida pelo Maj BM Fábio Contreiras, porta-voz do CBMERJ.

O congresso marcou oficialmente o início da Operação Verão 2025/2026 no âmbito do Comando de Bombeiro de Área X (CBA X), reforçando a integração entre forças, órgãos e especialistas civis e militares em prol da prevenção e da preservação de vidas no litoral fluminense.

Fotos: Ricardo Cassiano

Corpo de Bombeiros realiza 1º Congresso Técnico de Salvamento Marítimo em preparação para o verão
Pular para o conteúdo