Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Número de acidentes de trânsito cresce a cada ano; em 2024, o CBMERJ registrou mais de 70 mil atendimentos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran.RJ) promoveram, nesta terça-feira (20), um simulado de acidente de trânsito como parte das ações do movimento Maio Amarelo. A ação aconteceu na Rua Mata Machado, no Maracanã, Zona Norte do Rio, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de condutas imprudentes no trânsito e demonstrar, na prática, os procedimentos de resgate adotados em ocorrências reais.
 
O exercício simulado incluiu colisão entre um carro e uma moto, e atuação de uma equipe operacional do CBMERJ. A simulação contou ainda com a mobilização de três viaturas: uma ambulância, um Auto-Tanque (AT), e um Auto Busca e Salvamento Leve (ABSL) reforçando os protocolos operacionais adotados em situações de emergência.
 
A iniciativa deu visibilidade ao trabalho das forças de resgate e destacou a importância de atitudes responsáveis nas vias públicas. 
 
O Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel Tarciso Salles, destacou a importância de ações de conscientização para a redução dos índices de acidentes e vítimas no trânsito.
 
 _ “A campanha Maio Amarelo é um alerta fundamental para todos. Como Corpo de Bombeiros, estamos na linha de frente do socorro e testemunhamos diariamente as graves consequências da imprudência no trânsito. Cada acidente evitado representa uma vida preservada. Por isso, reforçamos nosso compromisso com a educação no trânsito e a conscientização da população”,  destacou.
 
Durante a ação, o público também teve a oportunidade de experimentar óculos que simulavam os efeitos do sono, do álcool e de substâncias ilícitas na direção, evidenciando os riscos de conduzir veículos sob a influência de agentes que comprometem a capacidade psicomotora.
 
 
Acidentes aumentam e preocupam autoridades
 
Apesar das campanhas de conscientização, como Maio Amarelo, os dados sobre violência no trânsito seguem em crescimento e preocupam. De acordo com o CBMERJ, o número de atendimentos relacionados a acidentes no trânsito aumentou significativamente. Em 2023, foram registrados 63.812 chamados. Já em 2024, esse número saltou para 73.919. Apenas entre janeiro e abril deste ano, foram realizados 21.267 atendimentos — número superior ao do mesmo período de 2023, que somou 17.988.
 
O número de acionamentos para colisões de veículos também apresentou alta: em 2023, foram 39.551 ocorrências; em 2024, o total subiu para 46.384. Em 2025, até abril, já foram contabilizados 16.720 chamados por esse tipo de acidente.
 
Outro dado preocupante refere-se às quedas de veículos — especialmente de motos. Em 2024, o CBMERJ atendeu 15.891 chamados, sendo 15.078 relacionados a motociclistas. No ano anterior, foram 13.040 ocorrências, com 12.256 envolvendo motos.
 
Os atropelamentos também apresentaram crescimento: foram 9.206 em 2023, passando para 9.641 em 2024. Em 2025, até abril, já são 3.361 registros.
 
O aumento desses números reforça a urgência de ações educativas contínuas que promovam a prevenção e a mudança de comportamento no trânsito.
 
O movimento Maio Amarelo, que completa 12 anos em 2025, destaca a importância do engajamento coletivo — entre poder público e sociedade — para a redução dos índices de acidentes e vítimas no trânsito. A campanha deste ano foca na responsabilidade individual de pedestres, ciclistas e condutores na construção de um trânsito mais seguro, justo e humano.
 
 
 
Foto: Sargento Fraga/CBMERJ

 

Corpo de Bombeiros Militar do RJ e Detran.RJ realizam simulado no Maio Amarelo para conscientizar sobre segurança no trânsito
Pular para o conteúdo