Em caso de emergência, disque 193

Evento que começou pela manhã contou ainda com uma grande recreação na areia e ações educativas

O Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, na noite desta sexta-feira (05/12), o Concerto Natalino da Orquestra Sinfônica do CBMERJ em celebração ao bicentenário de nascimento de Dom Pedro II, patrono da corporação. A noite também foi  marcada pela reabertura do Museu Histórico da instituição, que foi totalmente modernizado.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel BM Tarciso Salles, além de diversas autoridades civis e militares, representantes do Legislativo e convidados especiais.

Idealizado pelo Centro Histórico e Cultural do CBMERJ, com apoio do Governo do Estado, o evento transformou o pátio do Quartel-Central,  ponto de partida de grandes operações de emergência, em um grande palco a céu aberto, onde música e história dialogaram em perfeita harmonia.  

A abertura do concerto ressaltou a importância do bicentenário de Dom Pedro II, grande incentivador da ciência, da cultura e do desenvolvimento institucional do Brasil. Sob o “olhar simbólico” do imperador, a Orquestra Sinfônica apresentou um repertório dividido em três atos, inspirado no espírito natalino e na diversidade da música clássica mundial.

A regência foi do maestro Major BM Franquimar, com participação do Coral da Escola de Música da UFRJ no primeiro ato e do Coral do Instituto Federal Fluminense, Campus Cabo Frio no segundo. Entre as peças apresentadas estiveram “Finlândia”, de Jean Sibelius, “Jesus, Alegria dos Homens”, de Bach, “Amazing Grace”, além de clássicos natalinos como “Holy Night” e “He Shall Reign Forevermore”. No terceiro ato, o público foi surpreendido pela participação especial da cantora gospel Fernanda Brum, que emocionou a plateia com a interpretação de “Shout to the Lord”. O concerto foi encerrado com um grande coral do público que unido cantou uma das músicas mais clássicas do natal, “Noite Feliz”.

 

Museu Histórico do CBMERJ é reaberto após modernização

 

Na mesma noite, os convidados foram conduzidos ao Beco do Kaol para a reabertura oficial do Museu Histórico do CBMERJ. O espaço passou por um amplo processo de reforma e modernização, ganhando novas áreas de visitação, recursos interativos, acessibilidade aprimorada e ambientes dedicados às tradições, viaturas históricas, equipamentos e peças que ajudam a contar a trajetória da Corporação desde o século XIX. 

O museu abre para visitação ao público no próximo dia 9 de dezembro, sempre de terça à sábado, das 9h às 16h. Para visita individual ou em família não é preciso agendamento, basta se identificar na entrada do quartel central. 

A reabertura representa mais um passo importante na preservação da memória da corporação e no fortalecimento das ações culturais promovidas pelo Centro Histórico e Cultural do CBMERJ.

 

Foto: Ricardo Cassiano 

Fotos: Ricardo Cassiano

Concerto da Orquestra Sinfônica do CBMERJ marca celebração do Bicentenário de Dom Pedro II e reabertura do Museu Histórico da Corporação
Acessar o conteúdo