Em caso de emergência, disque 193

Delegação participou de exercício em simulador de combate a incêndios e recebeu homenagens pela parceria durante a agenda no Brasil 2026

 

A comitiva da Tanzânia, formada por bombeiros e policiais militares, encerrou sua programação no Rio de Janeiro visitando nesta terça-feira (26), o Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento em Guadalupe.

Os representantes conheceram de perto parte da estrutura de capacitação da corporação e a “Cidade do Fogo”, espaço inaugurado este ano, dedicado a treinamentos realistas de combate a incêndio.

Nos simuladores, montados a partir de contêineres, os militares participaram diretamente dos exercícios de combate a incêndio, vivenciando na prática os desafios da atividade. O treinamento inclui a manipulação de chamas reais, com temperaturas que podem ultrapassar 600 ºC, permitindo que os bombeiros pratiquem táticas em condições muito próximas das ocorridas em operações reais.

Ao final da visita, a delegação recebeu lembranças e homenagens em agradecimento à parceria e à troca de experiências promovida ao longo da semana.

Entre as autoridades, estiveram presentes o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Unida da Tanzânia no Brasil, John Stephen Simbachawene; a representante do Governo da Tanzânia e coordenadora-geral da Parceria Brasil-Tanzânia, Luciana Teixeira; além da ministra Anna Lukio Ghamba – Ministra Plenipotenciaria da Embaixada da Tanzânia no Brasil.

A delegação tanzaniana, composta por 22 representantes de órgãos de segurança, chegou ao Brasil no último dia 17, em missão oficial de intercâmbio nas áreas de Segurança e Defesa Civil. O objetivo foi conhecer protocolos e metodologias adotadas no estado do Rio, referência internacional em resposta a emergências e na preparação para grandes eventos.

Durante a estadia, o grupo cumpriu uma extensa agenda junto ao CBMERJ e à Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ).

O intercâmbio reforça a cooperação internacional e o papel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro como referência na formação, treinamento e resposta em situações de emergência. A experiência será fundamental para a preparação da Tanzânia, que se organiza para sediar a Copa Africana de Nações em 2027.

A comitiva retorna ao país africano nesta quarta-feira (27), levando na bagagem novos conhecimentos e o fortalecimento da parceria entre Brasil e Tanzânia.

Fotos: Fabrício Fraga

Comitiva da Tanzânia encerra intercâmbio no Rio com instrução na Cidade do Fogo
Pular para o conteúdo