Na manhã deste domingo (03.04), o governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro, estiveram em Ilha Grande, Angra dos Reis e Paraty, percorrendo os pontos mais atingidos pela chuvas que assolam o estado desde a noite da última sexta-feira (01.04).
Em Angra dos Reis, juntamente com o prefeito do município, Fernando Jordão, as autoridades estiveram em Monsuaba, onde um deslizamento atingiu cinco casas, causando a morte de oito pessoas. Também visitaram a área de Itaguaçu/Praia Vermelha, onde buscam por três desaparecidos.
O grupo seguiu para Paraty, onde foram registrados seis óbitos provocados pelo desabamento de três casas. Na localidade, foram recebidos pelo prefeito Luciano Vidal.
Em seguida, o governador e o comandante do Corpo de Bombeiros estiveram em Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, onde foram registrados 180 pontos de alagamento e cerca de 300 pessoas desalojadas.
A visita de inspeção teve o objetivo de planejar e alinhar as ações visando à retomada da normalidade nas áreas afetadas e elaborar estratégias conjuntas que possam minimizar os efeitos de novos temporais.
Até o momento, mais de 150 pessoas foram resgatadas com vida em todo o território fluminense.
O CBMERJ já atendeu a mais de 900 chamados relacionados a inundações, alagamentos, deslizamentos, desabamentos, salvamentos de pessoas e cortes de árvores, desde sexta-feira (01.04).
Fotos: Rogério Santana