Em caso de emergência, disque 193

Evento foi voltado para o debate de regras, boas práticas e exigências técnicas para essas instalações em prédios residenciais e corporativos

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) marcou presença na 5ª edição da maior conferência global de tecnologia e inovação, a Rio Innovation Week com a participação no Painel: “ Eletropostos em empreendimentos –  O que dizem os Bombeiros ; o CREA e as novas exigências legais.”

O evento foi realizado no Palco Revolution, espaço voltado a lançamentos tecnológicos, e destacou a  participação de dois palestrantes representando a Corporação, o Tenente-Coronel BM Wanderson da Diretoria Geral  de Serviços Técnicos (DGST) e o Major BM Sermoud da 5° Seção do Estado Maior Geral (EMG), além do Superintendente Técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ), engenheiro Leonardo Dutra; do CEO da Ezvolt, Gustavo Tanure e do CEO da PD7 Tech, Paulo Duarte.

O debate das regras, boas práticas e exigências técnicas para a instalação das estações de recarga de veículos elétricos em prédios residenciais e corporativos foram os principais objetivos do encontro. Representantes do mercado também reforçaram a urgência e a necessidade de serem criadas normativas que possam embasar a instalação de eletropostos para  mitigar os riscos de acidentes. Já que se trata de um setor novo e complexo, é fundamental que as instalações de Eletropostos sejam feitas sob a responsabilidade de profissionais legalmente habilitados e empresas especializadas, devidamente cadastrados no CREA-RJ.

Segundo o Tenente-Coronel BM Wanderson, já está em andamento um estudo amplo a nível nacional, por meio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom) com representantes dos Corpos de Bombeiros Estaduais, visando definir uma diretriz nacional sobre o tema. 

E de acordo com o Maj BM Sermoud, foi reforçada a necessidade das edificações cumprirem rigorosamente as medidas de segurança contra incêndio previstas no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP), estando  regularizadas junto ao CBMERJ com Certificado de Aprovação dentro da validade.

   – Até o momento não há registros de incêndios envolvendo veículos elétricos no estado do Rio de Janeiro. No entanto, as estatísticas em dispositivos de micromobilidade elétrica como bicicletas e patinetes, tem aumentado e requerem atenção, especialmente quanto à recarga e o acondicionamento das baterias para evitar acidentes – concluiu o oficial superior.

CBMERJ participa de Painel sobre segurança nas instalações das estações de recarga dos veículos elétricos
Pular para o conteúdo