Em caso de emergência, disque 193

Curso é referência nacional na especialização de bombeiros para que possam realizar operações em terrenos montanhosos e áreas de preservação ambiental

O 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1º GSFMA) realizou a formatura da 17ª edição do Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal (CPCIF), nesta quinta-feira (28.08), no pátio da Unidade, no Alto da Boa Vista.

A solenidade contou com a presença do Subcomandante Geral e Chefe do Estado Maior Geral , Coronel BM Sarmento; do Subchefe Operacional, Coronel BM Lemos; do Diretor da DGEI, Coronel BM Rodrigo Azevedo; do Diretor da DI, Coronel BM Marcos Alves; do Comandante do 1º GSFMA, Tenente-Coronel BM Luiz Diogo, entre outras autoridades.

O Curso desenvolveu, além do preparo técnico e físico, a capacidade emocional dos militares, para que possam atuar em situações de alto risco e estresse intenso. A formação integral visa não só o domínio das técnicas, mas também o fortalecimento da resiliência e do trabalho em equipe, essenciais para o sucesso nas operações em ambientes naturais complexos. Após três meses de treinamento intensivo, praças e oficiais tornam-se oficialmente aptos no combate a incêndios florestais em todo o estado, podendo também ser mobilizados para apoio em outras regiões do país.

Criado no ano de 1992, o CPCIF iniciou sua 1a Edição em 1993, se tornando então uma referência nacional na especialização de bombeiros para que possam realizar operações em terrenos montanhosos e áreas de preservação ambiental. Durante o período de formação, os militares passam por treinamentos específicos que incluem ambientação florestal, topografia de campanha, montanhismo, operações aéreas, comportamento do fogo, tecnologias e técnicas de combate, incluindo gestão de recursos e prevenção de incêndios.

A atuação desses especialistas é vital para a preservação dos biomas e áreas protegidas do Estado do Rio de Janeiro, que enfrentam riscos constantes de incêndios, principalmente durante períodos de seca. O trabalho desses profissionais contribui diretamente para a conservação ambiental, proteção da biodiversidade e a segurança da população que vive próximo à áreas de risco.

Segundo o Coronel BM Sarmento, o apoio da família foi muito importante para os formandos. Ele destacou e elogiou também o empenho da tropa:

– A corporação ganha o reforço de um grupo seleto de militares que não mediu esforços para se capacitar. Agradecemos também às famílias, que são fundamentais para a rotina e o sucesso desses profissionais. Que todo o treinamento técnico, físico e emocional se transforme em vitórias nas missões.- ressaltou o coronel.

O comandante do 1º GSFMA, enfatizou o rigor do processo formativo e os desafios que os novos especialistas enfrentarão em suas futuras missões:

– A especialização foi alcançada. Agora, cabe a cada um acreditar em si e cumprir com excelência as tarefas que virão. Estamos confiantes no preparo e comprometimento destes combatentes florestais – acrescentou o Tenente-Coronel Luiz Diogo.

 
1º GSFMA forma novos especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais
Pular para o conteúdo