Em caso de emergência, disque 193

Encontro reforça a importância do poder público na prevenção e na resposta a eventos de tentativa de suicídio

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou de uma solenidade com o tema: “Dia da Abordagem Técnica às Tentativas de Suicídio – Abordagem Humanizada”, na última segunda-feira (01.09), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

O evento teve como objetivo homenagear os profissionais que atuam na preservação de vidas, através da abordagem humanizada às tentativas de suicídio. Para representar a Corporação, estiveram presentes: o Major BM José Carlos Alves Evangelista, da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDPII), coordenador do Comitê Estadual de Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio do CBMERJ; o Capitão BM Agnaldo Rodrigues da Silva, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS); o Capitão BM Jansen dos Santos Paiva, do Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB) e a Cabo BM Vanessa Maria de Freitas, da Diretoria Geral de Pessoal (DGP).

De acordo com o Major Evangelista, este é um dia importante para a abordagem técnica de dissuasão no Brasil:
– Esse ato de reconhecimento reforça a relevância da especialização em abordagem técnica às tentativas de suicídio nas fileiras dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil e a importância do poder público na prevenção do suicídio – ressaltou.

Além do CBMERJ, Corpos de Bombeiros de outros estados também participaram do encontro, incluindo membros de diversas instituições do país. Um dos assuntos abordados foi o Centro de Valorização da Vida (CVV), para as pessoas que precisam de apoio emocional, em momentos difíceis. Ele está disponível 24 horas por dia, através do número 188.

A integração de todas as instituições é de extrema importância para a preservação da vida, no que diz respeito às questões de prevenção do suicídio e nos resgates realizados neste tipo de evento.

CBMERJ participa de sessão Solene em homenagem ao “Dia da Abordagem Técnica às Tentativas de Suicídio – Abordagem Humanizada”
Pular para o conteúdo