Em caso de emergência, disque 193

Iniciativa buscou ouvir militares, mapear desafios e subsidiar ações voltadas à saúde mental e valorização da mulher

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta segunda-feira (06/04), no Quartel Central, um Encontro Científico Alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Promovida pelo Centro Terapêutico para TEA e outras Neuroatipias da corporação (CTTEA-BM), a iniciativa reuniu autoridades, especialistas, militares e familiares em uma programação voltada à troca de conhecimento, reflexão e fortalecimento de práticas inclusivas.

O evento contou com as presenças do Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Tarciso Salles; do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral do CBMERJ, Coronel BM Luciano Pacheco Sarmento; do Assessor-Chefe da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Coronel BM Marco Albino; da Diretora do Centro Terapêutico para TEA e outras Neuroatipias (CTTEA-BM), Coronel BM Debora Lucia Teixeira Medina de Figueiredo; da Secretária de Estado de Saúde, Claudia Maria Braga de Mello; e do Assessor Especial da Secretaria de Estado de Saúde, Coronel BM RR Sérgio Simões.

Durante a abertura, o Coronel BM Tarciso Salles, destacou o impacto social do projeto realizado pelo CBMERJ e os resultados já alcançados.

— Nós sonhamos, acreditamos e hoje colhemos os frutos. Se tivéssemos ajudado apenas uma família, já teria valido a pena o esforço. Mas hoje já são 340 famílias beneficiadas e mais de 8.300 atendimentos realizados. Que essas crianças continuem com um sorriso no rosto, com esperança e vontade de viver. Tenho certeza de que serão grandes homens e grandes mulheres, que ocuparão lugares de destaque na sociedade — afirmou o secretário.

A diretora do Centro Terapêutico para TEA e outras Neuroatipias, Coronel BM Debora Lucia Teixeira Medina de Figueiredo, ressaltou o caráter coletivo da construção do CTTEA-BM e a importância do encontro como espaço de aprendizado e reconhecimento.

— Hoje é um dia muito especial. Construímos, juntos, quase um ano de história com muito empenho, estudo e dedicação. Este encontro é também um momento de escuta, de troca e de crescimento. Nossa luta é grande, mas é fundamental reconhecer cada avanço e agradecer a todos que acreditaram e se colocaram à disposição para transformar essa realidade — disse a diretora.

A programação contou com um ciclo de palestras que abordou temas fundamentais para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como avaliação neuropsicológica, estratégias terapêuticas, nutrição, atividade física, comunicação alternativa, proteção social e acolhimento familiar, além da atuação do bombeiro militar em ocorrências envolvendo pessoas no espectro.

 

Reconhecimento e transformação na prática

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a homenagem às autoridades e aos profissionais que contribuíram para a implantação e consolidação do CTTEA-BM. Pais e pacientes também participaram, reforçando o impacto direto do trabalho desenvolvido.

Para as famílias, o CTTEA-BM representa mais do que assistência: é transformação de vida.

— O CTTEA é um sonho realizado para as famílias. Esse projeto tem nos ajudado de forma imensurável. Que continue avançando, atendendo cada vez mais pessoas e fortalecendo nossos filhos e toda a família CBMERJ — afirmou Edimar Ferreira Nunes, pai de Arthur Kalebe, de 13 anos.

O jovem também compartilhou sua experiência no Centro, destacando o ambiente acolhedor e as atividades que estimulam seu desenvolvimento, como a terapia assistida com cães, com a cadela Moana, do Grupamento de Busca e Resgate com Cães da corporação. 

— Eu gosto muito de cantar, tocar bateria, ukulelê e quero aprender guitarra. Também adoro brincar com a Moana, ela é muito engraçada. O CTTEA é muito importante para crianças como eu — contou Arthur.

Entre os atendidos, a evolução no desenvolvimento e na socialização das crianças também emociona os familiares.

— Minha filha era tímida e tinha dificuldade de contato com outras crianças. Com o acompanhamento, especialmente na musicoterapia, ela está evoluindo muito. É emocionante ver esse crescimento — disse Isabel Cristina Cabral Marques, mãe de Ana Clara, de 12 anos.

Ana Clara também fez questão de destacar o ambiente do Centro:

— Eu gosto de tudo. As salas têm instrumentos, piscina de bolas, balanço… dá para interagir e se expressar, especialmente com a música.

 

Compromisso com inclusão e políticas públicas

O evento também contou com um fórum de orientação parental, conduzido por representantes da Secretaria de Estado de Saúde, ampliando o suporte às famílias e fortalecendo a rede de cuidado.

Ao longo do dia, as discussões reforçaram a importância de abordagens interdisciplinares e da capacitação contínua dos profissionais, consolidando o encontro como uma iniciativa estratégica para o avanço do conhecimento e das práticas de cuidado no âmbito da corporação.

A ação reafirma o compromisso do CBMERJ e da Secretaria de Estado de Defesa Civil com a promoção de políticas públicas voltadas à inclusão, ao respeito às diferenças e à garantia de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. 

 

Foto: Subtenente Robson

CBMERJ promove encontro científico sobre autismo e reforça compromisso com inclusão e cuidado especializado
Acessar o conteúdo