Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

 Iniciativa inédita entre corporações de bombeiros no Brasil oferece atendimento especializado a militares e seus dependentes

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inaugurou, nesta quarta-feira (07.05), o Centro Terapêutico para o Transtorno do Espectro Autista (CTTEA) e outras neuroatipias, uma iniciativa pioneira entre instituições de bombeiros militares no país. O espaço marca um avanço significativo na promoção da saúde e no acolhimento de bombeiros e seus familiares. A unidade fica em Guadalupe, Zona Norte do Rio.
 
A primeira-dama do estado, Analine Castro, marcou presença no evento e ressaltou que a iniciativa acolhe e transforma. 
 
 – Incluir é escutar de verdade. Espaços como este garantem às pessoas uma vida com respeito e felicidade. Vamos seguir em frente para fazer políticas públicas que constroem caminhos reais para que todos possam caminhar com dignidade – expôs Analine. 
 
Com equipe multidisciplinar especializada, o Centro foi idealizado para oferecer um ambiente seguro, eficaz e humanizado, com foco no desenvolvimento, autonomia e bem-estar dos atendidos. A estrutura reforça o compromisso da corporação com um cuidado mais justo, inclusivo e permanente.
 
 –  Cuidar da saúde dos nossos militares e suas famílias é essencial. O Centro Terapêutico vem para fortalecer o acolhimento, o respeito às diferenças e o apoio contínuo a quem dedica a vida ao próximo. A inclusão começa com o reconhecimento das necessidades de cada indivíduo e com a coragem de oferecer suporte especializado e afetuoso – atestou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante do CBMERJ, coronel Tarciso Salles. 
 
A unidade contará, ainda, com um polo da Sala Lilás, projeto voltado ao atendimento psicossocial de vítimas de violência doméstica. O serviço será oferecido de forma confidencial por psicólogos e assistentes sociais, garantindo suporte e orientação aos bombeiros militares e seus dependentes.
 
CTTEA-BM: “Onde a vida se transforma…”
 
 
Foto: Ricardo Cassiano

 

CBMERJ inaugura Centro Terapêutico para TEA e outras Neuroatipias
Pular para o conteúdo