Em caso de emergência, disque 193

Encontro destacou a importância da prevenção, do acolhimento e da construção de uma cultura de respeito e igualdade

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, na manhã desta terça-feira (12), no auditório dos Correios, no Centro do Rio, a 4ª edição do evento alusivo ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. A programação marcou também a celebração dos 19 anos da Lei nº 11.340, a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que representa um marco na proteção e garantia dos direitos das mulheres no Brasil.

O encontro, que reuniu autoridades e especialistas, destacou a importância da prevenção, do acolhimento e da construção de uma cultura de respeito e igualdade. Estiveram presentes o Subsecretário de Estado de Defesa Civil, Cel BM Lauro Botto; a Secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar; a deputada estadual Tia Ju; a defensora pública Thais Lima, coordenadora do Núcleo Especial de Defesa do Direito da Mulher e de Vítimas de Violência da Defensoria Pública; e a Maj BM Melba Luana, coordenadora do Centro de Referência ao Bombeiro Militar em Situação de Violência Doméstica e Familiar – Sala Lilás.

A Sala Lilás, formada por equipe multidisciplinar com assistentes sociais e psicólogos, atua há três anos de forma pioneira no Brasil entre Corpos de Bombeiros, oferecendo escuta qualificada, apoio à saúde mental e proteção a bombeiros e seus familiares em situações de violência doméstica. Além do atendimento fixo na sede, realiza ações itinerantes em unidades do CBMERJ, levando informação, reflexão e prevenção. Em seu discurso, a Maj BM Melba Luana se emocionou ao falar do serviço prestado na Sala Lilás do CBMERJ.

– A Sala Lilás é mais do que um espaço físico. É um ambiente de escuta, acolhimento e esperança para quem está em situação de vulnerabilidade. Cada atendimento é uma oportunidade de mostrar que a vítima não está sozinha e que existem caminhos seguros para romper o ciclo da violência – declarou

O ciclo de palestras do evento abordou temas como assédio sexual, apresentado pela juíza federal Mariana Aquino; o Programa SER H, com o representante da Superintendência de Enfrentamento às Violências, Paulo Sarcon; a trajetória e os objetivos da Sala Lilás, com a Cap BM Roberta Kely, idealizadora do projeto; e os desafios atuais do serviço, com o Cap BM Marcelo Augusto Muniz.

Ao final, autoridades receberam homenagens pela contribuição à causa, reforçando o compromisso conjunto no combate à violência doméstica e familiar. A celebração foi encerrada com apresentação da Banda Sinfônica do CBMERJ.

CBMERJ celebra 19 anos da Lei Maria da Penha com evento Agosto Lilás
Pular para o conteúdo