Em caso de emergência, disque 193

Atividade contou com a parceria da Diretoria-Geral de Assistência Social e do Quartel de Cabo Frio 

 

O Programa de Prevenção à Violência contra a Mulher da Diretoria Geral Assistência Social, em parceria com o Comando de Bombeiros de Área V – Baixadas Litorâneas e o 18° GBM – (Cabo Frio), realizou, no dia 27 de agosto, a abertura oficial da ação educativa “Bombeiros no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, iniciativa que será multiplicada para todos os polos do âmbito da DGAS. O objetivo central é a conscientização dos militares sobre o tema, fortalecendo a qualificação e a padronização do atendimento do CBMERJ, desde o chamado de emergência via 193 até o encaminhamento da vítima, sempre com foco em um atendimento humanizado e sem revitimização.


A solenidade de abertura contou com a presença do Coronel BM Ramon Camilo, Comandante do CBA V – Baixadas Litorâneas, do Coronel BM Torres, Diretor-Geral de Assistência Social do CBMERJ, do Tenente-Coronel BM Eduardo Borges, Comandante do 18º GBM – Cabo Frio, da Coronel PM Andreia Campos, Comandante do 25º BPM – Cabo Frio, da Delegada Dra. Aline Villas Boas, Titular da DEAM – Cabo Frio, da Secretária de Políticas públicas da Mulher Dra. Bárbara Caetano e da Inspetora Adjunta Regiane Costa, da Patrulha Maria da Penha de Cabo Frio.


Na sequência, foi realizada uma oficina de construção de boas práticas junto aos militares do 18º GBM e seus destacamentos, conduzida pela Coordenadora do Programa de Prevenção à Violência da DGAS, Cap BM Tatiana Borsoi, pela Cap BM Lisia Araujo (chefe da 6° seção do EM do CBA V) e pelo Subten BM Ricardo Curcio (representante do 18º GBM). A oficina teve como foco ouvir e dialogar com a ponta, valorizando a experiência prática dos militares no atendimento às ocorrências e construindo, de forma coletiva, procedimentos mais efetivos.


A iniciativa reforça a importância do fortalecimento da rede local de proteção à mulher, na integração entre instituições e no compromisso de garantir um atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência.

DGAS, CBA V e 18º GBM realizam evento de enfrentamento à violência contra a mulher
Pular para o conteúdo