Em caso de emergência, disque 193

Evento no CICC destacou ferramentas de comunicação para aprimorar o socorro prestado pelo CBMERJ

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro(CBMERJ) promoveu nesta quinta-feira(18), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), uma capacitação com foco no aprimoramento da comunicação dos profissionais que atuam na Central 193, setor responsável por receber e encaminhar as chamadas de emergência da população fluminense.

O Programa de Capacitação do COCBMERJ é uma iniciativa com foco na padronização da linguagem empregada, na postura ética e profissional, e no fortalecimento da tomada de decisão frente às diversas demandas recebidas.

Durante o encontro, o tema central foi “As ferramentas para melhorar a comunicação verbal no atendimento da Central 193”. Contribuíram como palestrantes convidados a Ten Cel BM Renata Christina Vieira, fonoaudióloga do Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP); a Ten Cel BM Eliane Cristine Bezerra de Lima, psicóloga da Escola de Defesa Civil (ESDEC); e o Ten Cel BM Wagner Toledo Moreira, capelão da Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS).

A Central 193 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo que cada pedido de socorro seja acolhido, registrado e direcionado com rapidez às unidades competentes. O serviço, considerado a porta de entrada do atendimento do CBMERJ, abrange desde a identificação da natureza da ocorrência até a orientação inicial ao solicitante, assegurando agilidade e humanização no processo.

De acordo com o diretor do COCBMERJ, Cel BM Bruno Luiz Henrique Peleteiro, a experiência e o conhecimento compartilhados pelos palestrantes enriquecem as habilidades em comunicação da equipe.

O Programa de Capacitação reflete diretamente em um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado, salvando vidas e fortalecendo a confiança da população no trabalho do Corpo de Bombeiros – declarou o coronel. 

Fotos: Ricardo Cassiano

Capacitação reforça atendimento humanizado da Central 193
Pular para o conteúdo