Em caso de emergência, disque 193

Após duas semanas de atividades em cenários adversos, futuros oficiais retornam ao Complexo de Ensino Coronel Sarmento

Na tarde desta quinta-feira (2/10), o Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, foi palco da recepção dos cadetes do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Os militares concluíram o Estágio de Busca, Resgate e Sobrevivência (EBRS/2025), realizado durante 14 dias na região de Ribeirão das Lajes, em Piraí.

Considerada uma das etapas mais desafiadoras da formação, a atividade expôs os futuros oficiais a condições extremas, nas quais foram testados seus limites físicos e psicológicos. Marchas prolongadas, navegação terrestre e aquática, construção de abrigos, obtenção e purificação de água, pesca, confecção de armadilhas, orientação, resgates diurnos e noturnos, operações helitransportadas, manipulação de animais peçonhentos e circuito de operações aquáticas estão entre os exercícios realizados. 

O estágio tem como propósito aplicar, em condições reais de adversidade, técnicas e táticas que integram a atividade-fim do bombeiro militar. Mais do que desenvolver competências operacionais, a experiência busca consolidar atributos indispensáveis ao oficial: liderança, disciplina, autocontrole, serenidade e discernimento diante de situações de estresse. A cerimônia foi acompanhada por familiares e autoridades. 

O subsecretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Lauro Botto, também estava presente, representando o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel BM Tarciso Salles. Ele ressaltou a relevância do estágio para a formação dos futuros líderes da corporação:

– Todo oficial combatente do Corpo de Bombeiros do Rio passa pelo Estágio de Busca, Resgate e Sobrevivência. Esta é uma das etapas mais exigentes e transformadoras da carreira, em que cada cadete tem seus limites testados. O resultado é a certeza de que estamos preparando oficiais resilientes, comprometidos e prontos para servir com excelência à população fluminense – afirmou Coronel Lauro Botto.

O EBRS/2025 contou com a participação de instrutores da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDPII), além do apoio de equipes de saúde, guarda-vidas, rancho e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), garantindo a segurança e a eficiência da atividade.

Com a conclusão do estágio, os cadetes prosseguem na jornada de formação acadêmica e operacional, trazendo na bagagem a experiência de um dos treinamentos mais emblemáticos da carreira militar.

Fotos: Ricardo Cassiano

Cadetes do CBMERJ concluem Estágio de Busca, Resgate e Sobrevivência 2025
Pular para o conteúdo