Em caso de emergência, disque 193

Capacitação integra teoria e prática para fortalecer a rede de proteção e padronizar atendimentos na Baixada Litorânea

 

O Programa de Prevenção à Violência contra a Mulher da Diretoria-Geral de Assistência Social (DGAS), em parceria com o Comando de Bombeiros de Área V (Baixadas Litorâneas) e o 27º Grupamento de Bombeiro Militar (Araruama), realizou nesta quarta-feira (17), a ação educativa “Bombeiros no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”.

A atividade integra uma série de oficinas promovidas no âmbito do CBA V, com o objetivo de conscientizar a tropa, padronizar procedimentos de acordo com a Instrução do Comando Geral 3.3 e fortalecer a rede de proteção e o atendimento humanizado em casos de violência familiar na região. A iniciativa será multiplicada em todos os polos da DGAS, ampliando o alcance e a efetividade do projeto.

Além da parte teórica, foram realizados simulados de atendimento a mulheres vítimas de violência. Os exercícios proporcionaram aos bombeiros a vivência prática de situações reais, incentivando a discussão de estratégias, o aprimoramento dos fluxos de encaminhamento, a prevenção da revitimização e a garantia de um acolhimento mais seguro e efetivo.

A condução das atividades ficou a cargo da equipe de facilitadores: Capitão Tatiana Borsoi (Coordenadora do Programa de Prevenção à Violência da DGAS), Capitão Lisia (Chefe da 6ª Seção do CBAV), Subtenente Ricardo Curcio (18º GBM), além da Capitão Ialis, assistente social do Polo da DGAS em Araruama, e da Subtenente Diana (CBA V).

A ação reafirma a importância de integrar teoria e prática, valorizar os profissionais que atuam diretamente na linha de frente e fortalecer a rede local de proteção à mulher, assegurando atendimentos cada vez mais humanos, eficazes e padronizados.

Bombeiros promovem ação de enfrentamento à violência contra a mulher
Pular para o conteúdo