Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Assistência Social: Corpo de Bombeiros promove ação socioeducativa para guarda-vidas

Atividades aconteceram nos grupamentos marítimos da Barra e de Copacabana

A Diretoria de Assistência Social (DAS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, nos dias 24 e 31 de julho, uma ação socioeducativa de prevenção à dependência química. As atividades aconteceram nos grupamentos marítimos da Barra da Tijuca (2º GMar) e de Copacabana (3º GMar), respectivamente. O objetivo é apresentar o cenário das drogas na atualidade e as medidas de enfrentamento. Os encontros contaram com a participação de representantes do Centro Integrado de Atenção Psicossocial da Prefeitura do Rio de Janeiro.

De acordo com a assistente social do CBMERJ, tenente Luciana Val, a iniciativa busca prestar informações sobre a política de prevenção e rede de recursos.

– Esse é mais um desafio da profissão. Identificar situações nos atendimentos e intervir fora das portas da sala. Desta forma, achamos por bem realizar ações que vão além do âmbito da corporação. É uma questão de saúde que envolve diferentes tipos de pessoas. Além de tentarmos agir com a nossa tropa, ela também exerce a função de multiplicador dos ensinamentos, seja com familiares ou amigos – destaca.

– O cuidado que a corporação está tendo com o assunto é de extrema importância, seja para apoio, sanar dúvidas. A atuação da DAS é primordial para essa atenção especial à saúde do militar – disse o subtenente Athaíde.