Em caso de emergência, disque 193

Durante a solenidade, instrutores, monitores e civis que contribuíram para a realização do COESCI, foram homenageados

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na manhã desta quarta-feira (28.01), a solenidade de formatura do Curso de Operações com Embarcações de Salvamento e Combate a Incêndio (COESCI). A capacitação habilita militares a atuar em operações especializadas no ambiente aquático, ampliando a resposta da Corporação em ocorrências no mar e em áreas de navegação interior.

Com a conclusão do curso, os formandos estão aptos a operar e coordenar ações de salvamento e combate a incêndio com o emprego de embarcações de médio porte do CBMERJ, dotadas de canhões d’água, plataformas para mergulho, compartimentos destinados ao transporte de pacientes e sistemas avançados de navegação, como radar, sonar, visão noturna e diferentes tipos de propulsão.

Os novos operadores também estão preparados para atuar em eventos dentro ou fora dos limites da navegação interior, alcançando até 30 milhas náuticas da costa. Entre as atribuições estão o resgate náutico, o combate a incêndios em embarcações, o recolhimento de corpos, o atendimento pré-hospitalar e o transporte inter-hospitalar das ilhas habitadas para o continente.

Durante a solenidade, houve homenagens aos instrutores, monitores e civis que contribuíram para a realização do COESCI, em reconhecimento ao empenho e à dedicação dos profissionais responsáveis pela formação.

Na sequência, foi realizada a entrega dos certificados aos primeiros colocados do curso. O terceiro lugar foi conquistado pelo soldado Leandro Granja Leite; o segundo lugar pelo capitão Anderson Teixeira Pinto; e o primeiro lugar pelo soldado Oziel Willemem da Silva Junior. Em um dos momentos mais simbólicos da cerimônia, padrinhos, madrinhas e familiares participaram da entrega dos brevês aos formandos.

No pátio de viaturas, os convidados puderam conhecer as embarcações, materiais e equipamentos que integram o socorro marítimo do CBMERJ, empregados nas atividades de busca e salvamento no mar e de busca subaquática, conduzidas pelo 1º Grupamento Marítimo.

A formatura do COESCI reafirma o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro com a excelência operacional, a qualificação permanente do efetivo e a proteção da população fluminense, especialmente nas áreas costeiras e marítimas.

Fotos: Fabrício Fraga

Corpo de Bombeiros forma novos operadores do Curso de Operações com Embarcações de Salvamento e Combate a Incêndio
Acessar o conteúdo