Em caso de emergência, disque 193

A iniciativa chega para garantir um cuidado cada vez mais humanizado e especializado aos profissionais

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) deu mais um passo importante na ampliação da assistência à saúde mental de seus militares. No dia 11 de dezembro, representantes da Corporação realizaram uma visita técnica ao Setor de Psiquiatria do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), com o objetivo de alinhar a criação de protocolos de atendimento voltados aos bombeiros militares e seus dependentes.

A iniciativa integra o Programa de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos Agentes de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, que busca a conjugação de esforços entre instituições para garantir um cuidado cada vez mais humanizado e especializado aos profissionais que atuam na linha de frente do serviço público.

Representando o CBMERJ, estiveram presentes a major BM médica Cyntia, da Chefia de Gabinete, e a capitã BM enfermeira Evelyn Alecrim, da Superintendência de Saúde (SUSAU), pontos focais da Corporação para o desenvolvimento da parceria.

As oficiais foram recebidas na unidade pela Dra. Priscilla, médica responsável pela direção técnica do hospital; pela Dra. Bárbara, chefe do setor de Psiquiatria; pela supervisora da Psicologia, Dra. Alessandra; e pelo analista de Comunicação e Marketing da unidade, Bruno Goulart.

Durante o encontro, foram discutidos fluxos e diretrizes para a oferta de atendimentos nas especialidades de Psiquiatria e Psicologia, reforçando o compromisso conjunto com a promoção da saúde mental e o bem-estar dos bombeiros militares.

Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, a parceria representa um avanço estratégico na valorização do efetivo.

  • Cuidar da saúde mental dos nossos bombeiros é uma prioridade institucional. Parcerias como essa fortalecem nossa rede de apoio e garantem que esses profissionais, que diariamente cuidam da população, também recebam acolhimento, atenção especializada e qualidade de vida – destacou o coronel.
CBMERJ avança em parceria para fortalecimento da saúde mental dos bombeiros
Acessar o conteúdo