Em caso de emergência, disque 193

Foram três dias voltados ao acolhimento, proteção e fortalecimento da rede de apoio aos bombeiros militares

 

A Sala Lilás do CBMERJ, Centro de referência ao Bombeiro Militar em situação de violência doméstica e familiar, realizou uma capacitação dedicada à prevenção, ao acolhimento e ao enfrentamento da violência contra as mulheres. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Instituto Maria da Penha (IMP), entre os dias 3 e 5 de Dezembro, reunindo bombeiros militares de diferentes unidades da Corporação.

O primeiro dia do evento ocorreu no auditório A do Estado-Maior Geral (EMG), no Quartel Central. Nos dois dias seguintes, as atividades foram realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Guadalupe.

A atividade integrou as ações da Campanha do “Laço Branco”, símbolo do envolvimento masculino no combate à violência de gênero e parte dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. 

Durante os três dias, foram abordados temas essenciais para fortalecer a atuação institucional, frente a situações de violência.

O evento contou com diversas e relevantes temáticas,entre elas: Introdução à violências contra meninas e mulheres; ciclo da violência; vítimas invisíveis e suas interseccionalidades; masculinidades; rede de apoio e atuação interdisciplinar; medidas protetivas; acolhimento e proteção; protocolos de atendimento; violência institucional; autocuidado; além de estudos de casos e dinâmicas práticas.

Todas as palestras foram conduzidas por profissionais de referência nacional na área;

•Regina Célia Barbosa, filósofa, mestra em Ciência Política pela UFPE e cofundadora do Instituto Maria da Penha;

•Anabel Pessôa, advogada, docente da UFRPE e cofundadora do Instituto Maria da Penha;

•Yan Ribeiro, cofundador do Instituto Casa da Palavra, mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ.

Entre os participantes estavam oficiais representantes de Grupamentos subordinados aos Comandos de Bombeiros de Área — CBAs, além de oficiais da DGAS, DGS e DGO.

Ao promover uma capacitação abrangente e sensível às diferentes dimensões da violência contra a mulher, o CBMERJ reforça seu compromisso institucional com a proteção, a dignidade e a igualdade de sua tropa. A Sala Lilás segue fortalecendo uma rede de acolhimento preparada, qualificada e humanizada, capaz de oferecer um suporte efetivo, transformando assim realidades, dentro e fora da Corporação.

Foto: Fabio Rodrigues

Sala Lilás do CBMERJ promove capacitação sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher
Acessar o conteúdo