Em caso de emergência, disque 193

Intercâmbio fortalece técnicas laboratoriais e aprimora a investigação de sinistros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio da Diretoria de Pesquisas, Perícias e Testes (DPPT), está promovendo, entre os dias 24 a 28 de Novembro, a capacitação de militares em técnicas laboratoriais avançadas aplicadas à perícia de incêndios. A iniciativa integra um intercâmbio técnico e doutrinário com a Diretoria de Investigação de Incêndio (DINVI) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), referência nacional na área.

O estágio está sendo direcionado a um grupo de seis praças do CBMERJ, que participam de um programa intensivo, focado na análise científica de vestígios coletados nos locais dos sinistros, com ênfase na identificação de resíduos químicos e elétricos. O aprimoramento laboratorial é fundamental para a determinação da dinâmica de incêndios, sobretudo em ocorrências de maior complexidade.

Entre os principais eixos da capacitação estão:

– Análise de acelerantes: estudo e identificação de possíveis substâncias inflamáveis que possam ter contribuído para a propagação do fogo, utilizando métodos químicos e instrumentais modernos.

– Aperfeiçoamento doutrinário: troca de experiências e alinhamento técnico entre as Corporações, contribuindo para a padronização e a excelência das perícias.

A parceria entre CBMERJ e CBMDF reforça o compromisso da DPPT em qualificar continuamente seu efetivo, reforçando a atuação integrada entre as instituições, investindo na formação de um serviço mais especializado. Com a atualização de técnicas e o fortalecimento da base científica das investigações, a Corporação avança na qualidade dos laudos periciais emitidos e na prestação de um serviço cada vez mais preciso e eficaz, com base nas mais atuais e rigorosas técnicas da ciência forense aplicada a incêndios.

CBMERJ realiza capacitação em perícia de incêndios em parceria com o CBMDF
Pular para o conteúdo