Em caso de emergência, disque 193

Evento reuniu mais de 60 militares de seis estados no Quartel Central do CBMERJ

 

O fim de semana foi histórico no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Pela primeira vez, o estado sediou a competição Bombeiro de Aço, um dos mais desafiadores eventos físicos e técnicos entre bombeiros militares do país. Realizada no sábado (15/11) e no domingo (16/11), a disputa reuniu mais de 60 atletas do Rio de Janeiro e de outros cinco estados — Maranhão, Amapá, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

Ao longo dos dois dias, os participantes foram testados em provas que simulam, com alto nível de exigência, situações reais de emergência. Subida de torre com mangueiras, içamento por corda, simulação de entrada forçada, deslocamento com mangueira pressurizada e resgate de vítima foram alguns dos desafios que exigiram força, velocidade, coordenação, precisão técnica e trabalho em equipe.

O sábado foi dedicado às provas individuais, enquanto o domingo contou com as competições em equipe e as premiações gerais.

— O sucesso do evento reforça o compromisso da corporação com a excelência técnica e a valorização profissional. O Bombeiro de Aço simboliza o que somos: preparo, coragem e dedicação permanente. Trazer esta competição para o Rio de Janeiro foi uma conquista importante. Nossa tropa está pronta para qualquer desafio — afirmou o Subcomandante-Geral e Chefe do Estado-Maior Geral do CBMERJ, Coronel Sarmento.

A grande campeã feminina desta edição foi a Capitão Tamiris, do CBMERJ, que conquistou 1º lugar geral feminino, 1º lugar na categoria 30 a 34 anos e 1º lugar por equipes. Emocionada, ela celebrou o desempenho e destacou o papel da competição para o fortalecimento do segmento:

— É uma honra representar o nosso estado e conquistar esses títulos justamente na primeira edição realizada no Rio. A competição eleva o nível técnico de todos nós e demonstra, na prática, a força da mulher bombeira. Foi emocionante competir ao lado de colegas tão dedicadas e dedicados.

Outro destaque da competição veio da Bahia. O Soldado Serra, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), brilhou ao conquistar 1º lugar geral masculino, 1º lugar na categoria 30 a 34 anos e 1º lugar por equipe, tornando-se um dos grandes nomes desta edição. Ele ressaltou o alto nível da disputa e o significado da vitória:

— Essa edição do Bombeiro de Aço foi incrível. Foi a competição que mais exigiu de cada atleta presente o seu máximo. Sou feliz por ter feito parte dessa história que o CBMERJ começou a escrever. Ser campeão numa edição tão simbólica e representar bem a Bahia fez valer cada esforço realizado para chegar até aqui. Gratidão a todos os envolvidos nesse momento histórico. Já estou ansioso pelas próximas edições!

Com provas intensas e disputas emocionantes, a primeira edição do Bombeiro de Aço no Rio de Janeiro consolidou-se como um marco para a corporação e para os profissionais de resgate de todo o Brasil. O evento reforçou vínculos, impulsionou o aperfeiçoamento operacional e aproximou ainda mais a população do trabalho realizado pelos bombeiros militares

Estado do Rio realiza, pela primeira vez, a competição nacional Bombeiro de Aço
Pular para o conteúdo