Em caso de emergência, disque 193

Encontro tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, a redução de riscos e a prevenção aos desastres em todo estado

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC RJ), por meio da  Diretoria-Geral de Ações Comunitárias (DGAC), promoveu, nesta Quinta-feira (06.11), o evento: “As boas práticas do NUPDEC – Experiências exitosas no Processo de Formação e Gestão”, no auditório A, do Quartel Central do CBMERJ. 

A iniciativa teve o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, fortalecendo a cultura de prevenção e valorizando o trabalho desenvolvido pelos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa  Civil (NUPDECs)  em todo o Estado.

O evento contou com a presença do Superintendente Operacional, Coronel BM Joelson, com o Diretor da DGAC, Coronel BM Jorge Almeida e o Subdiretor, Tenente-Coronel BM Fábio Guedes; com a Coronel BM Médica Edna; com a Major BM Assistente Social Cristiane Lopes, além de vários representantes de lnstituições Civis e Militares, de Secretários e Coordenadores Municipais de Defesa Civil e várias Lideranças Comunitárias.

Representando um órgão ligado à Defesa Civil, a DGAC se dedica ao planejamento, coordenação e execução de projetos sociais e comunitários, de impacto social, capacitação em desastres e fortalecimento da atuação entre estado e municípios em ações de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros em diversos projetos, como o apoio na logística e na coordenação de ações comunitárias.

Formados por grupos de voluntários que atuam em parceria com  a SEDEC e o CBMERJ para prevenir e responder a desastres e emergências, os NUPDECs  atuam em conjunto com a comunidade para promover a prevenção e a resposta a desastres. O Núcleo tem a finalidade de capacitar as pessoas, para que possam atuar em ações preventivas, através do mapeamento das áreas de risco, criando rotas de fuga e orientando a vizinhança para agir antes, durante e depois de eventos adversos.

Durante o encontro foram ministradas relevantes palestras sobre o tema, que  apresentaram relatos de experiências, painéis temáticos e oficinas voltadas ao fortalecimento dos processos de Gestão Comunitária de Risco, formação cidadã e estímulo à cultura prevencionista. Todas essas ações promoveram o compartilhamento de relatórios de monitoramento sobre NUPDECs  em todo território Fluminense, realizado pela DGAC, representando um espaço de aprendizado, integração e reconhecimento do esforço coletivo em prol de comunidades mais seguras e resilientes.

SEDEC e DGAC realizam evento sobre Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil
Pular para o conteúdo