Em caso de emergência, disque 193

Iniciativa reafirma o compromisso do CBMERJ com o enfrentamento à violência contra a mulher em todas as suas formas

O Programa de Prevenção à Violência contra a Mulher da Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS), em parceria com o Comando de Bombeiros de Área V (Baixadas Litorâneas) e o 9º Grupamento de Bombeiro Militar (Macaé), realizou uma ação educativa voltada à conscientização e qualificação dos militares sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

A atividade encerrou, nas Baixadas Litorâneas, o ciclo de oficinas do projeto “Bombeiros no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, promovido pela DGAS com o objetivo de sensibilizar a tropa para o atendimento humanizado às vítimas e fortalecer a rede de proteção à mulher na região.

A abertura do evento foi conduzida pelo Subcomandante do 9º GBM, Tenente-Coronel Daniel Chaves Camacho, que destacou o apoio da unidade à iniciativa e ressaltou a importância de ações educativas como essa para o fortalecimento do compromisso institucional do Corpo de Bombeiros com sua missão maior: salvar vidas.

A oficina foi conduzida pela equipe de facilitadores do projeto, que uniu diferentes áreas de conhecimento e olhares complementares sobre o tema. A Capitão Tatiana Borsoi, Coordenadora do Programa de Prevenção à Violência da DGAS, abordou as dimensões sociais, legais e interinstitucionais da violência contra a mulher. A Capitão Lísia, Chefe da 6ª Seção do CBA V – Baixadas Litorâneas, tratou da perspectiva operacional do socorro de emergência e da importância do acolhimento humanizado nas ocorrências envolvendo mulheres em situação de violência. Já o Subtenente Curcio, do 18º GBM (Cabo Frio), apresentou a visão técnica do fluxo de trabalho operacional no atendimento às ocorrências, destacando a sensibilidade e o cuidado na escuta às mulheres em situação de violência.

O evento contou ainda com a presença de representantes da Rede de Proteção à Mulher de Macaé: Tenente Úrsula, representando o 32º Batalhão de Polícia Militar; Sr. Gedir Rodrigues, Subcomandante da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal; e Dra. Kelen Rezende, Secretária de Políticas para Mulheres de Macaé.

As palestrantes destacaram o funcionamento da rede de proteção à mulher na região, chamando atenção para a magnitude do tema e para a importância do trabalho em rede como estratégia essencial no enfrentamento da violência de gênero. O diálogo interinstitucional foi apontado como fator determinante para garantir respostas mais ágeis, eficazes e acolhedoras às mulheres em situação de violência.

Além da parte teórica, a programação incluiu um simulado prático de atendimento a mulheres vítimas de violência, no qual os bombeiros puderam vivenciar situações de pedido de socorro, refletir sobre desafios operacionais e exercitar boas práticas de acolhimento e encaminhamento.

A organização local contou com o apoio das assistentes sociais do 9º GBM – Macaé, Capitão Roberta Kelly, Capitão Praxedes e Capitão Raquel Barroso, responsáveis pela articulação interinstitucional na região, e dos Subtenentes Diana e Sobrinho, do CBA V, que atuaram no suporte à execução da oficina, garantindo o sucesso da ação.

A iniciativa reafirma o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) com o enfrentamento à violência contra a mulher em todas as suas formas, fortalecendo a rede de proteção local e consolidando uma cultura institucional baseada no respeito, na empatia e no acolhimento às vítimas.

DGAS e CBA V realizam ação educativa sobre violência contra a mulher em Macaé
Pular para o conteúdo