Em caso de emergência, disque 193

Competição testa resistência, técnica e integração entre unidades de salvamento aquático

 

Força, resistência e superação marcaram a competição de guarda-vidas realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, através do Comando de Bombeiros de Área X – Atividades de Salvamentos Marítimos e do 4º Grupamento Marítimo-Itaipú. O evento realizado na última sexta-feira (03.10), na praia de Camboinhas, em Niterói, reuniu militares de várias unidades de salvamento marítimo em uma manhã de desafios que testou os limites físicos e emocionais dos participantes.

As provas avaliaram a resistência e a habilidade dos competidores em diferentes modalidades. A primeira disputa foi a do aquathlon, que combinou corrida e natação. Logo após, foi realizada a prova da natação de mil metros, onde os atletas tiveram que ter fôlego e resistência. A terceira disputa foi o salvamento aquático com rescue, que simulou situações reais de resgate. Finalizando a competição, a tão esperada e tradicional prova do beach flag, que exigiu explosão e agilidade dos competidores.

Cada prova foi pensada para reproduzir, com fidelidade, as condições enfrentadas no dia a dia pelos guarda-vidas, reforçando a importância do treinamento constante e do preparo físico para as missões de salvamento.

— Mais do que uma competição, este evento é uma demonstração de preparo e união. Nossos guarda-vidas representam o melhor do espírito bombeiro militar, coragem, técnica e dedicação na finalidade de salvar vidas — salientou o comandante do Comando de Bombeiros de Área X, coronel BM Mário Luiz Verdini.

O evento reforçou ainda o compromisso do CBMERJ com a capacitação contínua de seus guarda-vidas, fundamentais na prevenção e no salvamento de vítimas em ambientes aquáticos. Além do caráter competitivo, a atividade proporcionou integração e valorização da profissão, evidenciando o alto nível de preparo físico e técnico da corporação fluminense.

Fotos: Ricardo Cassiano

Guarda-vidas mostram preparo, técnica e espírito de equipe em competição, em Niterói
Pular para o conteúdo