Em caso de emergência, disque 193

Iniciativa fortalece a campanha de prevenção ao suicídio e a promoção da saúde integral

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio da Diretoria Geral de Assistência Social (DGAS) e do Comando de Bombeiros de Área II Serrana (CBA II), reforçou nesta segunda-feira, durante evento no auditório da UNIFESO em Teresópolis, o Programa de Valorização da Vida (PVV), ação institucional voltada à promoção do bem-estar, prevenção ao adoecimento emocional e fortalecimento da saúde integral da tropa.

O PVV, coordenado pelas capitãs BM Roberta Flach e BM Luciana Val busca estruturar um conjunto de ações preventivas e integradas que valorizem a vida, o bem-estar e a qualidade de vida dos bombeiros, fatores essenciais para o desempenho eficaz das funções operacionais e sociais da corporação.

Entre as atividades previstas estão palestras educativas sobre prevenção, a capacitação de profissionais para identificar sinais de sofrimento psíquico e a oferta de escuta qualificada, garantindo apoio psicológico e emocional aos militares. Além disso, serão criados grupos reflexivos, que proporcionarão espaços de diálogo aberto e acolhedor, permitindo o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de estratégias individuais de enfrentamento.

O programa, criado em 2020, tem como objetivos principais promover a saúde integral, prevenir o adoecimento emocional, capacitar lideranças e equipes de saúde, além de incentivar o apoio coletivo no enfrentamento de situações de sofrimento.

A expectativa é que o PVV contribua para a criação de um ambiente organizacional mais saudável e resiliente, reduzindo comportamentos de risco e suicídios.

Mais do que uma iniciativa de promoção da saúde, o Programa de Valorização da Vida representa um compromisso institucional do CBMERJ com a integridade física e emocional dos bombeiros, reforçando a importância da escuta, do acolhimento e do suporte contínuo.

CBMERJ reforça Programa de Valorização da Vida durante evento em alusão ao Setembro Amarelo
Pular para o conteúdo