Em caso de emergência, disque 193

CBReSC prepara binômios  para atuar em situações reais de emergência, como desaparecimentos em áreas de mata, deslizamentos de terra, estruturas colapsadas e outros cenários de desastres

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ganhou 14 novos especialistas nesta quarta-feira (11.09). A 11ª Turma do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBReSC/25), do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2º GSFMA), se formou após 14 semanas de treinamentos físicos, técnicos e psicológicos intensos visando à formação e condução de cães de faro treinados para salvar vidas.

Referência em nível estadual, o curso prepara binômios — a dupla formada pelo bombeiro militar e seu cão — para atuar em situações reais de emergência, como desaparecimentos em áreas de mata, deslizamentos de terra, estruturas colapsadas e outros cenários de desastres.

Ao longo da capacitação, os alunos enfrentaram condições desafiadoras, simulando cenários hostis que exigiram resiliência, preparo e uma forte relação de confiança com seus cães. As atividades incluíram técnicas de busca em grandes áreas, noções de veterinária, obediência, socialização, detecção de odores específicos e trabalho em equipe.

– Este curso reafirma o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro com a excelência operacional e com a missão de salvar vidas. A integração entre o militar e seu cão representa uma das formas mais eficazes de atuação nas situações extremas que enfrentamos no nosso dia a dia. Mais do que técnica, a formação valoriza a parceria construída entre bombeiro e animal, baseada em confiança e comunicação não verbal. Graças ao olfato altamente desenvolvido, o cão se torna um recurso insubstituível, sendo capaz de localizar vítimas em locais de difícil acesso ou com baixa visibilidade – explicou o Comandante do 2º GSFMA e Diretor do CBReSC/2025, Tenente-Coronel Alberto Nagipe.

Com a formatura, os 14 novos binômios passam a reforçar as fileiras especializadas da corporação, ampliando a capacidade de resposta do CBMERJ em todo o estado.

A cerimônia também foi marcada por homenagens aos ex-comandantes do 2º GSFMA, aos instrutores do 11º CBReSC/2025 e também pelas aposentadorias de três cães de busca, resgate e salvamento do Canil do CBMERJ: Akira, Meg e Brec. Eles entraram para a galeria de heróis de quatro patas da corporação após uma vida dedicada a salvar.

– O legado do 2º GSFMA, construído ao longo dos anos por grandes comandantes e instrutores, continua vivo através da formação contínua de profissionais comprometidos e preparados para atuar com coragem, técnica e humanidade – concluiu o Tenente-Coronel.

2º GSFMA forma a 11ª Turma do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães
Pular para o conteúdo