Em caso de emergência, disque 193

 Competição, que acontece no Riocentro e tem entrada franca, simula acidentes reais com vítimas presas às ferragens e cenários de atendimentos pré-hospitalares

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realiza, nos dias 22 e 23 de agosto de 2025, no Pavilhão 2 do Riocentro, o Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma. O evento, que é gratuito e aberto ao público, contará com provas simuladas de resgate a vítimas de acidentes de trânsito presas às ferragens e de atendimento pré-hospitalar em casos de explosões, afogamentos, queimaduras, acidentes de trabalho, entre outros. Ao todo, cerca de 200 bombeiros militares, divididos em 34 equipes previamente selecionadas, participarão da competição, que tem como objetivo a troca de experiências, a valorização da atividade operacional e o aprimoramento técnico dos militares.

Cada equipe terá um tempo cronometrado para executar o trabalho, que será avaliado por especialistas credenciados pela Associação Mundial de Resgate. Cada simulação realizada tem como objetivo aprimorar o tempo de resposta, a coordenação e a eficiência no atendimento às vítimas, refletindo diretamente na redução da mortalidade em acidentes reais.

– Só nos primeiros 7 meses de 2025, no Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado para mais de 43 mil colisões, capotagens, quedas de veículo e atropelamentos em todo o Estado do Rio. Nestas ocorrências, o trabalho das equipes de salvamento, que prestam os primeiros-socorros aos feridos, é de vital importância. A agilidade e as técnicas empregadas nos atendimentos fazem a diferença entre vida e morte. Cada segundo conta – afirma o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

Além das provas, haverá diversas atividades paralelas para o público, incluindo exposição de viaturas e equipamentos de resgate; ações educativas sobre segurança no trânsito; espaços interativos com simulações e treinamentos; participação de empresas do setor com demonstrações técnicas.

– O evento está alinhado com a Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU (2021–2030), que busca reduzir pela metade o número de mortes e lesões no trânsito. Ao capacitar bombeiros militares e promover a integração com outras instituições e a sociedade civil, o CBMERJ reforça seu papel como agente transformador na luta pela vida e pela segurança viária – reforça o coronel Tarciso Salles.

Corpo de Bombeiros RJ realiza Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma
Pular para o conteúdo