Em caso de emergência, disque 193

Centro de Referência é voltado a bombeiros militares, seus familiares e pessoas com quem mantenham vínculo íntimo de afeto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou nesta quinta-feira (17/07), uma apresentação especial sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência ao Bombeiro Militar em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a Sala Lilás. O encontro teve como objetivo ampliar a divulgação das ações do Centro e reafirmar o compromisso da corporação com o acolhimento e a proteção de bombeiros militares e seus familiares em situação de violência.

Durante a cerimônia, foi detalhada a estrutura da Sala Lilás, os dados estatísticos de atendimentos, os marcos legais que fundamentam sua atuação, além de documentos técnicos e relatos de casos ilustrativos. Um dos pontos centrais da apresentação foi a explicação dos cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha: a violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.

Segundo a Major Melba Luana, Coordenadora da Sala Lilás do CBMERJ, a iniciativa evidencia o cuidado e a escuta qualificada prestada às vítimas, com base em uma abordagem assistencial e humanizada.

– A Sala Lilás nada mais é que um espaço que acolhe, que escuta e que conta com uma equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogos. São quase três anos realizando um trabalho sério e importante para a nossa corporação – contou

A Sala Lilás do CBMERJ é a primeira e única implantada em um Corpo de Bombeiros no Brasil, consolidando-se como uma iniciativa pioneira no cuidado com a saúde mental e proteção de bombeiros e seus núcleos familiares no contexto da violência doméstica e familiar.

– Somos pioneiros na iniciativa e não paramos por ai. Nossa equipe realiza ainda um trabalho itinerante, preventivo e educativo, junto às unidades do CBMERJ, promovendo momentos de reflexão, de ensinamentos e de conscientização relacionados ao tema da violência doméstica e familiar. Um orgulho para nós! – ressaltou a major.

 

  
CCBMERJ destaca atuação da Sala Lilás em evento realizado no Quartel Central
Pular para o conteúdo