Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Data marca momento de reverência à história e ao compromisso da corporação com a sociedade fluminense
 

No mês em que comemoramos o Dia Nacional do Bombeiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) celebra seus 169 anos de fundação com uma programação especial. A agenda inclui duas apresentações da Banda Sinfônica da corporação, patrimônio imaterial do estado.

O Pão de Açúcar será palco da primeira apresentação que acontece no dia 09 de julho, a partir das 16h, no Morro da Urca. Já no dia 25, a Banda Sinfônica sobe a serra para a abertura do Festival do Chocolate no Palácio de Cristal, em Petrópolis. Na cidade Imperial, o evento acontecerá a partir das 18h.

Há 129 anos, a Banda Sinfônica do CBMERJ, participa de cerimônias militares, visitas oficiais de autoridades e diversos eventos em todo o território fluminense, levando ao público um repertório eclético composto por clássicos nacionais e internacionais: obras clássicas, composições originais e arranjos especiais. 

Sua primeira apresentação aconteceu no dia 15 de novembro de 1896, no quartel do Humaitá. Em 2012, foi transformada em grupamento, por meio do Decreto n.º 43.612, de 23 de maio. O maestro Anacleto Augusto de Medeiros foi o primeiro a conduzir a banda. Foi o primeiro grupo instrumental do Brasil a gravar discos, quando da instalação da Casa Edson, na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio.

 

No repertório da apresentação comemorativa, “Sirenes e Canções”, o público poderá conferir clássicos da MPB como Corcovado, Samba do Avião e Garota de Ipanema, e ainda renomadas canções internacionais como Can´t Take My Eyes Off You, Just The Two Of Us, Ribbon in The Sky e Leave The Door Open, regidos pelo major BM Franquimar e pelo tenente BM Abreu, maestros da Banda Sinfônica.

Foto: Ricardo Cassiano e Sargento Fraga

 

Banda Sinfônica do CBMERJ realiza concerto comemorativo dos 169 anos da Corporação
Pular para o conteúdo