Em caso de emergência, disque 193

Evento marcou o Jubileu de Ouro do CFAP, referência na capacitação de bombeiros militares 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no último dia 26 de junho, uma solenidade especial para celebrar os 50 anos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). A cerimônia, realizada na sede da unidade, em Guadalupe, reuniu autoridades militares, veteranos, instrutores, alunos e convidados em uma cerimônia marcada por homenagens e reconhecimento.

Durante o evento, foi destacado o papel fundamental do Centro de Formação na estrutura da corporação ao longo das últimas cinco décadas. 

Criado oficialmente em 26 de junho de 1975, por meio do Decreto-Lei nº 145, o CFAP surgiu com o objetivo de centralizar e elevar o nível da formação dos praças do CBMERJ. Desde então, tornou-se referência no ensino militar, contribuindo de forma decisiva para a qualificação técnica e ética dos profissionais da corporação.

Ao longo dos anos, o centro passou por diversas sedes — começando no Quartel do Comando-Geral, passando por Ricardo de Albuquerque e Irajá — até se estabelecer definitivamente, em 2003, no atual endereço, considerado o berço do ensino do CBMERJ.

Além dos cursos de formação, o CFAP é responsável pelo aperfeiçoamento contínuo dos militares, sendo um elo essencial na progressão da carreira e na modernização das práticas operacionais. 

– Ao longo de sua história, o CFAP acompanhou a evolução das táticas, a incorporação de novas tecnologias e a adaptação às exigências de um mundo em constante mudança. A unidade é a base da excelência operacional que o Corpo de Bombeiros oferece à população. Uma escola de homens e mulheres, forjados com disciplina, conhecimento e valores – destacou o Secretário de Estado de defesa Civil e Comandante do Corpo de Bombeiros do RJ, Coronel Tarciso Salles.

No evento, foi prestada uma homenagem aos profissionais que contribuíram para a consolidação da unidade — incluindo ex-comandantes, instrutores, professores, veteranos e ex-alunos — além de uma mensagem de incentivo às novas gerações que hoje ocupam as salas de aula e os campos de treinamento. 

Foto: Sgt Fraga/CBMERJ

 

Corpo de Bombeiros do RJ celebra os 50 anos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças
Pular para o conteúdo